Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Pré-visualização | Página 1 de 4

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TEXTO - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 01
Questão 1
Relatores equivalem ao que muitos livros e gramáticas de língua portuguesa denominam conectivos e são as palavras encarregadas de, como o nome já diz, estabelecer relações entre os períodos ou entre suas partes. Essas relações podem ser de soma, contradição etc.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 2
O texto é um conjunto de ideias acerca de um tema e deve desenvolver e aprofundar um assunto, a partir do encadeamento e da progressão de informações. Partindo da estrutura maior para a menor, temos 
texto; 
parágrafos; e 
períodos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Os parágrafos têm duas funções de muita importância na organização textual. A primeira delas é oferecer um leiaute agradável aos leitores. Ler um texto longo e com um parágrafo único não é uma tarefa muito fácil e muito menos atraente. Por isso, a paragrafação encarrega-se de dividir o texto em blocos. Claro que essa divisão não é aleatória e é nesse ponto da questão que entramos na segunda função desempenhada pelo parágrafo: a unidade temática. Cada parágrafo detém-se sobre uma parte do tema do texto
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Associe os tipos de períodos 
O crescimento desenfreado, nas grandes cidades, provoca inúmeros problemas no trânsito, que passará a ser monitorado por novos radares.
PERÍODO COMPOSTO
 
A instalação de mais radares eletrônicos garantirá mais segurança no trânsito.
PERÍODO SIMPLES
Questão 5
Período Assim como um texto é formado de parágrafos, o parágrafo é formado de unidades menores, chamadas períodos. Os períodos podem ser simples ou compostos, e o que determina o tipo ou a modalidade de cada período é o número de orações ou de verbos que ele apresenta. Considera-se um período cada bloco de palavras iniciado por letra maiúscula e finalizado por ponto.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
COESÃO - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 02
Questão 1
No período “Caso consiga rever seus horários, irá à festa do sábado.”, temos um relator que expressa sentido de 
Escolha uma opção:
a. causa e efeito. 
b. condição 
c. finalidade.
d. causa e efeito contrário. 
Questão 2
Efetive a associação 
Esse tipo de relação rompe com o efeito esperado, ou seja, a consequência provocada vai contra o que se espera diante do fato gerador. Para simplificar essa ideia, observemos o período abaixo: 
"Embora estivesse com pressa, evitou pegar o atalho."
Causa e efeito contrário
 Essa relação também é bastante conhecida pelos falantes e escritores da língua portuguesa. A ideia básica que ela encerra é impor uma condição para que algo se realize. Exemplo:
" Passarei de ano se estudar bastante."
Condição
Para estabelecer essa relação, são usados diversos tipos de relatores, tais como os que aparecem em destaque no exemplo:
"Como há muitas etapas burocráticas a serem cumpridas, o processo ainda demorará meses."
Causa e efeito
Questão 3
Obviamente, a coesão relaciona-se fortemente à coerência do texto – afinal, para que um texto seja coerente é necessário que os conectivos tenham sido bem empregados, para evitar a incompletude de algumas partes do texto ou mesmo o conflito entre as ideias apresentadas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Escolha uma opção:
a. Os elementos coesivos não desempenham a função de ligar as ideias umas às outras, sem descuidar da lógica e da progressão das informações dadas 
b. Para que o texto seja coeso, não basta escrever um número razoável de períodos, agrupá-los sem muito critério em parágrafos e, depois, somar os parágrafos já formados a outros, para, da união deles, chegar à construção de um texto.
c. A coesão é o principal elemento de encadeamento e construção do texto.
Questão 5
Efetive a associação 
Talvez a relação de acréscimo ou adição seja uma das mais utilizadas, pois aparece não apenas na junção de períodos e parágrafos mas também nos termos de uma enumeração, caso que aparece entre o exemplo arrolado abaixo. 
"Comprei caneta, lápis, caderno e apontador"
ADIÇÃO
ou o objetivo, também pode ser marcada pelo uso de relatores. Embora a preposição para seja o elemento coesivo mais utilizado em uma relação de finalidade, quase sempre é viável a substituição desse relator por a fim de ou a fim de que, como demonstra a ocorrência abaixo. 
"A fim de evitarem a cobrança abusiva de juros, resolveram pagar o imposto em dia."
FINALIDADE
Talvez a relação de acréscimo ou adição seja uma das mais utilizadas, pois aparece não apenas na junção de períodos e parágrafos mas também nos termos de uma enumeração, caso que aparece entre o exemplo arrolado abaixo. 
"Comprei caneta, lápis, caderno e apontador."
ADIÇÃO
 
PARTES DO TEXTO E INTRODUÇÃO À COMPREENSÃO TEXTUAL - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 03
Questão 1
Para que o texto seja completo, além do título, é preciso atender a três etapas: 
introdução, 
desenvolvimento, 
e conclusão.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
Execute a associação 
corresponde à parte final do texto e tem a função de arrematar o conteúdo apresentado, reforçando algumas informações importantes
A CONCLUSÃO
é o meio do texto, a parte que detalha e aprofunda as informações introdutórias
O DESENVOLVIMENTO
deve fazer referência ao tema principal do texto e suas principais características são a concisão e a ligação estabelecida com o conjunto do texto.
TÍTULO
 
abre o texto e tem a função de apresentá-lo em linhas gerais. Funciona quase como um pequeno resumo do que o leitor encontrará no desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Questão 3
Texto da questão
A compreensão de um texto é feita em dois níveis – 
um mais superficial 
outro mais profundo.
O primeiro caso obriga que o leitor vá além do texto, desempenhando tarefas um pouco mais complexas. Depois do mapeamento feito na primeira etapa da compreensão do texto, agora o leitor deve estabelecer relações, fazer inferências, desenvolver um raciocínio lógico sobre determinadas questões que, partindo do texto, permitem uma extensão de conteúdo à medida que o texto possibilita ao leitor o uso de conhecimentos prévios no debate de algumas questões relevantes e representativas – do aspecto social, por exemplo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 4
A compreensão de um texto é feita em dois níveis – 
um mais superficial 
outro mais profundo.
No segundo caso, trata-se de fazer uma leitura atenta e de ser capaz de localizar as principais informações do conteúdo apresentado. Para cumprir essa etapa, são feitas perguntas bem objetivas acerca do texto, as quais exigem apenas que o leitor retome o texto, em busca das respostas pedidas, a fim de fixar os pontos mais importantes da explanação feita pelo autor. Logo, nesse nível o teste é mais de leitura e de atenção, porque as respostas pedidas aparecem de maneira explícita, em diferentes partes do texto.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
AMBIGÜIDADE E PARÁFRASE - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 04
Questão 1
Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que:
Não se toma banho duas vezes no mesmo rio,
Raul Seixas declarou:
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
(Metamorfose ambulante – Raul Seixas)
E Lulu Santos comparou a vida a uma onda:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
(Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta)
A intertextualidade evidente entre o pensamento de Heráclito e as letras das músicas de Raul Seixas e Lulu Santos se realiza por:
Escolha uma opção:
a. Citação
b. Paródia.
c. Alusão.
d. N.D.A. 
e. Pastiche.
Questão 2
Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de Novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante;
Página1234