A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 1 de 5

Acadêmico:
	)
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:661381) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30318864
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A desigualdade educacional possui diversas "faces" ou dimensões. Este problema tornou-se objeto de pesquisa para sociólogos e antropólogos desde o aparecimento destas ciências. Com relação às motivações apontadas para explicar essas desigualdades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Podemos apontar a falta de interesse dos alunos, que estão interessados mais em conectar-se à Internet e às mídias sociais do que estudar os conteúdos escolares.
	 b)
	Podemos apontar os déficits culturais de alguns grupos sociais, o desajustamento dos currículos escolares, assim como podem ser ligadas ao gênero, à classe ou à etnia.
	 c)
	Podemos apontar a falta de estrutura e nivelamento tecnológico, fazendo com que a escola fique desinteressante e fora de moda.
	 d)
	Podemos indicar as altas políticas de juros promovidas pelo Banco Central, que dificultam a modernização das estruturas e dos ambientes escolares.
	2.
	A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi herdada do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
(    ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
(    ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
(    ) Darwin concluiu que uma sociedade é um organismo vivo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Apesar de termos como "bárbaros" ou "selvagens" terem surgido na antiguidade, os seus usos contemporâneos modificaram o sentido. Para exemplificar esta afirmação, apontamos o etnocentrismo e a xenofobia. Tais posturas são condicionadas pelas dinâmicas de mundialização das relações e pela globalização. Sobre a relação entre etnocentrismo e xenofobia, analise as sentenças a seguir:
I- Tais noções indicam posturas e situações que estão relacionadas aos imigrantes que foram viver na Europa nas antigas metrópoles coloniais.
II- São termos que indicam posturas e situações que incluem os imigrantes, mas, também, grupos, práticas sociais e indivíduos do próprio país.
III- Essas categorias indicam posturas e situações que defendem a superioridade, o medo ou a incompreensão de um grupo com relação à cultura de outros grupos.
IV- São termos que indicam posturas e situações que estão relacionadas aos problemas e situações raciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos a Antropologia Estrutural. Sobre esta corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica.
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais conscientes e inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	Bronislaw Malinowski também ficou conhecido pela caracterização do ritual do KULA. Em 1922, Malinowski publicou os "Argonautas do Pacífico Ocidental" e relatou sua inserção nas Ilhas Trobriand, onde permaneceu 30 meses observando os povos nativos, realizando uma etnografia. Sobre a instituição do Kula e a importância deste para os povos estudados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Kula representa um tipo de interação simbólica entre os nativos das Ilhas Trobriand, consistindo numa dança ritualística envolvendo todas as gerações e faixas etárias da tribo.
	 b)
	É uma instituição de troca intertribal articulada em torno de leis específicas, movimentando presentes e objetos com sentido mais simbólico do que prática, implicando uma relação moral.
	 c)
	O Kula é um tipo de religião nativa, em torno da qual são estruturados os deuses locais e da mesma forma, os rituais envolvidos na sua adoração incluem a troca de presentes.
	 d)
	O Kula refere-se a um grande banquete realizado anualmente nas Ilhas Trobriand, envolvendo as tribos de nativos, festejando e desejando a integração entre todos, do ponto de vista moral.
	6.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	 b)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	 c)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 d)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	7.
	O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana. Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir:
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos.
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações.
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social.
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX. Todavia, estudos que atualmente podem ser considerados antropológicos foram realizados já no século XIX. Sobre as características da Antropologia praticada no Brasil no período conhecido como "primeira fase", analise as sentenças a seguir:
I- Destacam-se nomes como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Roger Bastide, Claude Levi-Strauss, entre outros.
II- Eram realizadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.