Buscar

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho abaixo do sociólogo Bernard Charlot sobre o “fracasso escolar” e assinale a alternativa com a análise correta:
“A própria noção de fracasso escolar não é clara. Fracasso escolar pode ser o fato de um aluno não passar de ano. Geralmente é assim que se entende. Mas fracasso escolar, muitas vezes, é o fato de o aluno não saber nada e passar de ano. Se deveria falar também do fracasso escolar dos bons alunos que passam, que tiram boas notas, mas não têm uma formação que permita refletir sobre a vida e sobre o mundo”
CHARLOT, Bernard. Entrevista com Bernard Charlot, Revista Educ. foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 213-220.
Escolha uma:
a. Charlot defende que o fracasso escolar se explicar exclusivamente pela situação social do aluno.
b. Para Charlot a noção de fracasso escolar não é clara e não pode ser vista apenas como um reflexo da situação social do estudante.
c. Na perspectiva de Charlot não é um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e por isso muitos experimentam o fracasso escolar.
retirado do livro da disciplina:
Charlot (2000, p. 9)parte de questões do âmbito da experiência escolar para investigar as relações com o saber. Parte da questão sociomidiatizada e ideologizada do fracasso escolar. No entanto, diferentemente dos que o antecederam em estudos sobre essa temática, não busca entender o fracasso escolar em si, nem busca suas causas na reprodução social das classes sociais. (...)Para superar as investigações sociológicas do fracasso escolar como situação social, como diferença estatística e social e como experiência dessa diferença, Charlot (2000, p. 1823)aponta a necessidade de superar as seguintes questões:
A criança é sujeito na construção de sua posição social ao longo de sua história, que é singular. Ver mais em capítulo 3.
d. Para Charlot o fracasso escolar é bem menor nas escolas particulares, pois os alunos costumam tirar boas notas.
e. Para Charlot o fracasso escolar acontece somente quando o aluno não consegue passar de ano.
Feedback
A resposta correta é: Para Charlot a noção de fracasso escolar não é clara e não pode ser vista apenas como um reflexo da situação social do estudante..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Nos estudos da disciplina “Fundamentos da metodologia do Ensino de História” você viu que uma das capacidades das aulas de História é contribuir para a capacidade de orientação temporal dos estudantes. Assinale a alternativa correta sobre o conceito de orientação:
Escolha uma:
a. A orientação é a habilidade de construir linhas do tempo e perceber o tempo histórico como uma evolução linear.
b. A orientação é a habilidade de identificar e corrigir os anacronismos presentes nas aulas de história.
c. A orientação é a habilidade de utilizar o conteúdo da experiência para guiar as ações no presente.
d. A orientação é a capacidade de aprender lições de moral e exemplos com o passado para repetí-los no presente.
A competência narrativa da orientação se manifesta pela habilidade em utilizar o conteúdo da experiência e da interpretação para guiar as ações na vida presente, articulando a identidade humana com o conhecimento histórico em uma realidade de mudança temporal. Ver mais em Capítulo 2.
e. A orientação é a capacidade de decorar um grande número de informações sobre a realidade do passado histórico.
Feedback
A resposta correta é: A orientação é a habilidade de utilizar o conteúdo da experiência para guiar as ações no presente..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa contém a descrição correta das orientações didáticas dos PCN de História em relação ao papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem?
Escolha uma:
a. O professor não deve dialogar com o conhecimento prévio do aluno, pois, em geral eles são jovens com pouca experiência.
b. As vivências dos estudantes fora da escola não contribuem em nada para o ensino de história, que deve se restringir apenas às informações do livro didático.
c. O professor deve valorizar o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre o tema estudado e promover uma troca de informações.
Os PCN de história, em suas orientações didáticas, apresentam três sugestões sobre as ideias que os alunos já possuem, sugerindo a criação de momentos de troca de informações sobre estas ideias, sendo necessário o aprofundamento e as pesquisas sobre formas e métodos de investigação e valorização delas. As orientações dos parâmetros curriculares são as seguintes:
valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
avaliar essas informações, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
propor novos questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações (BRASIL, 1998, p. 53). Ver mais em capítulo 4.
d. Durante a aula de História o professor não pode enriquecer os saberes prévios que os estudantes trazem consigo.
e. Os alunos são considerados como sujeitos passivos no processo de ensino-aprendizagem devendo apenas absorver o que é transmitido pelos professores.
Feedback
A resposta correta é: O professor deve valorizar o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre o tema estudado e promover uma troca de informações..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, uma das mais influentes reflexões sobre o Ensino de História é a do historiador alemão Jorn Rüsen. Segundo ele, um dos principais objetivos da aprendizagem histórica é contribuir para a formação da consciência histórica. Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa que interpreta corretamente o argumento de Rüsen:
“É este o caso quando se entende por consciência histórica a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”. (RÜSEN, Jorn. Razão histórica, p. 57).
Escolha uma:
a. Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado.
b. Na perspectiva de Rüsen o principal objetivo do ensino de História é tornar os alunos conscientes da sua situação de opressão para que eles alcancem a emancipação através da revolução.
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 2829)explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. Comentário retirado do livro da disciplina. Ver mais em capítulo 2.
c. Para Rüsen a principal tarefa da aprendizagem histórica é a memorização dos fatos mais importantes da história nacional.
d. Rüsen defende que o Ensino de História tenha como foco a preparaçãopara o vestibular e a fixação dos conteúdos.
e. Na perspectiva de Rüsen o professor de História deve buscar ensinar o passado assim como ele foi, sem fazer conexões entre o conteúdo estudado e a realidade da vida cotidiana dos estudantes.
Feedback
A resposta correta é: Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das ideias mais influentes no ensino de História atualmente é a proposta de Rüsen de interpretar o tempo como consciência histórica. Assinale
a alternativa com a análise correta do conceito de consciência histórica:
Escolha uma:
a. A consciência histórica diz respeito ao passado como um tempo objetivo e imutável.
Para Rüsen (1993)a ideia de tempo histórico como categoria central da história e do ensino de história deve incorporar todas as ideias de tempo histórico para construir a ideia de tempo como consciência histórica, na qual o presente e o passado são lugar de experiência humana e de gestação do futuro, a consciência histórica nasce do entrelaçamento crítico presente/passado/futuro, possibilitando a dialética construção/reconstrução da identidade humana, potencializada pelo desenvolvimento da literacia histórica. Ver mais em capítulo 8.
b. A consciência histórica não envolve nenhuma relação com a cronologia do tempo histórico.
c. A consciência histórica envolve uma concepção de tempo como uma cronologia evolutiva e linear.
d. A consciência histórica envolve o entrelaçamento entre passado, presente e futuro na construção da identidade humana.
e. A consciência histórica envolve somente a construção de linhas do tempo e periodizações.
Feedback
A resposta correta é: A consciência histórica envolve o entrelaçamento entre passado, presente e futuro na construção da identidade humana..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual a análise correta sobre o modo como a questão da narrativa tem sido compreendida atualmente no Ensino de História?
Escolha uma:
a. Atualmente, o foco do ensino de História é busca de neutralidade, pois o professor deve ajudar os alunos a decorarem o que aconteceu no passado tal como ele ocorreu.
b. Atualmente, o foco do ensino de História é a busca exemplos e lições de moral no passado fazendo da história a mestra da vida (história magistra vitae)
c. Atualmente, o foco do ensino de História é a memorização dos fatos mais importantes que contribuem para o fortalecimento do sentimento patriótico e da identidade nacional.
d. Atualmente, o foco do ensino de História não é mais a memorização de informações das narrativas prontas dos livros didáticos, mas a produção de narrativas de várias perspectivas com base em diversos documentos históricos.
a guinada metodológica, que muda a perspectiva do ensino de história e afeta todos os seus atores, especialmente professores e alunos, caracterizase pela passagem de um processo de memorização de informações e de relação com narrativas prontas, do manual didático, do professor e da mídia, para a necessidade da produção de narrativas a partir de inferências e leituras diretas de diversos documentos históricos e de narrativas de várias perspectivas. Ver mais em capítulo 7.
e. Atualmente, o foco do ensino de História é a produção de narrativas com um único ponto de vista e embasada em documentos oficiais e autênticos.
Feedback
A resposta correta é: Atualmente, o foco do ensino de História não é mais a memorização de informações das narrativas prontas dos livros didáticos, mas a produção de narrativas de várias perspectivas com base em diversos documentos históricos..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma das concepções atualmente aceitas sobre a temporalidade no ensino de História?
