Buscar

CONTEXTUALIZADA EJA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ANDERSON DOUGLAS PEREIRA RODRIGUES
MARIANA DOS SANTOS ARAÚJO / BIANCA INGRID FIGUEIREDO
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Você sabia que o Parecer CEB 11/2000 traz a concepção da Educação de Jovens e Adultos associada às normas e diretrizes nacionais da educação básica, com ênfase nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora?
Então com base nesta informação, responda os seguintes questionamentos: 
Como podemos definir na Educação de Jovens e Adultos sua função de: 
· Reparadora ?
· Equalizadora ?
· Qualificadora?
Sua produção deve ter no máximo 30 linhas, caso precise de ajuda, sinalize o seu tutor.
Desejo sucesso em sua caminhada acadêmica.
A modalidade de ensino EJA – Educação de jovens e adultos, tem como característica principal uma proposta pedagógica bastante flexível, visando o atendimento aos que não tiveram a oportunidade de estudar no período adequado de suas vidas, levando em consideração suas diferenças e experiências individuais, através da aquisição de conhecimentos, competências, habilidades e valores que vão além dos espaços da educação formal, perpassando todos os níveis da Educação Básica no país e oportunizando a esses indivíduos a inclusão social e o pleno usufruto de sua cidadania. 
O Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (BRASIL, 2000), através do Parecer CEB nº 11/2000 em 10 de maio de 2000, atribuíram três funções à Educação de Jovens e Adultos: reparadora, equalizadora e qualificadora. 
A função reparadora do EJA, basicamente, simboliza o reconhecimento do poder público de sua dívida social quanto ao Direito Educacional do cidadão, conforme garante a Constituição Federal de 1988, restituindo ao indivíduo novas oportunidades de inserção e contribuição na sociedade como um todo, em conjunto com as demais funções, através do acesso a educação formal.
A função equalizadora retrata o princípio da igualdade para sua efetivação, portanto, pode ser considerada a função mais difícil e complexa das três, pois trata do desafio de nivelar as oportunidades para um público bem diferenciado e diversificado de jovens, adultos e até mesmo idosos, juntamente com toda uma classe estudantil nacional.
A função qualificadora reflete uma perspectiva de educação permanente, por esse motivo, chega a ser o próprio sentido da Educação de Jovens e Adultos, principalmente para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, pois idealiza o ser humano como um ser apto ao desenvolvimento e atualização constantes, na construção de uma sociedade educada com base no respeito, igualdade, solidariedade e diversidade.
Portanto, é evidente que as funções da EJA se articulam estreitamente entre si para cumprir o seu papel essencial, ficando evidente que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um caráter muito mais social do que a educação regular.
Enfim, essa modalidade nasceu das iniciativas populares e se estabeleceu fortemente devido ao esforço dos apoiadores e dos interesses políticos para o desenvolvimento do Brasil, diante da globalização e do apelo social mundial por uma sociedade mais justa e igualitária.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
file:///C:/Users/Ana%20L%C3%BAcia/Downloads/3962-Texto%20do%20artigo-9070-1-10-20130806.pdf
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11689869/artigo-37-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-educacao-jovens-adultos-no-brasil.htm
https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/o-direito-educacional-direito-educacao.htm
https://www.webartigos.com/artigos/conceito-e-funcoes-da-educacao-de-jovens-e-adultos/96815
https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_6_.asp

Outros materiais