Buscar

caso clinico de Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Clinico Neuro
Paciente J.E.S.F, 70 anos, taxista, hipertenso, diabético, obeso. Foi internado no M.H.V com quadro clínico de pressão alta , evoluindo para um A.V.C isquêmico E. Ficando internado por dois meses. Fazendo acompanhamento com neurologista e cardiologista. Faz uso de medicações. Encaminhado ao setor de fisioterapia, paciente foi avaliado. Observando assim o uso de dispositivos auxiliares (bengala) para deambulação. Inchaço nos MMII, Hemiparesia D, subluxação inferior de ombro D, mobilidade articular reduzida no MSD. Dor no joelho D. Lentificação dos movimentos, tronco em bloco, sem coordenação em alguns movimentos em ortostatismo.
Objetivos
· Reduzir a dor
· Tratar a subluxação de ombro
· Normalizar tônus em hemicorpo;
· Melhorar propriocepção;
· Treino de atividades de vida diárias;
· Reduzir o Inchaço;
· Melhorar a marcha;
· Ganhar Equilíbrio;
· Prevenir contraturas e deformidades;
· Prevenir dores articulares;
· 
Condutas
· Turbilhão de água aquecida por 10 minutos. TENS no início do tratamento se a dor estiver intensa. Crioterapia para aplicar quando o paciente estiver em casa com supervisão.
· Pompage muscular. Facilitação neuromuscular proprioceptiva. DIAGONAL PRIMITIVA DE MMSS (2). FLEXÃO/ABDUÇÃO/ROTAÇÃO EXTERNA. Uso de órteses (tipoias)
· Bobath (MMII): em decúbito lateral com o lado direito em abdução, semiflexão
e rotação externa de quadril, joelho flexionado e pé apoiado, com transferência
de peso e aumento gradual da ADM. Bobath (MMSS): Alongamento da musculatura do membro superior direito através dos pontos chaves do Bobath (rotação externa, extensão do cotovelo e extensão de punho e dedos).
· Discos proprioceptivos, deambulação em diferentes terrenos, exercícios táteis com texturas diferentes, tábua basculante sentado e em pé, tudo isso faz com que ocorra 
envio de estímulos proprioceptivos diferentes ao cérebro do meu paciente. 
· Exercicios para a independência das trocas posturais (deitado se deslocar no leito, virar para o lado, deitado para sentado, sentado para deitado, sentado para em pé e em pé para sentado), sedestação, bipedestação, treino para auto cuidados, treino para as AVD’s com restrição do membro preservado;
· Drenagem linfática. Crioterapia.
· Exercício com e sem obstáculos. Uso de auxilio de locomoção para dar mais confiança.
· Estimulo da região do corpo que está debilitada. Adaptações sensório-motoras, adequando a estímulos de confiança e estabilidade (podendo-se utilizar diversos recursos e materias). Estimulos para a cognição. Atividades reflexas da musculatura (estímulos inesperados e repetinos).
· Termoterapia: Infravermelho, Micro-ondas, compressas de água morna (Prestando atenção na sensibilidade da paciente). Massoterapia: Massagem relaxante e massagem transversa. Alongamentos: Ativo no lado preservado (esquerdo) e passivo no lado sequelado (direito).
Pescoço e ombro - Incline o pescoço para a direita e depois para a esquerda, durante 20 segundo de cada lado. 
Coluna - Em sedestação com as pernas estendidas abertas na altura do quadril. Estenda e abra os braços na linha dos ombros, com as pontas dos pés apontando para você, inspire girando o tronco para a direita e expire retornando à posição inicial, realizar o movimento para o outro lado. 10 repetições ou menos caso atinja a limitação do paciente. 
MMII - Em decúbito dorsal, paciente flexiona a perna com auxílio de uma bandagem elástica. Ainda em decúbito dorsal, flexiona o joelho e com as mãos tenta encostá-lo no abdômen. 10 repetições ou menos caso atinja a limitação do paciente. 
Treino de marcha.
· Hidrocinesioterapia: Alongamentos e exercícios de MMII e MMSS (os exercícios podem ser utilizado o mesmo padrão do alongamento, sendo acrescentado algum mecanismo de resistência).
Paciente em pé com as mãos apoiadas na borda da piscina, terapeuta coloca um macarrão na perna do paciente, pede que ele faça uma leve extensão e com ajuda do empuxo da água essa perna realizará uma extensão do quadril alongando assim os músculos do quadríceps.
Paciente em pé com as mãos apoiadas na borda da piscina, uma perna para frente e a outra para trás, ele irá transferir o peso do corpo para o pé dianteiro, flexionando o joelho para frente. Alongando assim a musculatura do tríceps sural.
Paciente submerso até a altura da cervical, realiza abdução, adução, flexão e extensão de MMII e rotação de tronco para ambos os lados.
Caminhada (treino de marcha).

Outros materiais