Buscar

resenha de treinando a observação participante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: Mária Lúcia
FOOTE-WHYTE, W. Treinando a pesquisa participante. In ZALUAR, Alba Desvendando máscaras sociais. Francisco Alves Editora, 1975, pp. 77-86.
A antropóloga brasileira, Alba Maria zaluar Guimarães, em “desvendando máscaras sociais" que foi lançado pela livraria Francisco Alves editora s.a, discute sobre algumas técnicas de pesquisa de campo e alguns outros agrupamentos, mas a resenha tomou por objetivo o 3 capítulo que fala sobre “ treinamento da observação participante” que é elaborado pelo sociólogo americano Willian Foote- whyte, que busca mostrar a discussão dessa técnica prática vivida por ele.
O capítulo constitui 10 páginas no geral, as primeiras trata da chegada de Willian em Corneville onde ele conta com o auxílio de Doc, que como bem colocado no capítulo mostra um certo conhecimento da cidade e influência entre os grupos, o capítulo tem como proposta assim como a ida de Willian em corneville a observação participante feita por ele como pesquisador inexperiente na cidade em consonância com os grupos observados, o objetivo proposto é mostrar a importância da ida em campo para uma análise mais rica e detalhada das pessoas e local pesquisado.
Willian tinha o propósito de analisar todo o comportamento das pessoas dos grupos onde ele frequentava, logo de início cometeu erros e observou que as práticas daquele povo era divergente da sua. Willian percebeu que sua presença ainda estava causando desconfiava, então precisava se integrasse mais nos grupos em que frequentava com Doc, a sua aceitação dependia de relações pessoais, para que assim o seu trabalho fosse realizado de maneira construtiva, ainda não tendo feito muitas pesquisas conseguiu observar pontos importantes como a diferença entre homens e mulheres tinha na cidade, os homens era possuidores de liberdade mas a mulher tinha que ser prendada e reservada.
Willian não tinha feito tantas pesquisas, contudo precisava obter mais com esses indivíduos e explicar o porquê de estar ali, contudo ele mostra e aceita que era mais importante a sua presença é suas relações do que suas explicações que poderiam ser respondidas através do indivíduo chave que era Doc, e que tais relatórios poderiam ser feitos através de conversas de terceiros que possibilitariam ele extrair o suficiente mesmo não estando na presença do grupo. William tinha consciência de que era necessário respeitar o espaço do outro e saber a hora certa de se aproximar para obter informações que era quase sempre adquirida através do líderes dos grupos. Com o tempo foi aprendendo e desenvolvendo capacidades que antes não tinha, usou de seus conhecimentos básicos sobre temas que existia em esquinas para se reunir-se ao grupo é fazer parte dos debates, mas sempre sabendo o seu ligar de pesquisar e não de centro das reuniões, estava ficando perspicaz ao ponto de dar sua opinião mas não influências nas decisões, observou características onde tais atitudes eram inadmissíveis como por exemplo um guarda ser subornado, isso causou constrangimento desde então aprendeu a não fazer interrogatórios pois as pessoas poderiam se afastar.
Desde então entendeu que era necessário se retrai-se um pouco para que as questões chegassem até ele, se possível chegavam até melhores e em maior quantidade do que se houvesse perguntado, com algumas atitudes tomadas por ele em um passeio com os Nortons, Nortons era o grupo do qual ele observava em corneville, ele percebeu que eles não estavam querendo que o Willian fossem iguais a eles no forma de ser e agir mas que seria muito mais interessante se ele se mostrasse diferente do habitual ali, ele estava lá para fazer pesquisa de um grupo que tecnicamente seria diferente dele, para os Nortons bastava apenas que ele fosse agradável para a convivência e assim obter seus resultados da sua observação. Com propostas ele percebeu que poderia ser útil e além disso com cargos que não eram de tanta importância mesmo assim isso lhe ajudaria a realizar suas pesquisas. Com esse novo cargo veio consigo deveres que em corneville era de costume espreitar dinheiro lá da quem precisasse, mas percebeu que seria impossível fazer gestão de gratidão financeira sem por em risco suas relações caso não lhe fosse devolvido o valor, no entanto tentou ser o mais despreocupado possível com esse fato, mas foi capaz de entender que não é fácil ficar despreocupado mas é necessário passar segurança para o próximo.
Willian mostrou que pode trazer problemas fazer parte de grupo diferentes apesar de sua presença ser de pesquisador, as alianças trouxeram pra ele uma responsabilidade para o grupo do qual era mais próximo, mas isso lhe fez perceber que essas alianças lhe foram importante para o aproveitamento de suas observações, no final de suas observações em campo tinha informações de todas as espécies e muitos já não se lembrava mais, isso mostra a importância d organização dos dados de acordo com a necessidade e a quantidade de informações obtidas.

Outros materiais