Buscar

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI Fundamentos da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ALUNO: MATHEUS RODRIGUES MAGALHÃES
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS ARTES VISUAIS-BLOCO 2
 POLO ARAXÁ-MG
ATIVIDADE 01:
A respeito do signo no contexto da semiótica peirceana, leia o trecho a seguir.
“[...] o signo é uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto. Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir uma outra coisa diferente dele. Ora, o signo não é o objeto. Ele apenas está no lugar do objeto. Portanto, ele só pode representar esse objeto de um certo modo e numa certa capacidade. 
[...]
Ora, o signo só pode representar seu objeto para um intérprete, e porque representa seu objeto, produz na mente desse intérprete alguma outra coisa (um signo ou quase-signo) que também está relacionada ao objeto não diretamente, mas pela mediação do signo.
Cumpre reter da definição a noção de interpretante. Não se refere ao intérprete do signo, mas a um processo relacional que se cria na mente do intérprete. A partir da relação de representação que o signo mantém com seu objeto, produz-se na mente interpretadora um outro signo que traduz o significado do primeiro (é o interpretante do primeiro)”.
SANTAELLA, L. O Que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Charles Peirce formalizou a Teoria Geral dos Signos, acrescentando à interpretação a ideia de percepção, terceira categoria do conhecimento, que se refere à cognição. O filósofo padronizou as três categorias do conhecimento da seguinte forma: primeiridade (quali-signo), que se relaciona à primeira sensação ao observar um fenômeno; secundidade (sin-signo), sobre a existência do objeto em si; e terceiridade (legi-signo), que se refere ao aprendizado, à cognição e à lei como convenção. 
Assim, o sentido perceptivo da análise de um fenômeno pela Teoria Semiótica ocorreria partindo dos sentimentos e das sensações (primeiridade) para a relação deles com a realidade física (secundidade), que é mediada pela cultura e pelas convenções (terceiridade).
Nesse sentido, partindo da visão semiótica de Peirce e da categorização do conhecimento por ele proposta, analise a obra a seguir, de Tarsila do Amaral, intitulada “Os Operários”, publicada em 1933. Ela tem cerca de 150 por 230 centímetros. 
Fonte: WIKIART, 2012.
WIKIART. Visual Art Encyclopedia. Os Operários. [S. l.], 28 jul. 2012. Disponível em: https://www.wikiart.org/en/tarsila-do-amaral/oper-rios-1933. Acesso em: 23 ago. 2020.
· Atentando-se aos detalhes da obra, faça uma análise relacionando os elementos às três categorias: primeiridade, secundidade e terceiridade. 
Como estudamos e pesquisamos, Charles Peirce criou três categorias para facilitar a analise de cada imagem e itens relacionado,A primeira categoria chamada PRIMEIRIDADE-QUALI-SIGNOS são as qualidades que nos fazem por exemplo, sentir diferenças entre formas, cores,proporções distância os gostos, as temperaturas porem as sensações primeiras não tem nomes.Não chamamos essas sensações de frio calor perto distante, salgado,doce,azul são apenas sensações primárias qualidades presentes nos signos por isso são chamados de QUALI-SIGNOS. A segunda categoria chamamos de SECUNDIDADE- SIN-SIGNOS, diz a respeito as somas das qualidades que formam singularidades para a leitura dos signos.Perceber as diferenças a partir de diferenciações.Por isso essa categoria são chamadas de signos que é a produção dos sentidos de atribuições a partir de singularidade que já carregam os pressupostos sensoriais primários.A terceira categoria chamada de TERCEIRIDADE- LEGI-SIGNO, é a propriedade de lei, que faz o signo funcionar como tal. È uma convenção, um estatuto, um pacto, uma maneira simbólica, inventada é aceita enquanto linguagem.São chamados de LEGI-SIGNO pois ganham caráter de lei (pela linguagem)generalizando a tradução do sentido.
Observando o quadro da autora Tarsila do Amaral- Os Operários.” Identifiquei as três categorias que vou citar.
· PRIMEIRIDADE (QUALI-SIGNOS)
Relação figura-fundo,
Cores- azul, cinza, preto, branco;
Os tons;
A aproximação entre os operários;
· SECUNDIDADE ( SIN-SIGNOS)
As expressões faciais;
Fumaça saindo da empresa;
· TERCEIRIDADE (LEGI-SIGNO)
A representação do tempo;
A representação entre a relação operários com a industria;
Representação do tema ( Crescimento da Industrialização Brasileira)

Outros materiais