Buscar

Aps de Urologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1:
A)1- Rim
    2- pelve renal 
    3- Ureter
    4- Bexiga
B) Observa-se dilatação acentuada do sistema pielo-calicinal-ureteral à esquerda. Com bexiga pouco repleta e ausência de imagem renal à direita com TCSC demonstrando aumento renal esquerdo (seta) e volumosa hidronefrose (asterisco) associada à redução do parênquima renal, em paciente com cólica à esquerda e irradiação para testículo. 
A dilatação pielo-calicial ocorreu, como consequência de cálculos na região dos rins ou nos ureteres, que levaram ao bloqueio da passagem da urina e ao acúmulo desta, causando dilatação da pelve renal. Por conta que, a doença renal crônica é silenciosa, e o paciente só descobriu a doença em uma fase avançada, quando não houve tempo para programar o tratamento que ele desejaria realizar. E assim começou primeiro por hemodiálise. E depois, precisou-se do processo de transplante Renal.
C) A fração nitrogênio não-proteico sérico é formada de todos os compostos nitrogenados exceto proteínas. O rim exerce papel fundamental na eliminação da maioria destes compostos do organismo. A dosagem destas substâncias na rotina laboratorial faz parte do estudo do renal do paciente. O catabolismo de proteínas e ácidos nucléicos resultam na formação dos compostos nitrogenados não-proteicos. Existem mais de 15 compostos nitrogenados não proteicos na plasma. Vários destes produtos metabólicos são sequencialmente derivados do metabolismo de proteínas tanto endógenas (tecidos) como exógenas (dieta). 
D) A creatinina é um produto de interconversão da fosfocreatina, um composto de alta energia utilizado na contração muscular. Por esse motivo, a sua produção é proporcional à quantidade de massa muscular, sendo sintetizada nos rins, fígado e pâncreas e liberada nos fluidos corporais em uma taxa constante. Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequena secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG. Apesar de suas concentrações plasmáticas e urinárias sofrerem interferência devido à essa pequena secreção, à massa muscular e ao nível de hidratação, essas interferências ainda são menores do que as sofridas por uréia e ácido úrico, outros dois compostos nitrogenados não proteicos, marcadores de filtração renal endógenos. Além dessa função, a concentração urinária da creatinina também é utilizada como índice para diluição urinária e como padrão interno para avaliação de outros biomarcadores renais como cistatina C, microalbumina e proteínas. Diferentemente dos marcadores exógenos, as dosagens de creatinina são de baixo custo e de fácil execução laboratorial, além de fornecerem um ótimo parâmetro acerca do ritmo de filtração glomerular, o que é extremamente vantajoso para o laboratório de análises clínicas 
E) Lesão Renal abrange um grande número de complicações que afetam o rim em sua estrutura e função. A Insuficiência Renal é definida por uma queda abrupta na função renal que inclui a Falência Renal, mas não está limitado a ela podendo desencadear falência de outros órgãos. Isto é, uma ampla síndrome clínica, abrangendo diversas etiologias, incluindo doenças renais específicas, condições não específicas e também como patologia extra-renal. Mais do que uma destas condições podem coexistir no mesmo paciente e, mais importante, as evidências epidemiológicas sustentam a noção de que, mesmo leve e reversível a Lesão Renal tem consequências clínicas importantes, incluindo risco aumentado de morte. A principal causa da LR é a insuficiência renal pré-renal, especificamente, a causa é uma redução na perfusão dos rins que podem ser relacionados com uma redução do volume circulatório. Isto pode ocorrer, por exemplo, em pacientes que perderam fluidos corporais, ou pode estar relacionada com uma capacitância expandida da circulação, como no caso de vasodilatação arterial sistémica exagerada na sequência de uma infecção bacteriana. Alguns efeitos colaterais são relacionados com a disfunção renal podendo ocorrer, por exemplo, agravamento de hipertensão com a utilização de fármacos anti-inflamatórios não esteróides, maior tendência para hemorragias ou hematomas com aspirina, e hiponatremia (nivel de sodio ligeiramente abaixo do normal) com inibidores da enzima conversora da angiotensina ou bloqueadores do receptor da angiotensina II. Todos os AINEs podem alterar a função renal através da inibição da COX-1 (que regula a hemodinâmica renal e da filtração glomerular) e COX-2 (que controla o sal e excreção de água). Pouco frequentes as síndromes renais causadas por AINEs não selectivos incluem retenção de sódio, edema periférico, aumento de peso, insuficiência cardíaca congestiva, hipercalemia, e fatores de risco. 
A prescrição inadequada de medicamentos é diagnosticada a partir do ponto em que os efeitos adversos do medicamento ultrapassam seus benefícios terapêuticos quando não existem evidências científicas para o uso de determinado medicamento, medicamentos mais seguros e ainda quando o medicamento pode agravar a saúde . Este caso de agravamento está mais apto para ocorrer quando a prescrição não é feita por um geriatra. Outro dado é que, a doença renal crônica, pode ser acometida pelo uso inadequado e continuo de AINEs após vários quadros de insuficiência renal, o que agrava ou acelera a perda de função definitiva dos rins. Convém relatar, que esta doença é silenciosa e progressiva, podendo levar a falência renal. Dessa maneira se faz necessária a verificação da atividade renal periodicamente por meio do exame que é relativamente simples e que procura medir a quantidade de creatinina plasmática no sangue.
F) O exercício físico durante a hemodiálise ativa a circulação e reduz o efeito contrário da dialítica. A prática regular de exercícios como: alongamentos, calistênicos e isotônicos, elevam a oxigenação e a contração muscular, ocasionando a dilatação dos capilares e aumentando a circulação. Além desses efeitos, a atividade física pode proporcionar melhora do condicionamento físico, capacidade funcional (CF), da força muscular e a qualidade de vida desses indivíduos. Entretanto, a aplicação de estratégias de exercícios na DRC, não é algo rotineiro na prática clínica. Apesar das inúmeras demonstrações da relevância do exercício físico para esse tipo de população.
A reabilitação fisioterapêutica, quando realizada de forma intradialítica traz vantagens para a melhora da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. A prática de exercício físico.
ATIVIDADE 2: A
Espermatogônias
Espermatocitos.
Células de Sertoli.
Espermátide.
Espermatozoide.
ATIVIDADE ESPERMATOGÊNICA
 ESPERMATOGÔNIA
 ESPERMATÓCITOS
 FORMAM OS TÚBULOS SEMINÍFEROS
 CÉLULAS RESPONSÁVEIS ESPARMATÍDES
O TIPO CELULAR MAIS COMUMENTE ENCONTRADOINFERTILIDADE EM PACIENTES
URÊMICOS...
NO INTERSTÍCIO É A CÉLULA DE LEYDING
 É A QUE PRODUZ O HORMÔNIO TESTOSTERONA
 ESTIMULADO PELO HÓRMONIO LH 
QUANDO HÁ ALGUM TIPO DE ALTERAÇÃO SEJA POR
LESÃO OU DISFUNÇÃO HORMONAL, PODE GERAR
CONSEQUECIAS POSTERIORES
 
 
 A INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA ESTA DIRETAMENTE
 RELACIONADA A ESPERMATOGÊNESE PREJUDICADA 
Quando existe uma disfunção Gonadal pode ocorrer uma diminuição ou aumento
 na produção desses hormôniose a infertilidade como consequência da espermatogênese
 prejudicada associada a IRC 
 
 
 NO CASO O AUMENTO DO HORMONIO LH PRODUZIDO
 PELA ADENO-HIPOFISE.

Outros materiais