A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Pré-visualização | Página 1 de 14

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho abaixo do sociólogo Bernard Charlot sobre o “fracasso escolar” e assinale a alternativa com a análise correta:
“A própria noção de fracasso escolar não é clara. Fracasso escolar pode ser o fato de um aluno não passar de ano. Geralmente é assim que se entende. Mas fracasso escolar, muitas vezes, é o fato de o aluno não saber nada e passar de ano. Se deveria falar também do fracasso escolar dos bons alunos que passam, que tiram boas notas, mas não têm uma formação que permita refletir sobre a vida e sobre o mundo”
CHARLOT, Bernard. Entrevista com Bernard Charlot, Revista Educ. foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 213-220.
Escolha uma:
a. Charlot defende que o fracasso escolar se explicar exclusivamente pela situação social do aluno.
b. Para Charlot a noção de fracasso escolar não é clara e não pode ser vista apenas como um reflexo da situação social do estudante.
c. Na perspectiva de Charlot não é um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e por isso muitos experimentam o fracasso escolar.
retirado do livro da disciplina:
Charlot (2000, p. 9)parte de questões do âmbito da experiência escolar para investigar as relações com o saber. Parte da questão sociomidiatizada e ideologizada do fracasso escolar. No entanto, diferentemente dos que o antecederam em estudos sobre essa temática, não busca entender o fracasso escolar em si, nem busca suas causas na reprodução social das classes sociais. (...)Para superar as investigações sociológicas do fracasso escolar como situação social, como diferença estatística e social e como experiência dessa diferença, Charlot (2000, p. 1823)aponta a necessidade de superar as seguintes questões:
A criança é sujeito na construção de sua posição social ao longo de sua história, que é singular. Ver mais em capítulo 3.
d. Para Charlot o fracasso escolar é bem menor nas escolas particulares, pois os alunos costumam tirar boas notas.
e. Para Charlot o fracasso escolar acontece somente quando o aluno não consegue passar de ano.
Feedback
A resposta correta é: Para Charlot a noção de fracasso escolar não é clara e não pode ser vista apenas como um reflexo da situação social do estudante..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Nos estudos da disciplina “Fundamentos da metodologia do Ensino de História” você viu que uma das capacidades das aulas de História é contribuir para a capacidade de orientação temporal dos estudantes. Assinale a alternativa correta sobre o conceito de orientação:
Escolha uma:
a. A orientação é a habilidade de construir linhas do tempo e perceber o tempo histórico como uma evolução linear.
b. A orientação é a habilidade de identificar e corrigir os anacronismos presentes nas aulas de história.
c. A orientação é a habilidade de utilizar o conteúdo da experiência para guiar as ações no presente.
d. A orientação é a capacidade de aprender lições de moral e exemplos com o passado para repetí-los no presente.
A competência narrativa da orientação se manifesta pela habilidade em utilizar o conteúdo da experiência e da interpretação para guiar as ações na vida presente, articulando a identidade humana com o conhecimento histórico em uma realidade de mudança temporal. Ver mais em Capítulo 2.
e. A orientação é a capacidade de decorar um grande número de informações sobre a realidade do passado histórico.
Feedback
A resposta correta é: A orientação é a habilidade de utilizar o conteúdo da experiência para guiar as ações no presente..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa contém a descrição correta das orientações didáticas dos PCN de História em relação ao papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem?
Escolha uma:
a. O professor não deve dialogar com o conhecimento prévio do aluno, pois, em geral eles são jovens com pouca experiência.
b. As vivências dos estudantes fora da escola não contribuem em nada para o ensino de história, que deve se restringir apenas às informações do livro didático.
c. O professor deve valorizar o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre o tema estudado e promover uma troca de informações.
Os PCN de história, em suas orientações didáticas, apresentam três sugestões sobre as ideias que os alunos já possuem, sugerindo a criação de momentos de troca de informações sobre estas ideias, sendo necessário o aprofundamento e as pesquisas sobre formas e métodos de investigação e valorização delas. As orientações dos parâmetros curriculares são as seguintes:
valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
avaliar essas informações, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
propor novos questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações (BRASIL, 1998, p. 53). Ver mais em capítulo 4.
d. Durante a aula de História o professor não pode enriquecer os saberes prévios que os estudantes trazem consigo.
e. Os alunos são considerados como sujeitos passivos no processo de ensino-aprendizagem devendo apenas absorver o que é transmitido pelos professores.
Feedback
A resposta correta é: O professor deve valorizar o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre o tema estudado e promover uma troca de informações..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, uma das mais influentes reflexões sobre o Ensino de História é a do historiador alemão Jorn Rüsen. Segundo ele, um dos principais objetivos da aprendizagem histórica é contribuir para a formação da consciência histórica. Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa que interpreta corretamente o argumento de Rüsen:
“É este o caso quando se entende por consciência histórica a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”. (RÜSEN, Jorn. Razão histórica, p. 57).
Escolha uma:
a. Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado.
b. Na perspectiva de Rüsen o principal objetivo do ensino de História é tornar os alunos conscientes da sua situação de opressão para que eles alcancem a emancipação através da revolução.
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 2829)explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. Comentário retirado do livro da disciplina. Ver mais em capítulo 2.
c. Para Rüsen a principal tarefa da aprendizagem histórica é a memorização dos fatos mais importantes da história nacional.
d. Rüsen defende que o Ensino de História tenha como foco a preparaçãopara o vestibular e a fixação dos conteúdos.
e. Na perspectiva de Rüsen o professor de História deve buscar ensinar o passado assim como ele foi, sem fazer conexões entre o conteúdo estudado e a realidade da vida cotidiana dos estudantes.
Feedback
A resposta correta é: Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das ideias mais influentes no ensino de História atualmente é a proposta de Rüsen de interpretar o tempo como consciência histórica. Assinale