Escolha uma:
a. a ideia de tempo como processo histórico
b. a ideia de relação entre o passado e o presente.
c. a ideia de multiplicidade temporal:curta, média e longa duração.
d. a ideia de tempo como consciência histórica.
e. a ideia de tempo como uma linearidade cronológica.
no ensino de história, o tempo histórico tem sido compreendido tradicionalmente como ideia de linearidade cronológica, com os fatos do passado organizados em torno de uma linha do tempo. Essa ideia de tempo linear sofreu diversas críticas durante o século XX, sendo negada, suplantada e incorporada por outras ideias de temporalidade. O marxismo contribuiu com a ideia de tempo como processo histórico/ historicidade, como construção de vários sujeitos em um campo de múltiplas possibilidades, ela não é cíclica nem linear, mas, sim, dinâmica e contraditória, podendo ter avanços, recuos ou retrocessos. Escola dos Annales contribuiu com duas ideias de temporalidade, a mais conhecida é a ideia de tempo como curta, média e longa duração/multiplicidade temporal, em que o tempo curto compreende o tempo do indivíduo, do acontecimento, da narrativa, do fato, enquanto elemento de uma série e não pela sua unicidade. Outra contribuição da Escola dos Annales, na vertente da nova história, referese à ideia de tempo passado e presente como recorrência histórica, com viés mais metodológico, na perspectiva de reelaborar o conhecimento histórico produzido na relação presente/passado/presente, estabelecendo relações entre a sociedade em que se vive e outras sociedades em diferentes tempos e espaços. Para Rüsen (1993), a ideia de tempo histórico como categoria central da história e do ensino de história deve incorporar todas as ideias de tempo histórico para construir a ideia de tempo como consciência histórica. Ver mais em capítulo 8.
Feedback
A resposta correta é: a ideia de tempo como uma linearidade cronológica..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o livro da disciplina de “Metodologia do ensino de História” assinale qual alternativa abaixo NÃO contém uma das aptidões que o ensino de História deve desenvolver:
Escolha uma:
a. Admissão da controvérsia
b. Memorização dos conteúdos
c. Respeito pela evidência
d. Predisposição para reexaminar as certezas aprendidas.
Segundo Ashby (2003), o ensino da investigação histórica visa desenvolver as seguintes aptidões nos alunos:
aproximação reflexiva do conhecimento;
respeito pela verdade;
respeito pela evidência;
imparcialidade na gestão de conflitos;
predisposição para reexaminar certezas apreendidas;
reconhecimento de julgamentos válidos e bem fundamentados;
admissão de controvérsia;
predisposição para considerar o contexto no qual o discurso, intenção ou ação são relatados. Ver mais em capítulo 8.
e. Respeito pela verdade
Feedback
A resposta correta é: Memorização dos conteúdos.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rüsen um dos tipos de narrativa histórica que constituiu a consciência histórica é a “narrativa ontogenética”. Assinale a descrição correta sobre a “narrativa ontogenética”
Escolha uma:
a. As narrativas ontogenéticas buscam relatar a origem do surgimento dos estados nacionais.
As narrativas ontogenéticas fundamentam, direcionam e explicitam a mudança temporal e apresentam a continuidade como uma possibilidade, ao incorporar as alterações dos modos de vida, necessários à sua permanência. É a “forma de pensamento histórico que vê a vida social em toda a sua complexidade e sua temporalidade absoluta”, em que “diferentes pontos de vista podem ser aceitos porque se integram em uma perspectiva que abrange a mudança temporal”(RÜSEN, 1993, p. 9). Na consciência histórica ontogenética, “os valores morais se temporalizam” e a moral “se despoja de sua natureza estática”. O raciocínio moral depende do “argumento de mudança temporal” para poder “estabelecer a validade dos valores morais”. Nesse tipo de narrativa, o tempo “ganha o senso de temporalidade”(RÜSEN, 1992a, p. 33). Ver mais em capítulo 7.
b. As narrativas ontogenéticas tem como principal objetivo realizar uma crítica histórica das tradições.
c. As narrativas ontogenéticas buscam manter as tradições do passado vivas no presente.
d. As narrativas ontogenéticas direcionam a mudança temporal e apresentam a possibilidade como uma possiblidade.
e. As narrativas ontogenéticas tem como principal característica a busca de lições no passado para iluminar o presente.
Feedback
A resposta correta é: As narrativas ontogenéticas direcionam a mudança temporal e apresentam a possibilidade como uma possiblidade..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considere o texto: “Na transposição do conhecimento histórico para o nível médio, é de fundamental importância
o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas - e também do presente” BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de História, 1998. Qual a principal mudança no uso dos documentos nas aulas de História?
Escolha uma:
a. Antes os documentos incorporavam diversas linguagens (escrita, oral, música, imagem, cinema), agora somente os documentos escritos e oficiais são empregados.
b. Antes a função do documento era ser um indício dos acontecimentos, agora ele é usado como prova que não pode ser questionada.
c. Antes o documento era interpretado pelo diálogo entre os problemas do presente e as informações do passado, agora ele é usado para comprovar como o passado realmente aconteceu.
Se antes a função dos documentos era apenas de comprovar, ilustrar, informar ou motivar o estudo de um conteúdo, agora tomar os documentos históricos como fontes é compreendelos como evidências de situações vividas no passado. Os documentos são portadores de significados são elucidados que necessitam de tratamento, problematização e significação do professor e dos alunos em situação de aprendizagem, para possibilitar a reconstrução do passado. Ver mais em Capítulo 8.
d. Antes o documento era usado para mostrar a relatividade do conhecimento histórico, agora ele tem como função a construção de séries quantitativas.
e. Antes a função do documento era apenas ilustrar o conteúdo, agora ele é compreendido como evidências do passado que precisam ser problematizadas e interpretadas.
Feedback
A resposta correta é: Antes a função do documento era apenas ilustrar o conteúdo, agora ele é compreendido como evidências do passado que precisam ser problematizadas e interpretadas..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa com a análise correta sobre as noções de “ideias históricas substantivas” e “ideias históricas de segunda ordem”.
Escolha uma:
a. As ideias históricas de segunda ordem devem ocupar um espaço maior nas aulas de história, pois são mais difíceis para os estudantes do ensino fundamental.
b. As ideias históricas substantivas se referem aos conteúdos da história e as ideias históricas de segunda ordem se referem às categorias de interpretação da história.
Existem conceitos substantivos, como agricultor, impostos, datas, eventos, que são muito importantes. Embora a Compreensão dos conceitos substantivos seja muito importante, em Inglaterra começamos a ter em conta outro tipo de conceitos também, os “conceitos de segunda ordem”. É este tipo de conceitos, como narrativa, relato, explicação, que dá consistência à disciplina. [...] Conceitos substantivos são os que se referem a conteúdos da história, como por exemplo o conceito de indústria. Conceitos de segunda ordem são os que se referem à natureza da História, como por exemplo explicação, interpretação, compreensão (p. 15 e 20). Se o objetivo do ensino de história consiste em contribuir com a formação da consciência histórica e o desenvolvimento da literacia histórica, as ideias históricas de segunda ordem são tão importantes quanto as ideias substantivas para levar os alunos a pensarem historicamente. Capítulo 5.
c. As ideias históricas substantivas se referem às categorias de interpretação da história e as ideias históricas de segunda ordem se referem aos conteúdos da disciplina.
d. O ensino de história deve priorizar as ideias históricas substantivas pois elas são as mais importantes para a formação da consciência histórica.
e. Como não é possível ensinar todos os conteúdos, o professo deve escolher se trabalhará com as ideias históricas substantivas ou com as ideias históricas de segunda ordem.
Feedback
A resposta correta é: As ideias históricas substantivas se referem aos conteúdos da história e as ideias históricas de segunda ordem se referem às categorias de interpretação da história..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento de consciência histórica no Ensino de História também está relacionada a chamada literacia histórica, categoria desenvolvida por Peter Lee. Qual alternativa descreve corretamente a literacia histórica:
Escolha uma:
a. A literacia histórica é a construção de uma grande narrativa que apresenta a totalidade do sentido dos acontecimentos do passado.
b. A literacia histórica envolve a capacidade de leitura do passado, por meio dos documentos e utilização do conhecimento para o entendimento do presente.
c. A literacia histórica é a técnica que auxilia na leitura de manuscritos antigos que apresentam letras com formatos diferentes dos atuais.
d. A literacia histórica envolve a articulação entre o ensino de História e o fortalecimento das identidades nacionais.
