Buscar

A arte é o elo entre dois mundos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A arte é o elo entre o lúdico e o real. Esta frase traz uma gama de possibilidades quando se fala em aprendizagem. A arte é expressa desde os primórdios da humanidade, já que era assim que o homem se comunicava.
Levando em consideração a palavra arte, que significa técnica/habilidade, podemos pensar que a aprendizagem caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das crianças no seu desenvolvimento escolar, ampliando a sensibilidade, a reflexão, a percepção e a imaginação. (BRASIL, 1998).
“A arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. (Ferraz e Fusari, 2001). 
A inclusão da arte na aprendizagem se faz importante, pois sabe se que além de aumentar o desempenho escolar, promove a autoconfiança nos alunos. Além disso, ajuda no processo de desenvolvimento da criatividade, pois as iniciativas artísticas têm tudo a ver com a imaginação, com a capacidade de pensar fora da caixa e criar alternativas para a solução de um problema. A arte ajuda a pensar e a se desenvolver. 
“A arte pode ser compreendida como um dos mais válidos recursos para expressar idéias e sentimentos em determinados momentos da vida humana”. (Mosquera, 1976, p.99).
Além da criatividade e autoconfiança, a arte também estimula a escrita através dos rabiscos que mais tarde se tornarão palavras, pois ao rabiscar, as crianças treinam suas habilidades com o lápis, e é a partir desses movimentos feitos com as mãos que possibilitará a sua alfabetização.
Levando em consideração o exposto acima, fica clara a importância da arte na aprendizagem do estudante, desde a primeira infância, estimulando habilidades importantes para a aprendizagem.
Referências bibliográficas:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:MEC/SEF. V. 3, 1998.
FUSARI, M. F. R; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

Outros materiais