Buscar

Atividade assincrona Semio Neuro - Aula 2 - LARISSA MENEZES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REMOTA DE SEMIOLOGIA MÉDICA II.
SISTEMA NEUROLÓGICO. AULA 2
LARISSA MENEZES SILVA
CASO CLINICO
Mulher de 25 anos, vai à emergência médica com dor de cabeça unilateral, em região temporal direita, pulsátil, forte intensidade, irritabilidade, náuseas e um episódio de vômito. Diz também que apresentou visão turva e visualização de pontos brancos. Refere está impaciente e sem concentração para nada (sic). Aversão a luz e ao barulho. Relatou ao médico que já havia acontecido eventos parecido desde a adolescência. Diz que quando se alimenta de determinados alimentos como chocolate e café apresenta sintomas parecidos, além do estresse no trabalho e vida pessoal. 
Sobre as informações acima, responda as questões. 
A) Qual sua hipótese diagnostica? Explique. 
Enxaqueca – cefaleia classificada como primária. Pois a paciente apresenta dor de cabeça unilateral em região temporal direita, com característica pulsátil e de forte intensidade, irritabilidade, náuseas e vomito. Além disso, apresenta fotofobia e fonofobia. Todos esses sintomas são característicos dessa hipótese diagnostica. Esses sintomas ao ingerir alimentos, como chocolate e café, e/ou associados a fatores estressores, como trabalho e vida pessoal, também corroboram com a hipótese diagnostica.
B) É necessário solicitar algum exame de imagem? Se sim, qual? Explique. 
Não, pois nas cefaleias primárias o diagnóstico é por uma anamnese bem feita e um exame físico detalhado, principalmente em casos como esse que já ocorreram episódios similares, ou seja, já tem um histórico de enxaqueca.
A tomografia computadorizada é indicada em caso de primeiro atendimento a um paciente especifico ou se relatado longo período de enxaqueca anterior. Porém não é o caso dessa paciente!
C) Qual classificação de cefaleia para esse quadro clinico? Primaria ou secundaria?
Cefaleia primária.
D) Explique a classificação do item anterior, exemplificando, ou seja, citando exemplos de cefaleias primarias e secundarias. 
As cefaleias primárias não tem uma condição previa como causa. Como exemplo tem a enxaqueca, do tipo tensão, em salvas, em pontada idiopática e hemicrania contínua.
Já as cefaleias secundárias, a dor é um sintoma causado por outra condição. Como exemplo tem o traumatismo cranioencefálico, as neoplasias, os distúrbios vasculares, uso abusivo de substâncias, neuralgia do nervo trigêmeo e decorrente da artrite temporal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes