Buscar

av1 dentistica

Prévia do material em texto

1.O que se entende por estratificação natural anatômica na restauração de dentes anteriores com resina composta? Cite, na ordem correta, as camadas resinosas com os respectivos graus de translucidez/opacidade utilizados nesta técnica. (1,5 ponto)
Insira sua resposta
É a uma parte muito importante da restauração pois é como mascarar a interface dente restauração sendo assim a restauração é feita fielmente ao dente natural , usando camadas de resina para fazer o papel de esmalde e de dentina .
1 º Usamos resina translúcida para compor toda a região palatina.
2º Usamos resina mais opaca , para compor região do meio .
3ºUsamos resina mais translúcida ,sendo feito o contorno insisal e interproximal , simulando o esmalte .
2.Qual(is) o(s) parâmetro(s) clínoc(s) de que realizamos a remoção total do tecido cariado? (1 ponto)
A dentina fica mais clara ,opaca , faz um barulho " grito da dentina "
Insira sua resposta
3.Paciente M. N. B. de 18 anos, foi liberado do trabalho, exclusivamente naquele dia, para ir à clínica de Dentística da UNESA para tratamento do elemento 36 que apresentava altura cérvico-oclusal diminuída. Ao exame clínico, o aluno verificou presença de cavidades patológicas extensas nas faces oclusal e mesial e ao exame radiográfico, presença de lesões no teto da câmara sem comunicação com a cavidade pulpar e sem espessamento apical. Percebeu também a ausência do 35 e 37. O aluno anestesiou o paciente, realizou a remoção total do tecido cariado e a parede circundante cervical mesial ficou sem esmalte. Responda: (5,0 pontos)
a)	De acordo com o caso clínico relatado, qual deve ser a conduta a ser adotada pelo aluno?
Isolamento de campo , remoção do tecido cariado, fazer o forro com cimento de hidróxido de cálcio, a base com cimento de ionômero de vidro e a restauração definitiva.
b)	Quais brocas deverão ser utilizadas na confecção do preparo cavitário?
Carbides em baixa rotação para dentina;
Cilíndricas de ponta arredondada ou brocas pera longa para a caixa proximal; Brocas cilíndricas de ponta arredondada para o ístimo.
c) Existe a indicação de técnica do sanduíche fechado para esse caso? Justifique sua resposta.
Sim. Porque não apresenta contato com a câmera pulpar e não tem sintomatologia dolorosa. 
d) Que tipo(s) de matriz e cunhas poderão ser usadas no caso em questão?
Podem ser usadas matrizes e cunhas individuais .
e) Cite o(s) grampos a serem utilizados no caso. Justifique
Insira sua resposta
26, W8A ou 14A . Porque utilizamos esses grampos em casos de coroa clinicas curtas .
4.Clasifique como Falso ou Verdadeiro as afirmativas abaixo, justificando suas opções: (2,5 pontos)
a)	O emprego da técnica do sanduíche como base em resinas posteriores extensas reduz o efeito deletério da contração de polimerização das resinas. 
V - Porque a técnica do sanduíche efetua por meio da associação do ionômero de vidro com a resina composta, colaborando para a diminuição do efeito deletério da contração de polimerização de resinas
b) Cimentos óxido de zinco e eugenol não devem ser empregados como restaurações provisórias previamente a confecção de restaurações com resinas compostas.
V - Porque ele é um inibidor de polímero , dificultando a polimerização da resina composta .
c)	O preparo cavitário para resinas posteriores deverá apresentar ângulo cavosuperficial nítido, sem bisel, e ângulos internos arredondados oriundos da utilização de brocas cilíndricas de ponta arredondadas em cavidades de ístmo de pequena extensão.
F - Porque nao usamos brocas cilíndricas e sim em forma de pera
d)	A introdução de um diluente na matriz orgânica de uma resina composta tem por função melhorar a moldabilidade do compósito.
v - Porque ele propõe mais viscosidade do material , e atraves disso conseguimos dar forma a resina .
e)	A propagação da lesão cariosa no esmalte em lesões de cicatrículas e fissuras apresenta formato de um triângulo com o vértice para a oclusal e nas lesões de superfícies lisas este triângulo apresenta a base voltada para a superfície externa do dente.Leitura Avançada
v- Porque as lesões em cicatrículas e fissuras apresentam formato de triangulo com ápice voltado para oclusal porque seguem as direções dos prismas de esmalte e a mesma coisa acontece com lesões em superfícies lisas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes