A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Prova de Administração da Produção - FINAL

Pré-visualização | Página 1 de 3

Prova de Administração da Produção - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
A atividade da programação da produção (MPS)  é uma etapa do processo produtivo de indústrias, em que se analisam quantas unidades podem ser fabricadas em determinado período. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
O plano-mestre serve para priorizar as ordens de serviço, otimizar a capacidade operacional e conseguir a melhor lucratividade nos planos de venda e operações em programas de produtos específicos.
Porque
O papel dele é focar o desenvolvimento de ações, a fim de solucionar problemas mais operacionais das empresas, abrangendo, assim, alguns setores-chaves das empresas, como plano de vendas, de marketing, engenharia, finanças e manufatura, os quais influenciam diretamente na programação da produção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.  correta
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2 de 10
Para fazermos previsão de demanda de itens de estoque, temos vários métodos e podemos classificar os métodos de previsão de demanda em duas categorias: qualitativo e quantitativo. Dentre as técnicas de previsão abaixo, a única considerada qualitativa é:
A - Regressão múltipla
B - Método Delphi. Resposta correta
C - Regressão simples 
D - Método de ajustamento exponencial 
E - Média móvel centrada 
Questão 3 de 10
Em um mercado tradicional, oferta e demanda se ajustam considerando as condições específicas deste mercado. Em curto prazo, a demanda tem um papel primordial no ajuste. Se a demanda de determinado produto aumenta ou diminui, a oferta tende a ajustar a estas variações. A partir da situação e condições do mercado, assinale a afirmativa correta:
A - Demanda normal: a movimentação de materiais não sofre alterações fora da sua média nem alterações sazonais. Resposta correta
B - Demanda sazonal: apresenta uma tendência sempre crescente, sempre superior ao período anterior.
C - Demanda crescente: é quando a demanda do material está sujeita a grandes alterações em determinados pedidos, como o chocolate em época de Páscoa.
D - Demanda decrescente: é quando mantemos em estoque um item de saída esporádica.
E - Demanda compulsória: é quando ocorre, mês a mês, uma menor solicitação de um item ou produto, independentemente do estoque.
Questão 4 de 10
Nas organizações, todas as atividades são efetivamente processos, não existe um produto ou serviço que tenha sido fornecido por uma organização que não tenha sido gerado por um processo. Identifique as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__)Processo produtivo, o responsável é bem definido.
(__)Processo Empresarial, as fronteira são claramente definidas, início e fim.
(__)Processo produtivo, os pontos de controle são estabelecidos de forma clara e formal.
(__)Processo Empresarial, as medições, são fáceis de definir e de gerenciar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. Assinale a alternativa correta:
A - F – V – F – V.
B - F – V – V – F.
 C - V – F – V – V.
D - V – V – F – V.
E - V– F – V – F. Resposta correta
Questão 5 de 10
Para atingir seus objetivos e cumprir efetivamente seu papel de apoio e de fornecer o ferramental aos tomadores de decisão, a administração da produção deve responder a questões básicas como: o que, quando e quanto. Coloque a letra certa para indicar o complemento correto da frase:
A. O que?
B. Quando?
C. Quanto?
(__)É o tempo certo para adquirir um determinado material ou serviço
(__)É a quantidade necessária para atender a demanda do meu cliente.
(__)É o produto em si, aquilo que vou produzir.
Assinale a alternativa correta:
A - A+1; B+2 ; C+3.
B - A+3; B+1; C+2. Resposta correta
C - A+3; B+2; C+1.
D - B+1; C+2; A+1.
E - B+3; C+2; A+1.
Parte superior do formulário
Questão 6 de 10
Há situações e condições de mercado que geram, entre outros, os seguintes tipos de demandas (PARANHOS, 2014, p. 19): Com relação às demandas geradas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__) Demanda normal: é quando ocorre, mês a mês, uma menor solicitação de um item ou produto, independentemente do estoque.
(__) Demanda sazonal: é quando a demanda do material está sujeita a grandes alterações em determinados pedidos, como o chocolate em época de Páscoa.
(__) Demanda crescente: apresenta uma tendência sempre crescente, sempre superior ao período anterior.
(__) Demanda decrescente: a movimentação de materiais não sofre alterações fora da sua média nem alterações sazonais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A - F – F – V – F.
B - F – V – V – F. Resposta correta
C - V – F – V – V.
D - V – V – F – V.
E - V– F – V – F.
Parte inferior do formulário
Questão 7 de 10
Em mercados cada vez mais competitivos, empresas mal estruturadas não são bem-vindas. Para auxiliar em uma gestão adequada da empresa, implementa-se o chamado Planejamento e Controle de Produção (PCP). Este é encarregado por alocar recursos operacionais de produção desde o planejamento, programação ao controle, a fim de dar suporte à gerência nos momentos de tomada de decisão.
Diante desse contexto, analise a asserção a seguir: 
O funcionamento correto do PCP possibilita atuar com precisão em possíveis desvios e falhas de processos produtivos, bem como, permite agir diretamente na melhoria do produto, para que tenha melhor adesão ao mercado. 
Porque
Além do impacto na eficácia, o PCP também influencia na eficiência, pois há redução de custos operacionais, já que adéqua a produção e os estoques às necessidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B - B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C - C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
D - D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I. correta
E - E) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8 de 10
As organizações XYZ produziram 5.550 toneladas de barras de ferro para exportação. Para esta operação, foram gastos R$ 342.000,00. Assim, como resultado dessa atividade, podemos informar que cada Real (R$) gasto pela organização produziu que quantidade unitária de ferro? Qual seria o resultado?
A - 62,18 Kg
B - 0,016 Kg
C - 1,62 Kg
D - 6,21 Kg
E - 16,22 Kg correta
Questão 9 de 10
Com as exigências cada vez maiores do mercado e a grande concorrência tanto nacional quanto internacional, é primordial planejar, programar e controlar, através de um sistema PCP o que se produz, para ter uma indústria de sucesso. Sem passar por essas três etapas, o processo de produção se torna mais difícil e trabalhoso. Para isso, existe o PCP, o Planejamento e Controle da Produção
Nesse contexto, observe as informações a seguir:
I. O PCP foi criado para contribuir com as estratégias de gestão cada dia mais complexas, cujos maiores desafios são aumentar a eficiência e o rendimento das empresas por meio da administração da produção.
II. O Planejamento e Controle da Produção é um processo que auxilia o gerenciamento das principais operações de uma empresa.
III. Quando falamos de planejamento, estamos nos referindo ao gerenciamento que estabelece antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los por meio da otimização e recursos de entrada. Nele, é necessário fazer as seguintes perguntas: como, quando e o que deve ser feito para cumprir as metas propostas.
IV. O controle é a função administrativa que visa medir e corrigir o desempenho para certificar que os projetos estão sendo realizados conforme o planejado e da melhor maneira possível.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.