Retirado do livro da disciplina:
Nesse sentido, Barca, na esteira da proposta de Lee, propõe que um dos componentes da literacia histórica seja o desenvolvimento da competência de “leitura contextualizada do passado a partir de evidências fornecidas por variadíssimas fontes” (2006, p. 95). Além de contribuir para a compreensão de que o passado não é estático e não está dado como certo, por ser constantemente suplantado por novas descobertas e releituras com enfoques diferentes, Barca também aponta para a necessidade de compreender que não é possível “aceitar apenas ‘uma grande narrativa’ acerca do passado, já que historiadores podem produzir narrativas divergentes, fruto de perspectivas diferenciadas sobre as mesmas fontes ou situações” (2006, p. 95). Tratase do desenvolvimento de um olhar multiperspectivado do passado. Ver mais em capítulo 2.
e. A literacia histórica é a capacidade de compreender o passado pelo passado, sem julgamentos de valor.
Feedback
A resposta correta é: A literacia histórica envolve a capacidade de leitura do passado, por meio dos documentos e utilização do conhecimento para o entendimento do presente..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa abaixo apresenta corretamente as competências específicas que o ensino de História deve desenvolver nos alunos segundo o Currículo Nacional de História de Portugal:
Escolha uma:
a. Contextualização.
b. Utilização de fontes em História.
O currículo português organiza os conteúdos por temas e subtemas, mas privilegia o tratamento dispensado ao conteúdo e sua articulação com as competências essenciais da compreensão histórica:
a temporalidade, a espacialidade e a contextualização, para que os alunos possam desenvolver um conhecimento histórico que permita compreender criticamente a sua realidade e transformala por meio de uma participação consciente da vida em comunidade (PORTUGAL, 2001). Ver mais em capítulo 5.
c. Temporalidade.
d. Memorização.
e. Espacialidade.
Feedback
A resposta correta é: Memorização..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, uma das mais influentes reflexões sobre o Ensino de História é a do historiador alemão Jorn Rüsen. Segundo ele, um dos principais objetivos da aprendizagem histórica é contribuir para a formação da consciência histórica. Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa que interpreta corretamente o argumento de Rüsen:
“É este o caso quando se entende por consciência histórica a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”. (RÜSEN, Jorn. Razão histórica, p. 57).
Escolha uma:
a. Rüsen defende que o Ensino de História tenha como foco a preparaçãopara o vestibular e a fixação dos conteúdos.
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 2829)explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão
do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. Comentário retirado do livro da disciplina. Ver mais em capítulo 2.
b. Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado.
c. Na perspectiva de Rüsen o professor de História deve buscar ensinar o passado assim como ele foi, sem fazer conexões entre o conteúdo estudado e a realidade da vida cotidiana dos estudantes.
d. Na perspectiva de Rüsen o principal objetivo do ensino de História é tornar os alunos conscientes da sua situação de opressão para que eles alcancem a emancipação através da revolução.
e. Para Rüsen a principal tarefa da aprendizagem histórica é a memorização dos fatos mais importantes da história nacional.
Feedback
A resposta correta é: Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em diálogo com Jorn Rüsen, Urban refletiu sobre as tarefas da Teoria da História que podem contribuir para a construção da Didática da História. Nessa perspectiva, qual alternativa abaixo NÃO contém uma das funções da Teoria da História:
Escolha uma:
a. Função de liderança:a Teoria da História é mais importante que a prática didática do ensino de História.
b. Função de profissionalização:a Teoria da História visa transmitir os fundamentos profissionais da História para os historiadores e professores em formação.
c. Função de organização:a Teoria da História tem como objetivo organizar o grande número de pesquisas históricas deixando-as mais acessíveis para o professor.
d. Função de seleção e fundamentação:a Teoria da História fornece critérios que podem ajudar o professor na seleção dos conteúdos a serem ensinados na sala de aula.
A teoria da história tem a função de profissionalizar didaticamente o historiador:
consiste em transmitir aos historiadores em formação uma concepção sólida da especificidade profissional da ciência histórica. É a função propedêutica de preparar o caminho da história, realizar o trabalho de uma forma a introduzir os estudos acerca da história. Por extensão, pode contribuir para a profissionalização didática do professor de história. 2. A teoria da história tem uma função de coordenação:
consiste em tornar possível a especificidade da própria história, considerando seus princípios e evitando um compartilhamento estranho à própria história. Por extensão, poderá contribuir para desenvolver a especificidade histórica do ensino de história. 4. A teoria da história tem uma função de organização e orientação das pesquisas do saber histórico diante da dificuldade que os estudiosos enfrentam devido à quantidade de materiais, documentos e fontes de pesquisa. A teoria pode desenvolver um “modelo interpretativo” da diversidade e multiplicidade dessas fontes. Por extensão, poderá contribuir com o desenvolvimento de metodologias de ensino de história que contemplem essa multiperspectividade histórica. 5. A teoria da história tem uma função de seleção e fundamentação dos procedimentos de pesquisa:
consiste em fornecer subsídios para que os estudiosos estabeleçam critérios frente às reflexões e aos encaminhamentos que se propõem desenvolver e pesquisar, reforçando o caráter argumentativo e aumentando a qualidade científica da história. Por extensão, poderá contribuir com a fundamentação da seleção dos conteúdos substantivos e de segunda ordem e o desenvolvimento de atividades específicas da história no processo ensinoaprendizagem. 6. A teoria da história tem uma função de mediação:
consiste em exercer o papel de ser ponte entre os conhecimentos e a aplicação deles no contexto social do pensamento histórico. Por extensão, poderá contribuir para estabelecer formas de tornar os conteúdos históricos conhecimentos que contribuam para desenvolver a consciência, a literacia e o pensar histórico dos alunos no processo ensinoaprendizagem. Capítulo 6.
e. Função de mediação:a Teoria da História pode funcionar como uma ponte entre o conhecimento histórico e sua aplicação em um determinado contexto de ensino-aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Função de liderança:a Teoria da História é mais importante que a prática didática do ensino de História..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quais as vantagens de utilizar uma “aula-visita” ao museu como recurso didático na área de História:
Escolha uma:
a. Aprender exemplos e lições de moral do passado, conhecer os heróis nacionais.
b. Aumento da motivação dos alunos, produção de narrativas para além da cópia.
Para Compagnoni (2009), a aulavisita ao museu revelouse uma atividade estimulante diante da falta de motivação dos alunos nas aulas de história, levandoos a produzirem narrativas históricas para além das costumeiras cópias, tornandoos “espertos para contar a história, para narrar de forma que as ideias fluam espontaneamente, sem a preocupação usual com o decorar para, em seguida, contar artificialmente” (p. 110111). Ver mais em capítulo 8.
c. Melhor memorização dos conteúdos, construção de linhas do tempo.
d. Aprender o discurso oficial, aperfeiçoar a cronologia.
e. Preparação para o vestibular, fixação de conteúdos.
Feedback
A resposta correta é: Aumento da motivação dos alunos, produção de narrativas para além da cópia..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rüsen um dos tipos de narrativa histórica que constituiu a consciência histórica é a “narrativa tradicional”. Assinale a descrição correta sobre a “narrativa tradicional”:
Escolha uma:
a. Na narrativa tradicional o que dá sentido à história é a mudança. A relação entre passado e presente não é vista como uma mera continuidade.
b. A narrativa tradicional busca desenvolver a consciência de classe, preparando o caminho para a revolução.
c. Na narrativa tradicional a tradição é tomada como elemento indispensável de orientação da vida prática;o principal objetivo é manter vivas as tradições.
d. Na narrativa tradicional o elemento central da orientação temporal é a possibilidade de ruptura com os padrões estabelecidos, por meio da negação de sua validade.
as narrativas tradicionais articulam as tradições e relembram as origens do que constitui a vida no presente. Conforme Rüsen (1993, p. 7), nessas narrativas, a consciência histórica funciona, em parte, “para manter vivas essas tradições” e o passado é a referência para o presente. Na narrativa tradicional o tempo “ganha um sentido de eternidade” (RÜSEN, 1992a, p. 30). Ver mais em capítulo 7.
e. A narrativa tradicional busca lições morais no passado para serem aplicadas no presente, a chamada história mestra da vida.
