Buscar

Ana Paula Russo - Atividade Biotecnologia aplicada à saúde (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso 825 - Pós Graduação em Biotecnologia
Turma: 2020J
Aluna: Ana Paula dos Santos Arrabal Russo
Matrícula: RA862971
Disciplina: Biotecnologia aplicada à saúde
Estudo realizado pela USP objetivou reduzir de forma significativa o desenvolvimento de tumores em células-tronco embrionárias a partir do silenciamento (redução da expressão) do gene E2F2. Tais achados podem representar um avanço para o uso de células-tronco.
Assista ao vídeo “Descoberta da USP pode representar avanço no uso de células-tronco”, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação, no site:
http://www.ebc.com.br/tecnologia/galeria/videos/2014/02/descoberta-da-usp-pode-representar-avanco-no-uso-de-celulas-tronco
 
“As implicações e importância da alteração gênica para o avanço do uso de células-tronco”.
Não se tem dúvidas de que a utilização de células tronco é um grande avanço da biotecnologia na saúde, porém não se pode fechar os olhos para os efeitos colaterais. 
Em 2011, o site GZH comportamento, trouxe uma notícia relatando o que se esperava ao longo do tempo.[footnoteRef:0] O texto mostrava esperança para cura de algumas doenças através da utilização de células tronco. [0: (GZH; AVANÇO DA TERAPIA GÊNICA E DO USO DE CÉLULAS-TRONCO TRAZ ESPERANÇA DE CURAS, 2011)] 
A situação é que as células tronco pluripotentes podem gerar tumores e as pesquisas não poderiam seguir para os seres humanos com esse risco. Porém, pesquisadores da USP (2014) conseguiram isolar o gene E2F2, que se mostrava muito ativo na multiplicação celular, causando esses tumores. Nesse caso, desligaram esse gene e os camundongos que receberam essas células não apresentaram tumores, o que traz esperança na medicina.[footnoteRef:1] [1: (DESCOBERTA DA USP PODE REPRESENTAR AVANÇO NO USO DE CÉLULAS-TRONCO, 2014)] 
Tratando-se de pesquisas voltadas para a saúde, a alteração gênica é necessária e cabível já que consegue solucionar um possível problema. Assim, os estudos podem avançar, permitindo testes em seres humanos e a busca por curas poderão tornar-se realidade.
Referência:
‌DESCOBERTA DA USP PODE REPRESENTAR AVANÇO NO USO DE CÉLULAS-TRONCO. Descoberta da USP pode representar avanço no uso de células-tronco. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/tecnologia/galeria/videos/2014/02/descoberta-da-usp-pode-representar-avanco-no-uso-de-celulas-tronco>. Acesso em: 31 dez. 2020.
GZH; AVANÇO DA TERAPIA GÊNICA E DO USO DE CÉLULAS-TRONCO TRAZ ESPERANÇA DE CURAS. Avanço da terapia gênica e do uso de células-tronco traz esperança de curas | GZH. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2011/01/avanco-da-terapia-genica-e-do-uso-de-celulas-tronco-traz-esperanca-de-curas-3161531.html>. Acesso em: 31 dez. 2020.
‌

Outros materiais