Buscar

Mapa - Biossegurança e Bioetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M.A.P.A. – Biossegurança e Bioética
MAPA 1
	Nome: Joyce Nunes da Silva Querobino
	RA:210835905
Questão 1
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Devido à nova doença, muitas dinâmicas sociais e econômicas foram modificadas em todo o planeta. O contágio iminente e a necessidade de garantir a segurança da população trouxe à tona a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (https://blog.miotec.com.br/importancia-dos-epis/)
DESCREVA os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) relacionando-os com suas respectivas finalidades de uso.
· Jalecos: são de uso obrigatório para todos que trabalham nos ambientes laboratoriais em que ocorram a manipulação de microrganismos patogênicos, manejo de animais, lavagem de material, esterilização e manipulação de produtos químicos. 
· Luvas: devem ser utilizadas em todos os procedimentos, desde a coleta, transporte, manipulação até o descarte das amostras, uma vez que previnem a contaminação das mãos do trabalhador ao manipular, por exemplo, material biológico potencialmente patogênicos e produtos químicos. 
· Máscaras: protegem os trabalhadores do contato com material contaminado, como aerossóis ou produtos químicos. Podem apresentar filtros mecânicos, que protegem contra partículas suspensas no ar, ou filtros químicos, que se destinam a proteção contra gases e vapores orgânicos.
· Óculos: têm função de proteger os olhos contra impactos, respingos e aerossóis.
· Protetores faciais: oferecem uma proteção à face do trabalhador contra risco de impactos (partículas sólidas, quentes ou frias), de substâncias nocivas (poeira, líquidos e vapores), como também das radiações (raios infravermelhos e, ultravioleta etc.)
· Touca: pode ser requerida em alguns momentos como atendimentos médicos invasivos como em cirurgias, coletas de matérias, análises microbiologias. 
Questão 02 
Coronavírus (COVID-19) é uma doença que chegou ao mundo trazendo nova rotina e novas perspectivas na assistência à saúde da população, uma vez que pouco se conhece sobre a doença. Além disso, sabemos que tem alta transmissibilidade e uma disseminação muito rápida entre as pessoas, levando a um grande número de internações e óbitos.
(SILVA, J. M. B. da .; LOUREIRO, L. H.; SILVA, I. C. M. da .; NOVAES, M. L. Coronavirus and the disinfection and reprocessing protocols of hospital articles. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e29996187, 2020)
Os laboratórios apresentam basicamente quatro níveis de biossegurança, classificados de acordo com os agentes de risco. Para manipulação dos microrganismos os mesmos são classificados em quatro classes de risco e, de acordo com a classe, devem ser observados alguns requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de Biossegurança. Os níveis são designados em ordem crescente, pelo grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade
(https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/niveis_de_bioseguranca.html).
DISCORRA os quatro níveis de biossegurança e as barreiras  primarias de contenção que devem ser observados para a manipulação segura dos microrganismos em laboratórios.
Nível de Biossegurança 1 (NB1) – O nível de biossegurança 1 representa nível básico de contenção que se baseia nas práticas padrão de microbiologia, sem uma indicação de barreiras primárias ou secundarias, como exceção de uma pia para a higienização das mãos (BRASIL,2006a). Apresenta baixo risco individual e coletivo e evolve os agentes biológicos 
Questão 3 
A Lei de Biossegurança no. 8.974 de 1995 no artigo 225 apregoa que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
COMPARE os riscos e os benefícios dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Os organismos geneticamente modificados são aqueles cujo material genético foi alterado, a fim de conter um ou mais características codificadas pelo gene ou pelo gene introduzidos, modificados a partir da Engenharia Genética. As OGMs geram várias vantagens destacando-se a resistência as pragas e doenças e consequentemente o aumento de produção e a melhoria nutricional dos alimentos, a diminuição do uso de agrotóxicos, o aumento do valor nutricional de alguns alimentos e a tolerância das plantas às condições ruins do meio ambiente. Porém, as OGMs são alvos de frequentes críticas uma vez que seus efeitos não podem ser previstos na sua totalidade. Destaca-se entre eles a disseminação de organismos, fazendo diminuir espécies selvagens, a possibilidade de provocar alergias. Além de poder levar ao surgimento de novas pragas, desaparecimento de plantas menos adaptadas que as modificadas, perda biodiversidade, entre outros danos ambientais. 
Questão 4
A medicina tem desenvolvido inúmeras pesquisas para ajudar pessoas que sofrem doenças graves, doenças autoimunes, disfunções neurológicas, distúrbios hepáticos ou renais, osteoporose e traumas da medula espinhal. Estas pesquisas são elaboradas e desenvolvidas com uso de Células-tronco ou Stem-cells. As Células-tronco têm esta denominação por ser um tronco comum, do qual se originam outras células. [...] são células mestras que possuem a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele, dentre outros. (https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-69/celulas-tronco-embrionarias-e-a-constitucionalidade-do-art-5-da-lei-de-biosseguranca/)
 
A Lei n° 11.105/2005 é responsável por disciplinar a pesquisa com células-tronco. Observando o artigo 5º da referida Lei, EXPLANE as situações em que a mesma permite a manipulação de células tronco. 
A utilização em terapia de células-tronco embrionária humanas deve ser realizada em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde para a avaliação de novas tecnologias. Dentre suas potências aplicações estão: restauras a função de um órgão ou tecido com a substituição das células perdidas por uma enfermidade ou substituir células que funcionam adequadamente devido a um defeito genético ou vascular, e curar enfermidades dos sistemas hematológicos, nervosos e cardiovasculares. 
Questão 5
O Mapa de Risco foi criado pelos italianos na década de 60 e chegou no Brasil no fim dos anos 70. Com o aumento da produção industrial e do índice de acidentes, o método começou a ser utilizado nas fábricas e ambientes de industriais (https://falandodeprotecao.com.br/blog/2019/10/04/mapa-de-risco-aprenda-como-fazer-e-descubra-seus-beneficios/)
Em 17 de agosto de 1992, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria nº 05 tornando a elaboração do Mapa de Riscos obrigatória para empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A ausência de mapa de risco pode acarretar em multas de alto de valor. Em contrapartida, a disponibilidade dos mesmos reduz significantemente as doenças e os acidentes porque conscientiza todos os envolvidos dos perigos
Diante dessa realidade, EXPONHA os tipos de riscos que devem ser abordados na elaboração de um mapa de risco.
Na elaboração do Mapa de Ricos, são utilizadas cores conforme a classificação dos riscos ambientais, e a gravidade dos riscos é representada pelo tamanho dos círculos. A representação gráfica dos riscos deve ser de forma clara, permitindo a rápida identificação de cada tipo de risco existente em cada setor. Para facilitar a visualização do mapa, os riscos são divididos em cinco grupos, representados por diferentes cores:
Grupo 1 Verde – riscos físicos.
Grupo 2 Vermelha – riscos químicos.
Grupo 3 Marrom – riscos biológicos.
Grupo 4 Amarela – riscos ergonômicos.
Grupo 5 Azul – riscos de acidentes.

Outros materiais