Buscar

atividade 8° ano revolução francesa 1

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL OTAVIANO MATOS
	ALUNO(A)
	PROFESSOR (A): Ronie Von Barros Da Cunha Junior
	TURMA: 8° Ano DATA: 26/04/2021 DATA ENTREGA: 17/05/2021
14º BLOCO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS DA III UNIDADE
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8°ANO
1. Antes da revolução, a França era uma monarquia absolutista governada por Luís XVI. A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. Naquele tempo a França estava dividida em três estados, marque a alternativa que representa esses estados: (Pagina; 45)
A( ) Primeiro Estado: ( O Clero), Segundo Estado: (A Burguesia, Camponeses e trabalhadores), Terceiro estado: (A Nobreza).
B( ) Primeiro Estado: (A Burguesia, Camponeses e trabalhadores), Segundo Estado: (A Nobreza), Terceiro estado: (O Clero).
C(x) Primeiro Estado: (O Clero), Segundo Estado: (A Nobreza), Terceiro estado: (A Burguesia, Camponeses e trabalhadores).
D( ) Primeiro Estado: (A Classe operaria), Segundo Estado: (A Nobreza), Terceiro estado: (O proletariado).
2. Antes da revolução, a França era composta por três estados, dois desses estados eram sustentados por outro. Qual era o único estado que pagava a maioria dos impostos e era responsável por sustentar os demais? Marque a alternativa correta: (Pagina; 45)
A( ) Primeiro Estado
B( ) Segundo Estado.
C(x) Terceiro Estado. 
3. A convocação dos estados Gerais ocorreu na França ainda no governo de Luís XVI, antes da revolução. O rei reuniu uma assembleia composta pelos três estados. Nesta assembleia, o voto era dado de forma desigual, na qual cada estado tinha direito a um voto, o rei junto com o clero formava uma aliança assim obtendo dois votos a favor, dessa forma o Rei achava que teria controle da situação, mas não foi isso o que aconteceu, membros do terceiro estado lançaram uma campanha por voto por cabeça, ou seja, cada membro dos três estados tinham direito a um voto. Portanto. O terceiro estado teria maioria:
Essa assembleia era raramente convocada sendo apenas em casos graves, de acordo com a leitura da pagina; 47. Á quantos anos essa assembleia não era consultada: 
A( ) 170 anos.
B( ) 710 anos.
C( ) 75 anos.
D(x) 175 anos.
4. Sem conseguir conciliar os interesses dos três estados e sem tomar decisão alguma Luís XVI mandou fechar a Assembleia. Descontentes, o terceiro estado liderado pela burguesia exigiu a criação de uma constituição para a França. Em 1789 se espalhou a noticia que o Rei mandaria reprimir a assembleia, o povo não satisfeito saiu às ruas saqueando depósitos de armas e tomando posse das pólvoras, com toda essa revolta popular aconteceu um marco que foi o pontapé para o inicio da revolução. De acordo com a leitura da pagina; 48 e 49. Marque a alternativa que representa qual foi esse acontecimento:
A(x) Queda da bastilha.
B( ) Queda do muro de Berlin.
C( ) holocausto.
D( ) Revolução industrial.
5. No dia 26 de julho de 1789, a assembleia aprovou a Declaração dos direitos dos homens e do cidadão, o que ela representava? Marque a alternativa correta: (Pagina; 48 e 49)
A( ) A substituição do calendário gregoriano para o calendário revolucionário.
B(x) O reconhecimento do direito de todos à liberdade, à segurança, à propriedade, à igualdade perante a lei e a qualquer tipo de opressão.
C( ) O reconhecimento que o absolutismo era o melhor para a França naquele momento.
D( ) O reconhecimento do direito dos homens brancos à liberdade, à segurança dos homens e não das mulheres, à propriedade fora do território do reino, à igualdade perante a lei e a qualquer tipo de opressão.
6. Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foi realizada pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:
A(x) A burguesia.
B( ) A nobreza.
C( ) O clero.
D( ) Os vassalos.
E( ) Nenhuma das respostas acima.