Feedback
A resposta correta é: Na narrativa tradicional a tradição é tomada como elemento indispensável de orientação da vida prática;o principal objetivo é manter vivas as tradições..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Estudamos o passado para aprender lições, descobrir exemplos que ajudam a entender o presente e planejar o futuro”. Essa frase que geralmente é usada pelos professores de História pode ser enquadrada em qual das tipologias de narrativa histórica proposta por Jorn Rüsen?
Escolha uma:
a. Narrativa revolucionária
b. Narrativa ontogenética
c. Narrativa exemplar
d. Narrativa tradicional
e. Narrativa crítica
As narrativas exemplares expressam a validade de regras e princípios e generalizam experiências temporais de regras de conduta. Nessas narrativas, a história é vista como uma lição para o presente, como algo didático:
historiae vitae maestrae (história como mestra da vida). A consciência histórica exemplar revela a moralidade de um valor,
ou de um sistema de valores pela demonstração de sua generalidade. A moral é compreendida como tendo validade atemporal. Nesse tipo de narrativa, o tempo “ganha um senso de extensão espacial” (RÜSEN, 1992a, p. 31). Ver mais em capítulo 7.
Feedback
A resposta correta é: Narrativa exemplar.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quais as características da “narrativa crítica” segundo a tipologia desenvolvida por Rüsen:
Escolha uma:
a. Na narrativa crítica a relação entre passado e presente não é vista como uma mera continuidade.
b. Na narrativa crítica o principal objetivo é relatar o passado tal como ele realmente aconteceu.
c. Na narrativa crítica a tradição é tomada como elemento indispensável de orientação da vida prática.
As narrativas críticas caracterizamse pela habilidade de negar as tradições, regras e princípios, abrindo espaço para novos padrões. Essas narrativas são consideradas antihistorias. Rüsen (1993, p. 89)diz que a consciência histórica crítica “busca e mobiliza uma classe específica de experiência do passado:
a evidência conferida pelas ‘contranarrações’”. Nesse tipo de narrativa, o tempo “ganha o senso de ser objeto de julgamento” (RÜSEN, 1992a, p. 32). Ver mais em capítulo 7.
d. Na narrativa crítica o elemento central da orientação temporal é a crítica aos padrões estabelecidos e transmitidos pela tradição.
e. Na narrativa crítica o elemento central é a busca de lições morais no passado para serem aplicadas no presente.
Feedback
A resposta correta é: Na narrativa crítica o elemento central da orientação temporal é a crítica aos padrões estabelecidos e transmitidos pela tradição..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Qual das alternativas abaixo não apresenta um dos objetivos gerais do Ensino de História segundo os PCN?
Escolha uma:
a. Respeitar a diversidade e valorizar o patrimônio sociocultural de sua localidade.
b. Reconhecer as mudanças e permanências referentes ao seu grupo social e a outros grupos ao longo do tempo.
c. Buscar um ensino de História neutro, objetivo sem tocar em questões de cultura, identidade e política.
d. Questionar a própria realidade, identificando os problemas e refletindo sobre possíveis soluções.
e. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferente grupos sociais ao longo da história, reconhecendo suas diferenças e semelhanças.
Os PCN (BRASIL, 1998, p. 33)estabelecem os seguintes objetivos gerais para o ensino de história no Ensino Fundamental:
identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
organizar alguns repertórios histórico cultural que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado;
conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;
utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendoa como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia. Ver mais em capítulo 2.
Feedback
A resposta correta é: Buscar um ensino de História neutro, objetivo sem tocar em questões de cultura, identidade e política..
Segundo Circe Bittencourt(2008)existem algumas características em comum nas propostas curriculares do final do século XX. Assinale a alternativa que traz uma dessas características.
Escolha uma:
a. O estudante é um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Circe Bittencourt(2008)analisou diversas propostas curriculares do final do século XX e apontou características comuns:
implementação dos currículos legitimada junto aos professores;
professor com autonomia pedagógica;
pressupostos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico;
fundamentação construtivista:
aluno sujeito do processo de aprendizagem;
aluno possui conhecimentos históricos prévios;
ensino de história nos anos iniciais. Ver mais em capítulo 2.
b. O livro didático é o único recurso didático que deve ser utilizado em sala.
c. O estudante não tem conhecimentos históricos prévios.
d. Ênfase na memorização dos conteúdos.
e. O professor não tem autonomia pedagógica.
Feedback
A resposta correta é: O estudante é um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns autores apontam que existe uma “pedagogização” e “psicologização” do Ensino de História nos PCN’s. Qual o principal problema disso?
Escolha uma:
a. A “pedagogização” e a “psicologização” levam a uma submissão da área do Ensino de História ao saber científico da história produzido na academia.
b. A “pedagogização” e a “psicologização” não são criticadas por nenhum autor do Ensino de História.
Schmidt(2009), ao fazer uma análise dos PCN de história, aponta para a pedagogização e psicologização dos pressupostos didáticos do ensino de história, o que provoca uma dicotomia, ou seja, um distanciamento entre a ciência histórica e o ensino de história, dificultando sua aprendizagem. Ver mais em capítulo 1.
c. A “pedagogização” e a “psicologização” levam a um distanciamento entre o saber científico da história e a área de Ensino de História nas escolas.
d. A “pedagogização” e a “psicologização” levam a uma aproximação entre o saber científico da história e a área de Ensino de História nas escolas.
e. A “pedagogização” e a “psicologização” contribuem para o desenvolvimento de uma didática específica do Ensino de História.
Feedback
A resposta correta é: A “pedagogização” e a “psicologização” levam a um distanciamento entre o saber científico da história e a área de Ensino de História nas escolas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma das capacidades exigidas do professor de História na moderna sociedade do conhecimento.
Escolha uma:
a. O professor de história atualmente deve estar em processo de formação continuada, sempre buscando conhecimentos atualizado.
b. O professor de história deve lançar mão da tecnologia e integrá-la em sua prática educativa cotidiana.
c. O professor de história deve contribuir para que por meio do ensino de História os estudantes consigam se orientar na sociedade.
d. O professor de história deve se colocar como aquele que transmite a verdade absoluta dos acontecimentos históricos para os alunos.
a sociedade do conhecimento exige um profissional mais qualificado, um professor/pesquisador, um “professor de história produtor de saberes, capaz de assumir o ensino como descoberta, investigação, reflexão e produção”(FONSECA, 2005, p. 62), que possa desenvolver nos alunos competências específicas da natureza da história. Um professor que, por meio de um ensino alicerçado em elementos específicos da ciência histórica, contribua para que crianças, jovens e adultos consigam se situar e se orientar nessa sociedade em constante transformação, sem perder o referencial de suas raízes e sua identidade familiar, cultural e social, e sentindose sujeito partícipe do processo histórico. O professor, que essa realidade exige, está em formação em alguns lugares do Brasil e do mundo, em processos de formação continuada localizadas ou em parceria com instituições de Ensino Superior, como ocorre e foi constatado na cidade de Araucária, no Paraná.(...)Mudanças reais e virtuais que atingem da vida material às formas de pensar e as
ideias das pessoas, mas, além de não substituir o professor, têm evidenciado a necessidade de que este profissional esteja cada vez mais preparado para trabalhar com educação e que lance mão dessa tecnologia como meio, integrandoa em sua prática educativa. Ver mais em capítulo 1.
e. O professor de história deve ser capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam competências relativas a natureza da História.
Feedback
A resposta correta é: O professor de história deve se colocar como aquele que transmite a verdade absoluta dos acontecimentos históricos para os alunos..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Além das questões didáticas são necessárias algumas condições materiais para um processo de ensino-aprendizagem eficiente. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma dessas condições materiais mínimas, de acordo com o livro da disciplina:
Escolha uma:
a. Jornada de trabalho equilibrada.
b. Programas de formação continuada em parcerias com universidade.
