Buscar

Atividade Contextualizada biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
· Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
ALUNO: Francisco Aglailson Sousa de Oliveira 
Curso: Farmácia
Principais doenças adquiridas pelo Profissional de Saúde
São vários os ricos aos quais se expõem todo e qualquer profissional independente da área de atuação, visto que cada atividade traz consigo seu nível de periculosidade. 
Aqui trato do profissional de saúde e da necessidade de se utilizar de maneira correta os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva). 
Na área da saúde, onde o profissional está sempre em contato com pessoas e/ou materiais de alto risco biológico, o que torna a atividade muito perigosa no sentido de contaminação por bactérias e demais micro organismos gerados pelo manuseio de aparelhos e pacientes. Dentre as doenças mais frequentes adquiridas pelo contato com pacientes em ambientes como hospitais, farmácias, laboratórios e outros , são: diversos tipos de infecções como por exemplo respiratórias, vírus HIV, tuberculose, candidíase, febre amarela, tétano etc. 
Muitos dos casos acontecem principalmente por que com a rotina diária em seu posto de trabalho, o profissional começa a entrar em um período de acomodação, ganhando autoconfiança nos procedimentos. O que pode ser muito perigoso, já que com isso ele pode começar a dispensar alguns cuidados essenciais para a atividade.
Uma rotina bem elaborada e cumprida pelo profissional, pode manter sua integridade física em relação a contaminação em seu ambiente de trabalho. Para isso é indispensável que o mesmo utilize todos os EPI’s e EPC’s indicados para aquela atividade. Como por exemplo: o uso de luvas e máscaras para qualquer contato com o paciente, calçados adequados, treinar o manuseio dos objetos utilizados nos procedimentos, etc. As agulhas podem ser muito perigosas quando utilizadas por alguém sem o devido treinamento. O momento do envase ou até mesmo no descarte da mesma, pode ocorrer a perfuração acidental do profissional causando assim a transmissão de alguma doença. Da mesma forma, o não uso de máscaras e luvas coloca o profissional exposto a bactérias espalhadas no ar do ambiente causando infecções diversas. 
Reforço a necessidade de se cumprir as normas estabelecidas pela biossegurança, evitando problemas de contaminação através do desempenho das atividades.
Referências bibliográficas 
https://koetzadvocacia.com.br/as-5-doencas-ocupacionais-que-atingem-os-enfermeiros/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/a-saude-do-profissional-de-enfermagem-no-ambiente-hospitalar/16203
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/seguranca%20e%20saude%20no%20trabalho/Saudedotrabalhador.pdf
https://www.folhadelondrina.com.br/cadernos-especiais/doencas-do-trabalho-afetam-profissionais-da-saude-690109.html
http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/477
/

Outros materiais