Buscar

aparelho lacrimal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia do aparelho lacrimal e dos músculos oculares
As pálpebras cobrem o bulbo do olho, sendo responsáveis pela proteção, por mante a córnea úmida e ser lugar de implantação de cílios e glândulas ciliares. Externamente é recoberta por pele e internamente por uma túnica conjuntiva. Na parte inferior da pálpebra há um espaço chamado de saco da conjuntiva, sendo o espaço que recebe as lagrimas, as quais lubrificarão o globo ocular. O espaço da conjuntiva forma uma espécie de foice, chamado de fórnice superior e inferior. Quando a pele da pálpebra é retirada pode-se encontrar o tarso superior e inferior, sendo uma espécie de prega, mantendo um certo tônus a pálpebra.
Por ser uma prega, as pálpebras formam ângulos: lateral e medial. Na parte medial existe uma estrutura chamada de carúncula lacrimal, onde se encontra o saco lacrimal. O espaço entre a carúncula e o olho é chamado de lago lacrimal, já que esse espaço acumula bastante lagrima. O saco lacrimal está dentro do osso saco lacrimal. Esse osso também recebe a carúncula lacrimal.
O aparelho lacrimal é formado por glândulas lacrimais, ductos excretores, canalículos lacrimais e ducto lacrimonasal. O ducto lacrimonasal se abre no meato nasal inferior. A lagrima é produzida na glândula, escoa pelos ductos excretores, lubrifica o olho e chega no canalículo lacrimal, e é escoado para o saco lacrimal e ducto lacrimonasal.
Músculos extrínsecos do olho
Existem 7 músculos extrínsecos do bulbo do olho: reto superior, reto inferior, reto lateral, reto medial, oblíquo superior e obliquo inferior e o levantador da pálpebra superior. Possui a mesma origem no anel tendineo comum e ficam bem acima do nervo ótico.
Na palpebra superior, fixado ao tarso superior, há o musculo levantador da pálpebra. A função desse musculo é erguer a pálpebra. Possui inervação simpática e parassimpática.
Os músculos retos possuem forma de fita e são fixados posteriormente por um anel tendineo comum: reto superior, inferior, lateral e medial. Eles são inseridos em uma expansão tendínea.
O musculo oblíquo superior possui origem fixada no corpo do esfenoide e seu tendão passa por uma alça fibrocartilagínea, a troclea. O musculo obliquo inferior possui origem na face orbital da maxila lateral e se fixa na face lateral da esclera.
O nervo oculomotor inerva os músculos: levantador da pálpebra, reto superior, reto inferior, reto medial e obliquo inferior. O obliquo superior é inervado pelo troclear e o musculo obliquo inferior é inervado pelo nervo abducente. 
Movimentos do bulbo do olho
· Eixo AP: rotação medial e lateral
· Eixo transversal: elevação e abaixamento
· Eixo vertical: adução e abdução.
O musculo reto superior move o olho de tal modo que a corna é dirigida para cima e medialmente(adução). O reto inferior move o olho ara baixo e faz que o olho se desvie medialmente e extorce o olho. 
O musculo obliquo superior move o olho lateralmente (abdução) e intorse o bulbo do olho. O musculo obliquo inferior move o olho lateralmente e também causa extorção.
Nervos extraoculares (NC III, IV e VI)
Os NCs possui origem aparente no encefálo: sulco interpenduncular (III) *** 
Inervação autônoma do olho
As fibras pre ganglionares partem do núcleo de Edinger-Westphal e segue junto com o nervo oculomotor até a orbita onde encontra o gânglio ciliar e faz sinapse. A fibra pós-ganglionar segue para dentro do olho e acomodam a lente (regula a convergência do cristalino) e inervam o constritor da pupila.
Gânglio ciliar: participa da inervação autônoma do olho.
Fibras autônomas sempre acompanham nervos motores.

Outros materiais