Buscar

Demanda química de oxigênio (DQO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Demanda química de oxigênio (DQO)
 “A DQO visa medir o consumo de oxigênio que ocorre durante a oxidação química de compostos orgânicos presentes numa água. Os valores obtidos é uma medida indireta do teor de matéria orgânica presente.” (NUVOLARI, 2003).
A demanda química de oxigênio, sintetizado pela sigla DQO, é a quantidade de oxigênio consumida na oxidação química da matéria orgânica existente na água. É um parâmetro bastante relevante na analise de qualidade da água e tratamento de esgoto, pois a matéria orgânica presente ocasiona o consumo do oxigênio dissolvido pelos microrganismos no processos metabólicos que é um dos principais problemas de poluição. Os principais compostos oxidáveis são: o nitrogênio (de proteína), carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, ou enxofre e fósforo de detergentes. 
Os matérias inorgânicos e orgânicos, materiais redutores, estão presentes na água, porém são provenientes de fontes naturais e de resíduos de indústria, como as fabricas de papel e metalúrgicas. Tal contaminação gera danos ao crescimento de plantas, se forem regadas com água contendo altos valores de DQO, especialmente se estiverem em solo pobre. 
A determinação da DQO é feita por meio de uma técnica simples, sabendo que é uma oxidação química, nesse procedimento todo material existente no efluente (biodegradável ou não) é oxidado através de um agente químico forte, nesse caso é o dicromato de potássio (K2Cr2O7), em meio ácido (ácido sulfúrico) e em altas temperaturas, na presença de catalisador (sulfato de prata + ácido sulfúrico) e na presença de mercúrio como complexante. A quantificação do dicromato reagido equivalente a matéria orgânica, pode ser feita pela tituação de óxido redução do dicromato excedente com o sulfato ferroso aminiacal, usando ferroina como indicador. A reação representa mostra tal reação:
Matéria orgânica + K2Cr2O7 + H2SO4 -> CO2 + H2O + prod. Ñ oxidados + K2Cr2O7

Outros materiais