Buscar

ATV 3 ANNA CAROLINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade de Aprendizagem: 7 
	Análise Físico-Química e Microbiológica em Saneamento Ambiental
	7°
	M.a Anna Carolina Fernandes Valadares
	U
	Semestre: 2021/1
Disciplina:
Período:
Docente: Turma:
ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA
QUESTÃO 01: A determinação da qualidade desejável para as águas de um determinado corpo hídrico depende do uso que se quer dar para essas águas. Assim, a análise dos parâmetros de qualidade de águas é essencial para avaliar as consequências de uma determinada atividade em corpos hídricos, além de estabelecer os meios para que se satisfaça determinado uso da água. O que são parâmetros de qualidade de águas? Cite exemplos. No cálculo do IQA são considerados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitratos, fosfatos, temperatura da água, turbidez e sólidos totais, gerando um índice com valores variando de 0 a 100 os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.
QUESTÃO 02: Dentre os parâmetros físico-químicos de qualidade e águas pode-se citar a dureza e alcalinidade. Explique a diferença entre eles e por que é importante que a água para consumo esteja dentro dos padrões estabelecidos pela legislação para esses parâmetros.
Alcalinidade: causada por sais alcalinos, principalmente de sódio e cálcio; mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos; em teores elevados, pode proporcionar sabor desagradável à água, tem influência nos processos de tratamento da água. Dureza: resulta da presença, principalmente, de sais alcalinos terrosos (cálcio e magnésio), ou de outros metais bivalentes, em menor intensidade, em teores elevados; causa sabor desagradável e efeitos laxativos; reduz a formação da espuma do sabão, aumentando o seu consumo; provoca incrustações nas tubulações e caldeiras. Esses parâmetros são importantes na detecção de agua mais pura pra consumo, e que causa menos risco à saúde.
QUESTÃO 03: Por quê é importante avaliar a cor e a turbidez de corpos hídricos?
A turbidez é muito útil em análises ambientais em bacias hidrográficas, uma vez que é possível associar o uso e cobertura do solo a este parâmetro, a fim de se detectar danos nos cursos d'água relacionados a atividades humanas por exemplo. Assim, a percepção da coloração das águas influencia a sua estética e contribui na avaliação de sua qualidade e nos cuidados para a conservação de recursos hídricos e ecossistemas aquáticos.

Outros materiais