Buscar

Avaliação Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e 
Impactos Ambientais - CT
Aluno (a): 
Data: 30/08/2019
Avaliação Aula 03
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação Aula 03 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1) Em sua opinião, é possível uma restauração ambiental de uma área totalmente degradada? Ou só é possível uma recuperação parcial do meio biótico devastado e de seus recursos naturais? Explique, citando exemplos verídicos que tenham sido noticiados na mídia, de projetos de sucesso de recuperação ambiental e de outros que não conseguiram seus objetivos.
	Não é possível AINDA uma restauração total de uma área degradada, atualmente é possível somete uma recuperação parcial do meio biótico, mas alguns projetos de vem sendo implantados como por exemplo o Projeto Pomar.
2) As poluições atmosférica, sonora e visual são outros exemplos de impactos ambientais negativos, que podem ocorrer na implementação de empreendimentos e atividades impactantes. Descreva que tipos de alteração esses fatores impactantes podem promover negativamente sobre o meio ambiente.
		-Os principais problemas atmosféricos urbanos são: chuva ácida, ilhas de calor e inversão térmica.
	-Os principais problemas Sonoros são: Estresse; Depressão; Insônia; Agressividade; Perda de atenção; Perda de memória; Dor de cabeça; Cansaço; Gastrite; Queda de rendimento no trabalho; Zumbido; Perda de audição temporária ou permanente e Surdez.
	-Os principais problemas visuais são: Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.
3) Com base na aula, defina o que é medida mitigadora e detalhe quais são essas medidas.
	
	Medidas mitigadoras são ações tomadas pelo empreendedor com o objetivo de minimizar ou eliminar eventos adversos que se apresentam com potencial para causar impactos ambientais adversos ao meio natural.
	As medidas mitigadoras podem ser classificadas como:
- Medidas Mitigadoras preventivas
- Medidas Mitigadoras Corretivas
	- Medidas Mitigadoras Compensatórias
4) Defina a diferença entre área degradada, área alterada ou perturbada e recuperação? Qual Política Federal trata sobre essas definições.
		Uma área degradada é aquela que, após sofrer a degradação não retorna ao seu estado anterior pelo processo natural. Já a área alterada ou perturbada mesmo após sofrer impactos mantém meios de regeneração natural capazes de solucionar o problema ao longo do tempo e a restauração restitui a área o mais próximo possível da sua condição original. 
	As políticas consistem em:
	-Interrupção do fator de degradação
	-Análise do Solo
	-Seleção dos métodos de recupeção
	-Seleção das espécies
	-Monitoramente e avaliação
	-Área recuperada
5) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), estabelece por meio de sua Instrução Normativa no 4, de 13 de abril de 2011: o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). As principais diretrizes para a implantação do PRAD conforme a Instrução, são?
		-Estabelecer procedimentos para elaboração de Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ou Área Alterada, para fins de cumprimento da legislação ambiental, bem como dos Termos de Referência. 
		-Reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e as medidas adequadas à recuperação da área, de acordo com as especificações dos Termos de Referência.
		-Contemplar peculiaridades locais sem atender a todas as diretrizes e orientações técnicas constantes nos Termos de Referência, desde que tecnicamente justificadas.
		-Estimular e conduzir a regeneração natural da vegetação nativa, desde que as condições assim permitirem, por meio de análises técnicas.
		-Implementação de projeto simplificado de recuperação de área degradada ou alterada, em pequena propriedade rural ou posse familiar, também por meio de termo de referência.
		-O PRAD deverá informar as técnicas e os métodos a serem empregados de acordo com as peculiaridades de cada área, preferencialmente aqueles de eficácia já comprovada.
		-O PRAD deverá propor medidas que assegurem a proteção das áreas degradadas ou alteradas de quaisquer fatores que possam dificultar ou impedir o processo de recuperação.
		-Prioridade à proteção e conservação do solo e dos recursos hídricos, e a aplicação imediata de técnicas de controle da erosão.
		-Embasamento teórico que contontemple as variáveis ambientais e seu funcionamento similar ao dos ecossistemas da região.
6) Diferencie APP de APA.
	APP - Tem uma finalidade protecionista mais voltada à flora - “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa”. Logo, restringem-se mais às florestas e demais formas de vegetação, possui uma área protegida, inserta ou não em uma unidade de conservação e pode estar em zona rural ou urbana.
	APA - Tem uma finalidade ampla, que abrange toda a área e todos os atributos abióticos e bióticos nela existentes, assim como bens estéticos e culturais, é uma espécie de unidade de conservação do tipo “uso sustentável” e situam-se geralmente em zonas rurais.
7) Cite as principais ações responsáveis pela degradação das matas ciliares e cite alternativas efetivas para recuperação dessas áreas.
	