Para que seja possível uma formação continuada de qualidade, fazse necessária a implementação de algumas condições materiais mínimas:
de um piso salarial digno que permita aos professores uma jornada de trabalho equilibrada;
da horaatividade de, no mínimo, um terço, como previsto em legislação federal e ainda não efetivada devido a resistências de governantes e sub judice;
de programas de formação continuada nos sistemas de ensino em parceria com universidades que lhes deem suporte;
e licenças periódicas para estudos. A título de ilustração, na Finlândia, país com o melhor índice de aproveitamento escolar nos últimos anos, os professores trabalham quatro anos e no quinto ano licenciamse para estudar. Essas licenças são custeadas pelo sistema previdenciário, em uma espécie de adiantamento fragmentado da aposentadoria que, além de oxigenar o processo pedagógico, possibilita prolongar a vida produtiva do professor. Ver mais em capítulo 1.
c. Piso salarial digno para os professores
d. Licenças periódicas de estudo para os professores.
e. Isenção de impostos para os professores.
Feedback
A resposta correta é: Isenção de impostos para os professores..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Se o objetivo do ensino de história consiste em contribuir com a formação da consciência histórica e o desenvolvimento da literacia histórica, as ideias históricas de segunda ordem são tão importantes quanto as ideias substantivas para levar os alunos a pensarem historicamente. A questão da seleção dos conteúdos tem sido central nos estudos sobre currículo, havendo nestes estudos certo consenso em torno da ideia de seletividade cultural, ou seja(Identifique as afirmações verdadeiras com V e falsas, com F):
()que os conteúdos são selecionados no interior da cultura, a partir de interesses da cultura escolar.
()que não está isenta das influências da cultura mais ampla em que estão inseridos os atores protagonistas da seleção.
()que os conteúdos não são selecionados no interior da cultura, mas sim, a partir de desinteresses da cultura escolar.
()que está isenta das influências da cultura, onde são protagonizadas histórias individualizadas e nada seletivas.
Agora, identifique a alternativa que contém a sequência correta:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas são falsas.
b. F, V, F, V.
c. F, F, V, V.
d. Todas as afirmativas são verdadeiras.
Ao estudar a relação dos currículos com a cultura, Forquin(1993)desenvolveu os conceitos de seleção cultural e de cultura escolar, afirmando que toda educação, em particular toda educação de tipo escolar, supõe sempre, na verdade, uma seleção no interior da cultura e uma reelaboração dos conteúdos desta cultura, destinados a serem transmitidos às novas gerações. Ver mais em:
P. 61, cap. 5, do livro da disciplina.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Ao estudar a relação dos currículos com a cultura, Forquin(1993)desenvolveu os conceitos de ___________ e de___________________, afirmando que toda educação, em particular toda educação de tipo escolar, supõe sempre, na verdade, uma seleção no interior da cultura e uma reelaboração dos conteúdos desta cultura, destinados a serem transmitidos às novas gerações.
Agora, identifique as composições de palavras corretas, que completam a sentença acima:
Escolha uma:
a. seleção natural e cultura escolar.
b. seleção cultural e cultura escolar.
c. seleção natural e cultura natural.
d. seleção cultural e cultura especial.
e. seleção cultural e currículo escolar.
“Seleção cultural e cultura escolar”. Segundo Forquin(1993), nessa seleção cultural, a escola transmite no máximo, algo da cultura, elementos de cultura, entre os quais não há forçosamente homogeneidade, que podem provir de fontes diversas, ser de épocas diferentes, obedecer a princípios de produção e lógicas de desenvolvimento heterogêneos e não recorrer aos mesmos procedimentos de legitimação . A cada geração, a cada renovação da pedagogia e dos programas, são partes inteiras da herança que desaparecem da “memória escolar”, ao mesmo tempo que novos elementos surgem, novos conteúdos e novas formas de saber, novas configurações epistêmico-didáticas, novos modelos de certeza, novas definições de excelência acadêmica ou cultural, novos valores. Devemos assim reconhecer o grande poder de seleção da “memória docente”, sua capacidade de “esquecimento ativo”. Pode-se então perguntar quais são os determinantes, os mecanismos, os fatores desta seleção cognitiva e cultural que faz com que uma parte da herança humana é assim mantida “a salvo do esquecimento” de geração a geração, enquanto que o resto parece consagrado ao sepultamento definitivo. Ver mais em:
p. 61, cap. 5, do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: seleção cultural e cultura escolar..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os PCN de história, em suas orientações didáticas, apresentam sugestões sobre as ideias que os alunos já possuem, sugerindo a criação de momentos de troca de informações sobre estas ideias, sendo necessário o aprofundamento e as pesquisas sobre formas e métodos de investigação e valorização delas.
Abaixo estão afirmativas sobre as orientações dos parâmetros curriculares. Você deverá identifica-las com V, para verdadeiras e F, para falsas:
()valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
()avaliar essas informações, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
()propor novos questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações.
()valorizar a propor pesquisas individuais, que contemplem a disciplina ofertada, não necessariamente, levando em consideração o conhecimento já possuído.
Agora, identifique a alternativa que contém a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
b. V, V, V, F.
“V, V, V, F”. O Currículo Nacional de História de Portugal trata os conhecimentos que os alunos já possuem como ideias tácitas, reconhece que os alunos já vêm para a escola com ideias históricas mais ou menos adequadas ou mais ou menos fragmentadas, construídas em suas experiências de vida familiar e de relação com os meios de comunicação. Sua exploração e desenvolvimento pela escola é parte integrante das referências fundamentais do documento, sendo pressuposto do ensino de história. Ver mais em:
p. 48, cap. 4, do livro da disciplina.
c. F, F, F, F.
d. V, V, F, F.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Essa experiência, de heterogeneidade de manifestações de princípios, para Dubet(1994), é complexa, individual e coletiva, e ocorre dentro das relações sociais de produção material e imaterial, que se manifestam simbolicamente na consciência e se expressam a partir de fenômenos culturais. Fenômenos esses em que o sujeito estabelece uma separação entre ele e o
sistema social, construindo historicamente um conjunto de imagens, linguagens, significados, símbolos e elementos à luz da cultura da sociedade e do tempo em que vive. Assim, a experiência constitui-se na construção, por meio de operações cognitivas, de códigos de conduta social próprios, que ele chamou de?
Escolha uma:
a. Lógicas de implementação.
b. Lógicas de ação.
c. Logística de educação.
d. Lógicas de amplitude.
e. Lógicas de atitude.
“Lógicas de ação”. Em relação aos alunos, um exemplo de lógica de ação é a maneira com que eles lidam com a realização das atividades escolares, tanto em sala de aula, quanto àquelas direcionadas para serem realizadas em casa. O professor, ao acompanhar sistematicamente esse processo, logo identifica a lógica de ação que seus alunos desenvolvem no campo da execução dessas tarefas. E mais, adaptam sua lógica de ação às lógicas de ação dos colegas - recorrendo-lhes nas dificuldades - e às do professor, percebendo rapidamente seu modus operandi no encaminhamento, no acompanhamento e na valoração das atividades propostas. Ver mais em:
p. 34, cap. 3, do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: Lógicas de ação..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os PCN(BRASIL, 1998)definem como critérios de seleção dos conteúdos para o ensino de história a tradição de ensino e a relevância dos temas para o momento histórico da geração atual, ficando subentendia certa tradição seletiva, fundada no conservadorismo e não na cultura. Os conteúdos do ensino de história do Ensino Fundamental são organizados pelos PCN por ciclos e eixos temáticos. Quais são eles?
Escolha uma:
a. no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à população e o cotidiano;e no segundo ciclo, à história das organizações populacionais.
b. no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à história cotidiana e do mundo;e no segundo ciclo, à história das organizações populacionais.
c. no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à das organizações populacionais;e no segundo ciclo, à história local e o cotidiano.
“No primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à história local e o cotidiano;
e no segundo ciclo, à história das organizações populacionais”. Na seleção dos conteúdos, há também a recomendação de privilegiar a história das questões urbanas, das relações de trabalho, das diferenças sociais e das minorias, dos movimentos sociais, das relações do homem com a natureza, da cidadania e das imagens e valores em relação ao corpo, sexualidade, família e questões de gênero(BRASIL, 1998). Ver mais em:
p. 63, cap. 5, do livro da disciplina.
d. no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à história local e o cotidiano;e no segundo ciclo, à história das organizações populacionais.
e. no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à história total e o cotidiano;e no segundo ciclo, à história das ondas populacionais.
