Buscar

ad 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso no 01- Apuração de Haveres
Esse estudo buscará com profundidade, o entendimento dos trabalhos realizados pelo perito oficial, e a elaboração dos quesitos.
Para melhor identificação do objeto de estudo, será transcrito do texto original do laudo, constante em sua página 02, um breve histórico do Processo n.o 2497.101170-5 da 31a VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE Abaixo transcrito
A autora ajuizou a presente ação relatando inicialmente que era detentora de 71.851,10 quotas da empresa “Gráfica Valéria Ltda.” consoante formal de partilhas de dezembro de 1995.
Relatou que a partilha não obedeceu ao determinado na cláusula oitava da 12a Alteração Contratual da empresa “Gráfica Valéria Ltda.” que vigia à época, alegando que o valor de suas quotas deveria ser feito com base na apuração real do ativo e passivo e atualização dos bens da sociedade.
Alegou que fora excluída da sociedade por meio da 13a Alteração Contratual, relatando que os sócios remanescentes (réus) criaram uma outra empresa, alegando ainda que utilizaram das instalações, maquinários, equipamentos, veículos, matéria prima e mão de obra da “Gráfica Valéria Ltda.”.
Pediu indenização pelo uso indevido do patrimônio da “Gráfica Valéria Ltda.” pela empresa concorrente criada pelos réus e apuração de haveres de forma ampla, atualizada e pelo justo e real valor.
Juntou documentos de fls. 17/146 dos autos.
Os réus apresentaram contestação às fls. 163/168 alegando inicialmente que a autora nunca foi sócia da Gráfica Valéria Ltda., relatando que a mesma fora incluída e excluída da sociedade na mesma alteração contratual (fls. 25/30).
 
 Relataram que o valor apurado de R$82.971,61 fora em virtude da quantidade de quotas de sua participação na herança deixada. Conforme fls. 213TA tem-se o depósito judicial da referida parcela em 09-11-1998.
Relataram que são infundadas as alegações da autora quanto a utilização do patrimônio da Gráfica Valéria Ltda. pela empresa BH Formas Serviços de Informática Ltda. Autora apresentou impugnação que fora juntada às fls. 171/173.
Tem-se às fls. 248/252 (TA) a sentença proferida pelo MM. Juiz. A apelação impetrada pelos réus junto ao Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais fora negada provimento.
A sentença fora transitada em julgado conforme certidão de fls. 287.
Elabore os quesitos
1- Qual é a participação societária da autora na data.
2- Qual o valor do imobilizado nas empresas.
3- Qual foi o lucro recebido pela autora.
4- Qual é a quantidade de cotas da autora na 12° alteração contratual.
5- Qual o valor do imobilizado na gráfica valeria de forma quantitativa e qualitativa.
6- Qual o período e em qual alteração contratual ela foi incluída e excluída.
7- Informar os valores dos imobilizados da BH Formas de forma qualitativa, quantitativa.
 
Quais os documentos e Demonstrações financeiras serão utilizados?
Balanço patrimonial , livro Diário, balancete, Livro razão, Analizar conta de estoque, Relatório de imobilizados, Examinar contrato social 
E todas as peças contábeis.
Qual será o trabalho do perito?
Examinar todas as peças contábeis, relatório, todos os imobilizados, todos os demonstrativos, documentos, verificar se os imobilizados estão de acordo com o que foi passado, verificar as depreciações, se houve ganho de capital, verificar sobre venda de cotas, verificar a distribuição de lucros e se houve empréstimos/adiantamentos/retiradas dos sócios.
Qual será a metodologia aplicada?
Determinação qualitativa de ativos, determinação quantitativa de ativos, determinação qualitativa das dívidas e determinação quantitativa das dívidas. Pra saber o e se foi feito a contabilização correta.

Outros materiais