	As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares, as queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas 	de degradação. O efeito das queimadas leva ao empobrecimento progressivo do solo.
	
A seguir estão alguns métodos de recuperação que podem ser aplicados em matas ciliares degradadas:
 
	-Plantio total: plantio de todos os indivíduos florestais, em espaçamento uniforme por toda a área a ser recuperada.
	-Enriquecimento: plantio de alguns indivíduos florestais para aumentar a diversidade das espécies pré-existentes.
	-Regeneração natural: condução das condições ambientais para que a floresta regenere por si só.
	-Nucleação: combinação de elementos, tanto do meio biótico quanto do físico, que visa proporcionar condições de nichos de regeneração e melhoria da conectividade da paisagem, atuando como base para favorecer a sucessão ecológica.
	-Sistemas agroflorestais (SAF): sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas, forrageiras e/ou em integração com animais.
8) Os danos causados por acidentes ambientais podem ocorrer direta ou indiretamente, e seus casos mais graves envolvem geralmente produtos perigosos, muitos originados de indústrias químicas e com propriedades tóxicas e reativas ao meio ambiente, podendo causar incêndios, explosões, intoxicação em massa, vítimas fatais e mortandade de espécies inteiras de ecossistemas. Pesquise e detalhe em poucas palavras sobre um acidente provocado por produtos perigosos no Brasil e quais foram as suas consequências.
		Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu, no Paraná (2000), O desastre comprometeu o ecossistema da região e afetou peixes e mamíferos, como antas e capivaras. A população ribeirinha também sofreu com o cheiro forte e o comprometimento da qualidade da água dos rios.
9) Decreto no 5.098/2004, que dispõe sobre a criação do Plano Nacional e Resposta Rápida a Emergências Ambientais (P2R2) e tem como objetivo a prevenção de acidentes comprodutos químicos perigosos e, principalmente, a elaboração de um sistema de pronta resposta em caso de emergências. Com base no Direito Ambiental, conceitue os seus príncipios.
		- Princípio da informação: é o direito do cidadão a todas as informações que julgar necessárias sobre os aspectos ambientais (fatores de risco, descrição de suas características, aspectos legais etc.); 
		- Princípio da participação: é a participação da sociedade civil nas questões ambientais por meio de audiências públicas, pela educação ambiental e outros instrumentos ambientais; 
		- Princípio da prevenção: é a possibilidade real dos riscos, mediante a lógica científica dos fatos e probabilidades, ou seja, seu nexo causal; 
		- Princípio da precaução: é o afastamento do perigo para a segurança do meio ambiente, e com isso, a garantia de seus recursos às gerações futuras; 
		- Princípio da reparação: baseia-se na necessidade de que todo aquele que degrade de qualquer forma o meio ambiente repare o dano; 
		- Princípio do poluidor-pagador: tal princípio se baseia na necessidade da reparação dos danos causados por quem polui.
10) Pesquise um projeto de recuperação ambiental, abordando principalmente quais fatores ambientais foram recuperados e os métodos utilizados para o alcance desses resultados.
		Projeto Pomar, o projeto de recuperação ambiental e paisagística do rio Pinheiros, denominado Pomar Urbano, foi lançado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em 1999 visando recuperar a vegetação e devolver a vida às margens do rio. Desde o início do projeto, a parceria com a iniciativa privada foi central para a recuperação das margens do rio Pinheiros. As margens direita (leste) e esquerda (oeste) foram subdivididas em trechos, cedidos às empresas parceiras para implantação ou manutenção de projeto paisagístico, além de que, o projeto forma profissionais, desenvolve projetos educativos, disponibiliza palestras e oficinas – como conhecer o funcionamento de uma estação de tratamento de água e fazer compostagem – visando conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e a cidade.
Avaliação Aula 03: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais - CT

Outros materiais