7. “A lei é a expressão da vontade geral. [...] Ela deve ser igual para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, estão igualmente habilitados a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, conforme suas capacidades e sem outra distinção além daquela da sai virtude e dos seus talentos. [...]”
Este é o artigo 6º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada na França, em 1791. No artigo, é possível perceber a tentativa de se estabelecer uma igualdade entre todos os cidadãos franceses, uma situação contrária ao que vigorava no feudalismo, com os privilégios da nobreza e do clero. A Declaração dos Direitos do Homem foi a principal característica da fase da Revolução Francesa conhecida como Monarquia Constitucional, que ocorreu entre 1789 e 1792. Em 1791 a assembleia aprovou uma constituição que incorporou a perda de privilégios do clero e limitou o poder do rei e da nobreza. Outros privilégios foram criados, marque a alternativa que representa um desses privilégios: 
A( ) A monarquia continuou Absolutista.
B( ) Passou a ser uma monarquia eletiva. (reis eleitos através do voto)
C(x) O voto passou a ser censitário. (Somente quem tinha certa renda podia votar.)
D( ) O rei foi decidido através de uma rinha.
8. Logo após essa pressão o rei ficou em um beco sem saída e decidiu se aliar a Áustria e Prússia (atual Alemanha), uma parte do auto clero Frances acompanhou o rei e decidiram invadir a França, o povo então reagiu e decidiu pegar em armas para se defender e defender a França, o rei tentou fugir acompanhado de sua esposa só que foi reconhecido e capturado. O rei Luiz XVI foi acusado de traição e foi levado a julgamento, uma parte da burguesia queriam o absorver e outra parte queriam o condenar, após um tempo encontraram provas de sua traição em seu cofre pessoal e assim o condenaram. O rei foi executado em praça publica sobre os olhos de uma boa parte da população, de acordo com a leitura da pagina; 49 a 51 em que ano o rei foi executado? Marque a alternativa correta: 
A( ) 1893
B(x) 1793
C( ) 1790
D( ) 1993
9. Como a burguesia está dividida por diferentes interesses, dois grupos políticos principais passaram a se defrontar: girondinos e jacobinos.
Os girondinos eram representantes da alta burguesia e tinham postura moderada. Estavam interessados em deter a revolução, a fim de evitar a desorganização econômica da França.
Os jacobinos eram representantes da pequena e média burguesia e tinham postura radical. Estavam dispostos a levar adiante a revolução e suas consequências. Os girondinos sentavam à direita nas assembleias e os jacobinos, à esquerda. Além desses dois grupos políticos aviam outros dois, marque a alternativa que representam quais são os outros dois grupos políticos que participaram da convenção nacional: 
A( ) Cordeliers e Protestantes.
B( ) Protestantes e Planície.
C( ) Anarco-capitalistas e Protestantes.
D(x) Cordeliers e Planicie.
10. Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. Os jacobinos politicamente representavam os sans-culottes (os pobres, assim chamados por não usarem, como os nobres, os calções curtos com meias), e pequena burguesia. Depois de aceitarem a monarquia constitucional e após a fuga do rei, tornaram-se ardorosos defensores de uma república revolucionária. De acordo com a leitura da pagina; 51 marque a alternativa que representa quem era o verdadeiro chefe de governo, no qual estava a frente dos jacobinos:
A(x) Robes Pierre.
B( ) Napoleão Bonaparte.
C( ) Adolf Hitler.
D( ) Josef Stalin.
E( ) Benito Mussolini.
11. Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robes Pierre, passaram a ter posições radicais, Entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, Robes Pierre,principal líder dos jacobinos, era defensor da violência como forma de defender a revolução. Ele tinha como principal objetivo a transformação da França numa república, baseada nos princípios de igualdade e virtude. De acordo com a leitura da pagina;51 e 52 marque a alternativa que representa como ficou conhecido esse período:
A( ) Período Glorioso.
B( ) Período das vacas gordas.
C( ) Período revolucionário.
D( ) Período sangrento.
E(x) Período do terror.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes