A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 4 de 5

III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	Bronislaw Malinowski também ficou conhecido pela caracterização do ritual do KULA. Em 1922, Malinowski publicou os "Argonautas do Pacífico Ocidental" e relatou sua inserção nas Ilhas Trobriand, onde permaneceu 30 meses observando os povos nativos, realizando uma etnografia. Sobre a instituição do Kula e a importância deste para os povos estudados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É uma instituição de troca intertribal articulada em torno de leis específicas, movimentando presentes e objetos com sentido mais simbólico do que prática, implicando uma relação moral.
	 b)
	O Kula refere-se a um grande banquete realizado anualmente nas Ilhas Trobriand, envolvendo as tribos de nativos, festejando e desejando a integração entre todos, do ponto de vista moral.
	 c)
	O Kula é um tipo de religião nativa, em torno da qual são estruturados os deuses locais e da mesma forma, os rituais envolvidos na sua adoração incluem a troca de presentes.
	 d)
	O Kula representa um tipo de interação simbólica entre os nativos das Ilhas Trobriand, consistindo numa dança ritualística envolvendo todas as gerações e faixas etárias da tribo.
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:661378) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29583804
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX, especialmente, depois dos anos 1950. Desde este período, pode-se dizer que a Antropologia brasileira teve como preocupação as questões ligadas à alteridade. Com relação aos temas tratados pela pesquisa brasileira naquele momento, analise as afirmativas a seguir:
I - Visavam temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
II - A partir de 1960, os temas discutidos pela antropologia modificam-se para além do interesse clássico, desdobrando-se em estudos que analisavam a sociedade brasileira.
III - Havia uma relação de proximidade com a sociologia através dos estudos sobre fricção interétnicas, o tema dos índios e grupos tribais, dentro de um marco da antropologia clássica.
IV - As populações indígenas forneceram vasto material de observação, cuja preocupação era o registro e a análise de suas práticas, línguas, costumes e suas formas originais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	2.
	Do ponto de vista das ciências sociais, especialmente da antropologia, o termo cultura é um dos conceitos centrais, porque permite compreender a construção dos sujeitos envolvidos em seu meio social. Com relação à perspectiva da ciência antropológica e como é compreendido o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Pode ser entendido também com o nível de inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta".
(    ) A cultura de um grupo pode estar permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos, que se refere à negação e à discriminação de culturas diferentes da sua.
(    ) Cultura imaterial refere-se às manifestações da cultura que não possuem consistência física, como a música, a dança, os pensamentos, as tradições e as visões de mundo compartilhadas.
(    ) Cultura refere-se a tudo aquilo que envolve os seres humanos em sociedade, como a política, a economia, a religião, a família, assim como os valores, a moral, os costumes e tradições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX. Todavia, estudos que atualmente podem ser considerados antropológicos foram realizados já no século XIX. Sobre as características da Antropologia praticada no Brasil no período conhecido como "primeira fase", analise as sentenças a seguir:
I- Destacam-se nomes como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Roger Bastide, Claude Levi-Strauss, entre outros.
II- Eram realizadas em torno de temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
III- Eram realizadas por indivíduos que foram pesquisar povos fora do Brasil, adquirindo conhecimento antropológico, abrindo cursos superiores em universidades.
IV- Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues.
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	5.
	Leia o trecho a seguir:
"(...) a etnografia é um trabalho sistemático, onde ir ao campo com frequência e travar conhecimento com o espaço e com os que ali habitam requer também uma sistematicidade e persistência". Com relação ao texto citado, repare que a palavra SISTEMÁTICO se repete, indicando uma característica importante do trabalho de campo. Sobre essa palavra para a Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diz respeito à característica da etnografia como um recurso para entender os sistemas culturais.
(    ) Diz respeito à observação participante, quando o antropólogo examina com atenção as características estudadas.
(    ) Diz respeito a algo que possui um método e determinada organização e regularidades necessárias ao trabalho.
(    ) Diz respeito à necessidade de entender a cultura como permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASSAL, Milena. Brincando de sair pra rua! Entre arreganhos, implicâncias e cuidados no "pátio" do quilombo, na "piscina" do laguinho. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUC RS, 2014, p.31.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Na Antropologia, a noção de cultura tornou-se central, sendo um dos temas mais estudados e explorados. O emprego da cultura pela Antropologia foi fruto da crítica a conceitos racialistas carregados de etnocentrismo. Com relação ao emprego do conceito de cultura na antropologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A noção de cultura indica as sociedades estabelecidas em condições sucessivamente mutáveis da vida selvagem para a bárbara e, depois, civilizada.
	 b)
	A noção de cultura oferece resposta mais ampla à questão da diferença entre os povos, já que a resposta "racial" foi desacreditada, devido aos avanços da genética das populações humanas.
	 c)
	A noção de cultura ficou presa a um sentido evolucionista de civilização, sendo utilizada apenas por antropólogos evolucionistas ou funcionalistas.
	 d)
	A noção de cultura é bastante restrita ao trabalho de outras disciplinas, fazendo sentido apenas à Antropologia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.