A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
DISCURSIVA - TRANSF

Pré-visualização | Página 1 de 3

Discursivas: Transferência de renda :
Ao tratarmos sobre os conceitos de justiça e Justiça social citamos a frase’ se partirmos do princípio que todos somos iguais em um contexto de desigualdade Nossa tendência é a reprodução de uma visão de senso comum da realidade onde alguns prosperam e outras não. 
Disserte sobre essa frase (simulado)
Resp - Esse tipo de avaliação é muito Rasa para entender a realidade toda sua complexidade. Se o contexto de desigualdade, a princípio da Justiça avisa corrigir essas distorções. Assim, não estamos fazendo nenhum apontamento sobre o conceito de Justiça, mas sobre qual o seu ponto de partida ao analisar, neste caso, a sociedade.
.....................................................
Ao longo dos temas trabalhados na aula 2 foi apresentada e discutida a “gota demográfica” que é também conhecida como uma janela de oportunidades. 
Trata-se de um período de tempo dentro da progressão demográfica de uma população.
Apresente características de uma população para que seja considerada um período de “gota demográfica.”
Resp- Um período pode ser definido como gota demográfica quando compreender seguinte fatores maior parcela da população entre 20 e 29 anos predominante adulta em idade ativa produtiva menor quantidade crianças idosos e aumento de expectativa de vida a gota demográfica é caracterizada quando a maior parcela do população encontra-se entre os 20 e aos 29 anos.
.................................................................
Ao afirmarmos na aula 3 que se a realidade é desigual isso nos levam ao entendimento que existe forças sociais que atuam nesta realidade e que possuem interesses antagônicos. A partir do texto da videoaula 
disserte sobre o que é esta realidade desigual na perspectiva das oportunidades e que forças antagônicas são estas. (corrigida pelo gabarito)
Resp - podemos afirmar que as desigualdades sociais no Brasil e a realidade econômica do país estruturado uma realidade onde não há oportunidades iguais para os cidadãos são as políticas públicas que tentam criar condições para diminuir essa desigualdade. Sobre as forças antagônicas a síntese possível e que existe um grupo de pessoas que lucram muito neste sistema econômico e outro grupo que tem somente só trabalho explorado, os interesses destes dois grupos são antagônicos.
Resposta: Por a realidade ser desigual, nos fazendo compreender que existem forças antagônicas que atuam na realidade da nossa sociedade, onde possuem interesses socais. Portanto essas Forças Sociais estão em embate permanente em todas as áreas da nossa sociedade. Quando disputamos um projeto de sociedade em que não tenhamos desigualdade social ou onde esta é mínima, nos defrontamos com a classe que sobrevive da exploração dos trabalhadores, no qual acaba gerando conflitos entre as classes socais. 
...............................................................
Disserte sobre as dificuldades de se estruturar uma política social em um país como o Brasil.
Tenha como base o debate apresentado na aula 5 quando tratamos sobre sistema(simulado)
Resp- É necessário que haja monitoramento dos programas, para saber se não está tomando tempo demasiado e nos tirando do foco do desenvolvimento da política, para que haja um bom senso e um meio termo entre o desenvolvimento das ações de segurança alimentar nutricional, avaliação e monitoramento que é extremamente importante, mas, não burocratizar.
..................................................................
Disserte sobre a importância da rede de equipamentos para política de segurança alimentar e nutricional.
Tenha como base o apresentado no texto da aula 5 (simulado)
Resp - Os equipamentos de segurança alimentar e nutricional são, em sua parte maioria, a forma de operacionalização distribuição da política materializada. A legislação criar um sistema, o sistema organiza a política e os equipamentos são a operacionalização do concreto para além das questões administrativas ou de planejamento. Estes equipamentos devem estar organizados de acordo com a lógica da segurança alimentar e nutricional e na Perspectiva do direito humano à Alimentação adequada. Muitos programas estimularam e financiaram uma diversidade de programas e ações que se espalharam em um primeiro momento pelo Brasil. Podemos citar os restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos como exemplo. Porém é importante lembrar que antes mesmo Da recriação da CONSEA em 2003 onde se teve um avanço nas políticas de segurança alimentar e nutricional em diversos municípios já existiam equipamentos que foram criadas nessa lógica.
..................................................................
Disserte sobre o que é monitoramento e sua importância tendo como base apresentado no texto da aula 6 ?(simulado)
Resp - monitoramento consiste no acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, no desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. É uma função inerente à gestão dos programas, devendo ser capaz de prover informações sobre o programa para seus gestores, permitindo a adoção de medidas corretivas para melhorar a sua operacionalização. É realizado por meio de indicadores produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas, permitindo medir objetivos e metas estão sendo alcançados. O conceito de monitoramento encerra uma ambiguidade pode se referir a dois processos distintos, ainda que interligados. Por outro lado enquanto o acompanhamento dos programas se constitui em uma atividade interna da organização, procedimento a distância, por outro, o monitoramento também se refere a processos presenciais checagens os locais, que acabam construindo um tipo de pesquisa rápida, qualitativa por meio da qual gestores, pesquisadores ou outros agentes podem Verificar como a implementação está sendo realizada esse está atingindo seus objetivos além de verificar que problemas estão interferindo nas ações processos e concepções dos objetivos
...........................................................
Disserte sobre o que é avaliação em sua importância tendo como base apresentado no texto da aula 6(simulado)
Resp- Avaliação costuma ser realizada por meio de estudos específicos que procuram analisar aspectos como relevância, eficiência, efetividade, resultados, impactos ou a sustentabilidade de programas e políticas, segundo aquilo que foi definido em seus objetivos. Seu objetivo é melhorar as atividades em andamento e dá subsídios para o planejamento, a programação e a tomada de decisões futuras.As avaliações são executadas por instituições externas com pesquisas que procuram responder as perguntas específicas propor medidas de correção e orientação de decisão gestores e demais atores envolvidos no processo de formulação e implementação
.............................................................
Disserte sobre inclusão produtiva Rural tendo como base o apresentado no texto da aula 5(simulado)
Resp - alta incidência de pobreza no meio Rural exigiu do governo federal estratégias específicas capazes de reconhecer e incorporar em suas ações a diversidade social e econômica existente no campo. Para isso, o Plano Brasil sem miséria articulou, de forma inédita, as informações do cadastro único para programas sociais do governo federal com as bases de dados de outros programas voltados ao atendimento da população rural, permitindo ao poder público conhecer as famílias mais pobres do país e reorientação dos programas de apoio à estruturação produtiva dos Agricultores familiares. Assim, foi possível direcionar esses programas de maneira focalizada, levando ao público do plano, em uma perspectiva sistêmica, uma ou mais ações do pacote de inclusão produtiva Rural, constituído por assistência técnica especializada, recursos para investir nas propriedades, ampliação do acesso à água e energia elétrica e apoio à comercialização da produção, por meio de compras públicas e privadas.
.................................................