A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 5 de 5

Cultural, sendo pouco importante nas Ciências Sociais.
	7.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas.
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi herdada do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
(    ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
(    ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
(    ) Darwin concluiu que uma sociedade é um organismo vivo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Antropologia é uma disciplina recente, surgida no século XIX, em paralelo com o surgimento das Ciências Sociais. Sobre o seu objeto de interesse da Antropologia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel da Antropologia hoje:
	 a)
	A Antropologia tem como papel contribuir na construção de um mundo melhor, sendo uma disciplina eminentemente política
	 b)
	Para a Antropologia, é importante apenas o papel da família no desenvolvimento da cultura de uma sociedade.
	 c)
	A Antropologia se interessa apenas pelas formas intelectuais e filosóficas de pensamento humano, principalmente, dos povos antigos.
	 d)
	A Antropologia estuda ou analisa diversas formas de culturas e suas relações com o viver em sociedade.
	10.
	Segundo Charles Darwin (1982), autor da obra "A Origem das Espécies", a evolução é um processo gradativo e irreversível, sendo que esta seleção é feita naturalmente. Sobre essa evolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A evolução das espécies é um processo contínuo que exclui o ser humano.
(    ) O ser humano é uma espécie em constante evolução, pois sempre retrocede culturalmente.
(    ) Darwin, em sua obra, dá a entender que as coisas são explicadas em sua totalidade, através da tecnocientificidade, resultando na evolução do conhecimento humano.
(    ) O ser humano é passível de acúmulo de conhecimento, e este só é possível através do conhecimento moral do grupo no qual o indivíduo está inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.