Buscar

Resumo Atividade de Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biomecânica Aplicada ao Esporte - Aula 1
Resumo: 
Com base nesta aula, é repassado a importância da biomecânica do movimento quanto cinemetria, cinética e eletromiografia, análises de forças e técnica do movimento. Aprendendo como vamos utilizar da força e técnicas de movimento em pratica das prescrições dos treinos voltados para o esporte de alto rendimento. Cujo o objeto da disciplina é entender as características e modalidades esportivas do treinamento, aprender a controlar a sobrecarga para diminuir a incidência de lesões e melhorar o rendimento.
Treinamento de Força: 
Tem o objetivo de capacitar os músculos que atuam no movimento para produzir o tipo e a quantidade de força adequada no gesto motor.
Nesta aplicação temos os tipos de alavancas são divididas em três: 
- Alavanca de primeira classe ou interfixa: É o tipo de alavanca na qual o eixo fica entre a aplicação da força e a aplicação da resistência. Esse tipo de alavanca produz movimentos equilibrados quando o eixo fica bem no meio entre o braço de força e o braço de resistência
- Alavanca de segunda classe ou inter-resistente: o ponto de aplicação da força de resistência (alavancas inter-resistentes) está entre o da força de ação e o ponto de apoio.
- Alavanca de terceira classe ou inter-resistente: A força de ação está aplicada entre a de resistência e o ponto de apoio.
Eletromiografia:
Consiste num exame que avalia a função muscular e diagnostica problemas nervosos ou musculares, a partir dos sinais elétricos que os músculos liberam, possibilitando a recolha de informação acerca da atividade muscular, por meio de eletrodos ligados a equipamentos, que registram os sinais.
Biomecânica Aplicada ao Esporte - Aula 2
Com base nesta aula, é repassado a importância da utilização e avaliação da prescrição do treino, a importância da cinetica, é necessário ter um diagnóstico do aluno completo para que se tenha uma periodização do treinamento.
Exemplo a corrida de rua:
Correr é uma sequência de saltos e quando você corre está reproduzindo um padrão biomecânico que pode ser dividido em 6 fases. O conhecimento destas fases nos ajuda a compreender melhor como correr, diminuindo o potencial de lesões e melhorando a economia de corrida.
Análise biomecânica: Cinemetria, Eletromiografia, Cinética.
- Conhecimento da técnica do movimento.
- Influência do acessório na técnica: Calçado.
Cada ciclo da corrida tem suas fases que devem ser analisadas junto ao treinamento como: 
- Fase de apoio.
- Fase de balanço.
- Fase aérea.
Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais conforme mostra a explicação da aula.
Biomecânica Aplicada ao Esporte - Aula 3
Foi dado continuidade sobre as Ações musculares da corrida com atividade eletromiográfica, no qual é uma forma de investigar a ação dos músculos com a eletromiografia fazendo a caracterização temporal das ações musculares na corrida, ou seja, registra em quais momentos, no ciclo da passada, os músculos são acionados. Outro comportamento importante da corrida é a concentração presente na articulação. 
Trata-se da contração simultânea de músculos que apresentam ações opostas na articulação. Nesse caso, ter o glúteo máximo (extensor do quadril) simultaneamente ativo com o reto da coxa (flexor do quadril), no início do contato,
garante rigidez maior à articulação, que, por sua vez, aumenta a estabilidade articular de forma ativa. Esses comportamentos de pré-ativação e de concentração estão presentes em todos os músculos e em todas as articulações de membros inferiores na corrida. 
Foi falado também sobre o calçado esportivo ser um instrumento usado na prática de modalidades esportivas, como na corrida de rua e que, ao longo dos anos, ele desenvolveu-se com o intuito de oferecer proteção ao aparelho locomotor e melhorar o rendimento da atividade. Do ponto de vista da proteção, pode-se dizer que ele visa à absorção do choque mecânico acima de tudo, mas é difícil conseguir determinar se o calçado efetivamente preenche essa função, pois corredores diferentes adaptam-se de formas diferentes ao calçado. 
Ou seja, quanto melhor o calçado for construído irá contribuir ainda mais sobre a pressão na planta do pé. Quanto a relação á melhora do rendimento, o fato relevante é a massa do calçado. Pois quanto menor for essa massa, menor será o seu gasto de energia durante a corrida.
Aluno: Marcos Iuri de castro Bastos
Unip – universidade paulista Turma: C – 14
Disciplina: Biomecânica Aplicada ao Esporte.

Outros materiais