Feedback
A resposta correta é: no primeiro ciclo, o eixo temático refere-se à história local e o cotidiano;e no segundo ciclo, à história das organizações populacionais..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à preocupação muito comum de professores em não estar dando conta de “todo” o conteúdo de história, Forquin(1993)pondera que esta seleção autoriza e legitima parte da cultura, pois a educação escolar não consegue jamais incorporar em seus programas e seus cursos senão um espectro estreito de saberes, de competências, de formas de expressão, de mitos e de símbolos socialmente mobilizadores. A ideia de conteúdo como seleção da cultura permite organizá-los por eixos temáticos, em que as temáticas são selecionadas, quebrando com a tradição da organização cronológica e linear, que criava certa ilusão. Qual seria esta ilusão?
Escolha uma:
a. de que seria impossível ensinar “toda” história.
“De que seria possível ensinar “toda” história”. Porém, não basta a organização por eixos temáticos. As pesquisas em educação histórica têm evidenciado que os conteúdos que mais contribuem para a formação da consciência histórica e o desenvolvimento da literacia histórica são aqueles com os quais as crianças, jovens e adultos têm uma maior empatia, uma maior identificação, uma maior proximidade geográfica, histórica, familiar ou cultural. Ainda, que possam contribuir mais efetivamente para a orientação de sua vida prática, sofrendo um novo processo de seleção interno, realizado pelo professor a partir da contribuição das investigações das ideias históricas dos alunos. Ver mais em:
p. 62, cap. 5, do livro da disciplina.
b. de que seria inviável ensinar “toda” história.
c. de que seria inevitável ensinar “toda” história.
d. de que seria extravagante ensinar “toda” história.
e. de que seria possível ensinar “toda” história.
Feedback
A resposta correta é: de que seria possível ensinar “toda” história..
Considere o texto a seguir:Criança e infância, jovem e adulto são categorias sociais construídas historicamente para designar uma fase da vida das pessoas, hoje consolidadas nas legislações de vários países e declarações de organismos internacionais ligados à Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil.Em qual período é definida a infância pelo Estatuto da Criança e do Adolescente?
Escolha uma:
a. Do 0 aos 3 anos.
b. Dos 12 anos à maioridade.
c. Legalmente, após os 18 anos.
d. Do nascimento aos 12 anos.
Do nascimento aos 12 anos. No período do Renascimento começam a surgir diferenciações entre a infância e as outras fases da vida. A criança deixou de ser vista como um adulto em “miniatura” ou um ser sem conhecimento para ser educada de acordo com as vontades do adulto. Ver mais em p. 29, cap. 3 do livro da disciplina.
e. Do 1 aos 15 anos.
Feedback
A resposta correta é: Do nascimento aos 12 anos..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos de Thompson, ao considerarem a____________________, gerada na _________________, contribuem para avançar no entendimento de que há uma relação dinâmica entre o _________ e a_________________, superando a visão da determinação unilateral da estrutura sobre o sujeito. Para exemplificar essa relação dinâmica entre sujeito e estrutura, ele recorre à relação entre o sujeito e sua cultura e aos valores culturais em que está inserido(1981, p. 189).
Escolha uma:
a. experiência humana, vida social, ser material e consciência social.
b. experiência material, vida social, ser material e consciência real.
“Experiência humana”, “vida material”, “ser social” e “consciência social”. Esse conceito nos permite inferir que crianças, jovens e adultos, em sua relação com a escola, não são nem sujeitos totalmente passivos, nem totalmente ativos. Estabelecem uma relação histórica, situada, cultural e dinâmica com a escola, por vezes como sujeitos, outras como sujeitados. Ver mais em p. 33, cap. 3, do livro da disciplina.
c. vida humana, experiência social, ser material e consciência social.
d. experimento humano, vida material, ser social e consciência social.
e. experiência humana, vida material, ser social e consciência social.
Feedback
A resposta correta é: experiência humana, vida material, ser social e consciência social..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à relação com o saber, os PCN consideram o aluno em seus “níveis de organização do pensamento como os conhecimentos e experiências prévias”(BRASIL, 1998, Introdução, p. 38)e pela sua relação com os demais agentes do processo educativo, fundamentados na teoria interacionista de realidade real e proximal de qual autor?
Escolha uma:
a. Montessori
b. Marx
c. Drummond
d. Vigotski
e. Piaget
Vigotski. Para a estruturação da intervenção educativa é fundamental distinguir o nível de desenvolvimento real do potencial. O nível de desenvolvimento real se determina como aquilo que o aluno pode fazer sozinho em uma situação determinada, sem ajuda de ninguém. O nível de desenvolvimento potencial é determinado pelo que o aluno pode fazer ou aprender mediante a interação com outras pessoas, conforme as observa,
imitando, trocando ideias com elas, ouvindo suas explicações, sendo desafiado por elas ou contrapondo-se a elas, sejam essas pessoas o professor ou seus colegas.(BRASIL, 1998, Introdução, p. 38). Ver mais em p. 30, cap. 3, do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: Vigotski.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, os currículos de História tem apontado que umas principais finalidades do Ensino de História é contribuir para o aluno pensar historicamente, formando sua consciência histórica. Qual alternativa abaixo mostra uma das capacidades importantes para a formação da “consciência histórica”?
Escolha uma:
a. Ênfase em cronologias e linhas do tempo lineares e evolutivas.
b. O Ensino de História não deve aparecer nos anos iniciais de escolarização.
c. Fundamentação behavorista:o comportamento do aluno é uma resposta ao estímulo do meio onde está inserido.
As Diretrizes Municipais de Ensino de História de Araucária propõem que “a finalidade do ensino de história é ensinar o aluno a pensar historicamente para a formação da consciência histórica”. Para que essa tarefa seja possível, entende que o ensino de história deve considerar “o aluno como sujeito da própria história”, e encaminhar o ensino a partir “daquilo que é significativo para sua vida em sociedade”, e levar em consideração “o que ele pensa, sabe e se preocupa, bem como a sua participação na realidade social”(ARAUCÁRIA, 2004, p. 76). Circe Bittencourt(2008)analisou diversas propostas curriculares do final do século XX e apontou características comuns:implementação dos currículos legitimada junto aos professores;professor com autonomia pedagógica;pressupostos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico;fundamentação construtivista:aluno sujeito do processo de aprendizagem;aluno possui conhecimentos históricos prévios;ensino de história nos anos iniciais. Ver mais em capítulo 2.
d. O aluno deve ser visto como sujeito da sua própria história.
e. Ênfase nos conteúdos cobrados nos processos seletivos.
Feedback
A resposta correta é: O aluno deve ser visto como sujeito da sua própria história..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para Dubet(1994), a escola não é mais uma instituição com uma função social definida de educar, selecionar e socializar, como constatado pela sociologia funcionalista. Tampouco é uma instituição ajustada para reproduzir as expectativas da sociedade como compreendia a sociologia da reprodução social. A massificação da escolarização desajustou a escola, relativizou o seu valor. Trata-se da sucumbência do modelo de organização da escola com a função de institucionalizar valores, pois a educação escolar não é apenas um espaço de reprodução, mas também de produção, apontando para os atores da escola como construtores do que?
Escolha uma:
a. De uma experiência fatal.
b. De sua própria experiência.
c. De uma experiência coletiva.
“De sua própria experiência”. Dubet e Martuccelli(1997)questionam o que a escola fabrica(produz)e constatam que esta se parece cada vez mais com um mercado do que com uma instituição, em que há uma competição entre os diversos atores, os quais, por meio de diversas estratégias, estão em busca de qualificações cada vez mais raras, submetendo a importância social das filosofias e valores educativos às expectativas e promessas advindas do êxito escolar. Ver mais em:
p. 35, cap. 3, do livro da disciplina.
d. De uma experiência representativa.
e. De uma experiência social.
Feedback
A resposta correta é: De sua própria experiência..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Barton(2001), ao investigar as ideias de crianças norte-americanas e irlandesas do norte sobre a mudança através dos tempos, enfatiza que temos de ter uma ideia da situação dos alunos quando chegam até nós. Se não os compreendermos, nossa mensagem não os atinge, é alienante. As crianças buscam entender a informação histórica ainda muito novas, por meio de toda fonte de informação que chega até elas, mas precisamos conhecer a sua compreensão. Especificamente, em relação à compreensão da mudança, qual é a afirmação que o autor faz?
Escolha uma:
a. crianças e jovens compreendem que as coisas mudaram, mas temos de lhes perguntar porque não mudaram.
