Buscar

Prova Ciência e Pesquisa - Damásio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 O que é pesquisa científica? Fundamente sua resposta. 
A pesquisa científica, nas palavras de Lakatos e Marconi (2003, p. 155), “é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. 
Nesse sentido, pode-se afirmar que a pesquisa visa descobrir novos fatos, dados, teorias e leis, passíveis de refutação, dentro de um método controlado, partindo de um problema de pesquisa e afirmações hipotéticas sobre a explicação do objeto estudado. 
Diferencia-se a pesquisa científica da simples pesquisa na medida em que se realiza uma “busca de conhecimentos, apoiando-nos em procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 43), procurando lastro científico na análise de fenômenos com base em hipóteses. Não se trata, assim, de simples busca por uma informação desconhecida, mas sim de um estudo planejado, controlado e crítico. Na lição de Prodanov e Freitas (2013, p. 44): 
Pesquisa é, portanto, um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, as quais têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando temos um problema e não temos informações para solucioná-lo.
QUESTÃO 2 Para que servem os objetivos de uma pesquisa? Discorra a respeito. 
Os objetivos direcionam os rumos da pesquisa, decidindo as estratégias metodológicas e a forma da coleta de dados mais adequada ao que se pretende alcançar. Para Lakatos e Marconi (2003, p. 156-157), “o objetivo torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre determinado assunto”, podendo definir a natureza do trabalho, o tipo de problema e o tipo de material para coleta e análise. 
Por estarem intrinsecamente vinculados aos resultados da pesquisa, é importante que os objetivos sejam claramente estabelecidos. Por esta razão, estes são definidos durante o planejamento da pesquisa, com o propósito de orientar o pesquisador no que diz respeito à metodologia mais adequada. De acordo com Prodanov e Freitas (2013, p. 94), “o objetivo do estudo vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo pesquisador e à colocação de propósitos que estão diretamente relacionados com o problema de pesquisa”. 
REFERÊNCIAS 
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.