“as crianças compreendem que as coisas mudaram, mas temos de lhes perguntar como mudaram.” A partir daí, teremos uma imagem mais alargada das suas ideias históricas, e o modo como aprendem a história é afetado por essas ideias(BARTON, 2001, p. 55-56). Ver mais em:
pág. 50, cap. 5, do livro da disciplina.
b. as crianças compreendem que as coisas mudaram, mas temos de lhes perguntar como mudaram.
c. os adultos compreendem que as coisas não mudam, mas temos de lhes perguntar como.
d. os jovens acreditam que as coisas mudam, mas temos de lhes perguntar como é que mudam.
e. as crianças compreendem que as coisas não mudaram, por isso, devemos lhes questionar isso.
Feedback
A resposta correta é: as crianças compreendem que as coisas mudaram, mas temos de lhes perguntar como mudaram..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É possível cruzar essa visão dos sociólogos franceses Dubet e Martuccelli, com a concepção de literacia histórica de Lee que, ao propor dotar os alunos de uma estrutura utilizável do passado, conclui que “diferentes alunos sairão da escola com diferentes estruturas”(2006, p. 147), pois, entende-se que a experiência de escolarização é:
Escolha uma:
a. Coletiva, mesmo que individualmente.
b. Coletiva, mesmo que em grupo.
c. Singular, mesmo que em grupo.
d. Singular, mesmo que individualmente.
“Singular, mesmo que em grupo”. Dubet e Martuccelli(1997)constatam que a escola era considerada como uma instituição que transformava valores coletivos em personalidades individuais, a socialização podia ser essencialmente concebida como um processo de interiorização de normas e valores. Assim foi considerada pela sociologia clássica, que postulava a identidade do ator e do sistema. Ver mais em:
p. 35, cap. 3, do livro da disciplina.
e. Traumática, pois não se consegue dotar os indivíduos.
Feedback
A resposta correta é: Singular, mesmo que em grupo..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Lee(2001), define, para as investigações das ideias históricas substantivas e de segunda ordem, que:“Existem conceitos substantivos, como agricultor, impostos, datas, eventos, que são muito importantes. Embora a compreensão dos conceitos substantivos seja muito importante, em Inglaterra começamos a ter em conta outro tipo de conceitos também, os “conceitos de segunda ordem”. É este tipo de conceitos, como narrativa, relato, explicação, que dá consistência à disciplina. Conceitos substantivos são os que se referem a conteúdos da história, como por exemplo o conceito de indústria. Conceitos de segunda ordem são os que se referem à natureza da História, como por exemplo explicação, interpretação, compreensão(p. 15 e 20)”. Além dos conceitos históricos de segunda ordem relacionados por Lee, o livro da disciplina acrescenta como importantes para o ensino de história:
Escolha uma:
a. a temporalidade, os marcos de mudança, as fontes históricas, insuficiência de fontes, documentos atuais, antipatia histórica, entre outros.
b. a temporalidade, os marcos de mudança, as fontes históricas, a interferência histórica da atualidade, os documentos históricos, a antipática história, dentre outros.
“A temporalidade, os marcos de mudança, as fontes históricas, a inferência das fontes, os documentos históricos, a narrativa histórica, a empatia histórica, entre outros”. Considerar as ideias históricas de segunda ordem está referenciado na filosofia da história, especialmente em Collingwood(2001), que contribui com o entendimento de que as ideias sobre o passado são elaboradas pelo pensamento humano. Ver mais em:
p. 60, cap. 5, do livro da disciplina.
c. a temporalidade, os marcos individuais, os relatos da história coletiva, a não interferência das fontes, entre outros.
d. a temporalidade, os marca-passos históricos, a narrativa histórica, dentre outros.
e. a temporalidade, os marcos de mudança, as fontes históricas, a inferência das fontes, os documentos históricos, a narrativa histórica, a empatia histórica, entre outros.
Feedback
A resposta correta é: a temporalidade, os marcos de mudança, as fontes históricas, a inferência das fontes, os documentos históricos, a narrativa histórica, a empatia histórica, entre outros..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Não basta a organização por eixos temáticos. As pesquisas em educação histórica têm evidenciado que os conteúdos que mais contribuem para a formação da consciência histórica e o desenvolvimento da literacia histórica são aqueles com os quais as crianças, jovens e adultos têm uma maior empatia, uma maior identificação, uma maior proximidade geográfica, histórica, familiar ou cultural. Outra contribuição das pesquisas em educação histórica é a necessidade de se trabalhar com os conteúdos de forma multiperspectivada. O que isso significa?
Escolha uma:
a. ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a construção de valores sociais históricos.
b. ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a construção de visões históricas diversas.
c. ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a criação de visões históricas individualizadas.
d. ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a construção de visões históricas singulares.
“Ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a construção de visões históricas diversas”. Ainda, que possam contribuir mais efetivamente para a orientação de sua vida prática, sofrendo um novo processo de seleção interno, realizado pelo professor a partir da contribuição das investigações das ideias históricas dos alunos. Ver mais em:
p. 62, cap. 5, do livro da disciplina.
e. ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a criação de versões históricas parciais.
Feedback
A resposta correta é: ou seja, trabalhar nas diversas perspectivas temporais, espaciais, culturais, ideológicas e científicas possíveis, permitindo a construção de visões históricas diversas..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com a mobilização das dimensões da compreensão histórica como competências concorre a estruturação das experiências de aprendizagem específica de estudo dos temas e subtemas, de modo a contemplarem duas outras competências específicas do ensino de história. Quais são elas?
Escolha uma:
a. o tratamento da informação, a utilização de fontes e a consulta popular.
b. o estudo das fontes e a comunicação em história.
c. a competência real e a imaginária.
d. o tratamento de informação e a comunicação pública.
e. o tratamento de informação/utilização de fontes e a comunicação em história.
“O tratamento de informação/utilização de fontes e a comunicação em história”. Salientando que na exploração dos conteúdos é inevitável e imprescindível o entrosamento das três dimensões, que expressam, de facto, uma mesma realidade que se constitui como um todo. Por essa razão, o professor sentirá como natural a mobilização simultânea das três dimensões da Compreensão Histórica, estruturadas com base no Tratamento de Informação/Utilização de Fontes e na Comunicação em História, na abordagem de cada um dos temas e subtemas, competindo-lhe a gestão equilibrada das aprendizagens que lhes são específicas(PORTUGAL, 2001, p. 89, grifos do autor). Ver mais em:
p. 65, cap. 5, do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: o tratamento de informação/utilização de fontes e a comunicação em história..
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A fotografia foi usada, durante muito tempo, como um recurso ilustrativo das pesquisas em história. É com a Escola dos Annales, no século XX, que ampliou a concepção do uso das fontes para além dos registros oficias escritos, que a fotografia ganha o status de documento na produção do conhecimento histórico (SONEGO, 2010, p.113). A fotografia, assim como a pintura e a gravura, é denominada de fonte visual. Com relação a classificação de outras tipologias de fontes, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa com a sequência correta:
I.Fonte oral
II.Fonte documental
III.Fonte material
IV.Fonte impressa
V.Fonte audiovisual
( ) Registros paroquiais, sentenças, decretos, testamentos, inventários.
( ) Jornais, revistas, propagandas, anúncios, charges
( ) Construções, utensílios, mobiliários, roupas, armas.
( ) Filmes, músicas, programas de televisão, documentários, séries.
( ) Entrevistas, depoimentos, lendas, relatos gravados.
Marque a opção que corresponde a sequência correta da correspondência:
Escolha uma:
a. II,IV,III,V,I.
b. III,IV,V,I,II.
A fonte documental corresponde aos registros paroquiais, sentenças, decretos, testamentos, inventários;
as Fontes impressas (mais intimamente relacionadas a imprensa)são os jornais, revistas, propagandas, anúncios, charges);
os exemplos de fonte material são as construções, utensílios, mobiliários, roupas, armas;
a fonte audiovisual é composta pelos filmes, músicas, programas de televisão, documentários, séries e por último, ressalta-se as entrevistas, depoimentos, lendas, relatos gravados como exemplos de fonte oral.
c. II,IV,III,I,V.
d. IV,II,I,V,III.
e. III,V,IV,II,I.
Feedback
A resposta correta é: II,IV,III,V,I..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Monteiro (2002)contribui com o elemento da valorização da relação do professor com o saber histórico e como mobilizador deste saber, de sua forma acadêmica, e relacionando-o com os saberes dos alunos e outros, entre eles o saber da experiência docente, o transforma, com relativa autonomia, no saber histórico escolar. Com base em Chevallard e Lopes, como é nome que ela o chama?
Escolha uma:
a. de transposição acadêmica.
b. de transposição/mediação didática.
“De transposição/mediação didática”. A pesquisadora remete, ainda, ao professor, a responsabilidade de eleger a perspectiva do saber histórico acadêmico que vai utilizar como referência. No entanto, segundo a pesquisadora, com base em Moniot, o ensino de história, “diferentemente da matemática, línguas, educação física, não possui exercícios ou atividades que lhe sejam próprias” (2002, p. 107). Ver mais em:
p. 71, cap. 6, do livro da disciplina.
c. de justaposição didática.
d. de transposição escolar.
e. de transposição coletiva.
Feedback
A resposta correta é: de transposição/mediação didática..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho escrito pelo historiador francês Jacques Le Goff, que descreve sua concepção de documento histórico e de como este deve ser tratado pelo historiador.
É antes de mais nada o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, a época, da sociedade que o produziram, mas também das épocas sucessivas durante as quais continuou a viver, talvez esquecido, ainda que pelo silêncio. O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados desmistificando-lhe o seu significado aparente. O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro - voluntária ou involuntariamente - determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingênuo. [...] um monumento é em primeiro lugar uma roupagem, uma aparência enganadora, uma montagem. É preciso começar por desmontar,
demolir esta montagem, desestruturar esta construção e analisar as condições de produção dos documentos-monumentos GOFF, 1996, p.538).
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas:Editora UNICAMP, 1996. p. 538.
Partindo do princípio que o saber histórico produzido por historiadores precisa ser utilizado em sala de aula, para a construção da consciência histórica, marque a afirmativa incorreta sobre o uso de documentos e fontes no Ensino de História:
Escolha uma:
a. Para que os alunos possam compreender um documento ou fonte, é necessário que realizem um trabalho de pesquisa e indagação dos seus elementos constitutivos:tipologia, autor, data, contexto de produção, conteúdo, características.
b. Os documentos devem ser vistos pelo professor e pelos alunos como prova dos acontecimentos/fatos históricos, pois retratam fielmente a realidade de uma determinada época.
c. A história denominada de positivismo utilizava os documentos para comprovar, informar ilustrar, exemplificar os acontecimentos históricos, vistos como imutáveis.
d. Nas aulas de história, o professor deve proporcionar aos alunos o contado com diversos tipos de fontes:cartas, objetos, filmes, propagandas, leis, entrevistas.
A concepção positivista abordada nesta alternativa não corresponde a que as novas pesquisas em Ensino de História têm demonstrado em relação ao conceito de fontes e ao trato das mesmas:
fontes e documentos não são consideradas como prova dos acontecimentos e fatos históricos bem como, conforme apontou Le Goff,, não existe documento-verdade. O conhecimento histórico não é pronto e acabado, pode se reinterpretado à luz de novas evidencias e inferências.
e. O professor deve propor que os alunos que investiguem os documentos e fontes trazidas para sala de aula, observando, analisando, explicando, inferindo e construindo narrativas históricas.
Feedback
A resposta correta é: Os documentos devem ser vistos pelo professor e pelos alunos como prova dos acontecimentos/fatos históricos, pois retratam fielmente a realidade de uma determinada época..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Monteiro (2002, p. 233)localiza o campo de investigação de sua pesquisa em uma “região de fronteira entre os campos da história e da educação e, dentro deste último, na confluência das áreas de didática, currículo e formação de professores”, inserindo-o no campo do ensino de história e utilizando o conceito de _________________ para articular o saber histórico ________ com o saber histórico ______.
Agora, assinale a alternativa que completa a sequência correta das lacunas.
Escolha uma:
a. didática docente, acadêmico e escolar.
b. transposição didática, acadêmico e especial.
c. transposição didática, espacial e individual.
d. transposição didática, individual e coletivo.
“Transposição didática, acadêmico e escolar”. A autora aponta limites ao conceito de transposição didática, uma vez que esse conceito propõe denunciar uma ruptura, mas como termo parece indicar apenas uma mudança do conteúdo de lugar, sem mudança conceitual. Ver mais em:
p. 70, cap. 6, do livro da disciplina.
e. transposição didática, acadêmico e escolar.
Feedback
A resposta correta é: transposição didática, acadêmico e escolar..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de literácia histórica para o historiador Peter Lee (2008), está relacionado com a capacidade do aluno dar sentido ao passado e, simultaneamente, utilizar este conhecimento de modo que tenha uma utilidade/aplicabilidade. A respeito do conceito de literacia, coloque V ou F nas sentenças.
1( )O aluno desenvolve a capacidade de dar sentido ao passado quando ele comprova a veracidade dos fatos e acontecimentos históricos, através das fontes, desenvolvendo a literacia histórica.
2( )O estudo da história pode ser útil na vida do educando, na medida em que ele aprende como memorizar os conteúdos e aplicar está técnica nas provas das demais disciplinas.
3( )O uso de fontes diversas pelo professor em sala de aula contribui para que o aluno se oriente no tempo e desenvolva a literacia histórica.
4( )A literacia história está relacionada a habilidade de o educando construir uma explicação e narrativa do passado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
a. 1- F, 2-V, 3-F, 4-V
b. 1-F, 2-V, 3-V, 4-F
A sentença 1 é falsa porque o conhecimento histórico é plural, e não existe apenas uma explicação para seus eventos ou uma verdade absoluta. Esta tendência de ensino de história, que fez parte por muito tempo dos bancos escolares, não possibilita o desenvolvimento da literária histórico, conforme a acepção do termo. A afirmativa II é falsa pois a utilidade /aplicabilidade, para o autor, está relacionada com o letramento do aluno em História, ou seja, com o desenvolvimento da literária histórica. A sentença 3 relata a importância da utilização, por parte de professores e alunos, de diversas tipologias de fontes na construção da Literácia histórica, pois a aprendizagem dos conceitos de temporalidade contribue para que o indivíduo se oriente no tempo, sendo este um elemento essencial na formação da literária histórica. Portanto, esta alternativa é verdadeira. Também é correta a opção 4, pois a elaboração de narrativas históricas a partir da indagação da fontes e construção do conhecimento é crucial na ampliação da Literácia Histórica.
c. 1- V, 2-F, 3-V, 4-F
d. 1-V, 2-V, 3-F, 4-F
e. 1-F, 2-F, 3-V, 4-V
Feedback
A resposta correta é: 1-F, 2-F, 3-V, 4-V.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Levando em consideração as orientações dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)sobre importância da utilização de fontes históricas em sala de aula, uma professora do Ensino Fundamental disponibilizou para os alunos um trecho do relato do escritor Euclides da Cunha sobre seu testemunho da Guerra de Canudos (1896-1897):
“Canudos não se rendeu. Exemplo único de toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus ultimo defensores, que todos morreram. Em quatro apenas:um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente das quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”.
CUNHA, E. Os sertões (1902). Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1987, p.407.
Seu encaminhando metodológico consistia em realizar a leitura do texto do livro didático sobre esse movimento de insurreição no início da Republica;realização das atividades de questionário propostas pelo manual e apresentação do trecho do livros Os Sertões de Euclides da Cunha, seguido da explanação oral sobre importância da obra para a Literatura brasileira.
Baseando-se no livro da disciplina e no caso relatado acima, reflita sobre as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I-A fonte histórica literária foi utilizada pela professora como uma ilustração do conteúdo sobre o movimento de insurreição de Canudos, liderado pelo religioso Antônio Conselheiro, na primeira Republica Brasileira.
II-Ao trabalhar em sala de aula com a fonte literatura que envolvia trama e personagens de um acontecimento real, a professora conseguiu realizar o procedimento de construção da narrativa histórica com os alunos.
III-A metodologia apresentada aos alunos não contemplou o desenvolvimento da temporalidade e da relação presente/passado fundamentais para a construção da consciência histórica.
Escolha uma:
a. As afirmativas II e III são falsas.
b. Somente a afirmativa III está correta.
As alternativas I e III estão corretas. Na afirmativa I é correto afirmar que a professora usou a fonte histórica apenas para ilustrar o conteúdo e não para construir a consciência histórica do educando. A afirmativa II está incorreta, pois, com o procedimento realizado pela docente o aluno teria dificuldades em construir uma narrativa histórica sobre o objeto pesquisado, atribuindo-lhe sentido.
c. As afirmativas I e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Somente a afirmativas II

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes