Buscar

Atenção e Percepção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contribuição Quésia Costa da Anunciação 
Introdução:
Os processos cognitivos são elementos do comportamento geral do ser humano em todas as suas tarefas a serem observadas e a maior parte desses elementos vem de atividades cerebrais. O processo cognitivo de receber as informações de diferentes ambientes exterior que gera experiência ao perceber, aprender, lembrar e pensar sobre essas informações, esse processo interno que darão sentido ao mundo exterior.Esse processos são: A linguagem ( a expressão e comunicação com o mundo) a atenção ( o que nossos sentidos detectam de diferentes fontes com padrões repetidos) a percepção ( como interpretamos as experiências) memória ( o que nosso cérebro guarda de experiências vividas) o aprendizado ( como aprendemos a lidar com esses aspectos internos e externos) resolução de conflitos( como resolve lo de forma a compreender o problema) raciocínio ( produzir ideias racionais e trazer para razão dos fatos) e por último o pensamento ( reflexão, o conhecimento do que foi observado, e fazer uma representação mental).
Esses processos internos é o principal interesse da psicologia pois busca entender e explicar comportamentos sociais e internos por essa comunicação 
Alteração da Sensopercepção visual:
Embora nosso cérebro esteja constantemente interpretando os estímulos, não vemos as coisas como elas são como programas de computador. Quando há alterações no ambiente externo ou na própria visão, por exemplo; as imagens, as cores do celular, tv, rádio são produzidas por ondas eletromagnéticas que juntas formam as cores, essa imagens e o os sons e assim vemos o que nosso fotorreceptor detecta. Essa alteração na percepção visual detecta os estímulos que lembramos e queremos com base nas nossas sensações que entram no cérebro e nas ações que saem dele. Quando há alguma alteração na nossa Sensopercepção visual nossa percepção é convertida em produções mentais conclusivas ou suficientes para nós ( assim achamos) . Porém como saber o que é real do que não é?! Como nossa percepção controla nosso senso de realidade nossos olhos enxergam e a gente vê e reage ao estímulo de maneira voluntária e involuntária , essas alterações que são produzidas pelo nosso senso de percepção que move o nosso mundo.
 Outro exemplo; Quando se esta no escuro, numa casa que você não conhece os cômodos e você acorda na madrugada para ir a cozinha, quando passa pela sala enxerga um mostro no canto dessa sala, nosso senso de realidade desaparece pelo simples fato das lembranças de um filme ou algo assim parecer tão real e quando chega mais perto vê que é só um armário com guarda-chuvas pendurados. Nossa visão vai ficando mais clara cada vez que chegamos perto do objetivo, e percebemos o que tem realmente ali. 
Essas alterações no ambiente externo como escuridão, claridade, fumaça entre outros fatores, faz com que haja alterações na nossa Sensopercepção visual .
Referências:
Livros:
Manual de psicologia cognitiva. Eysenc
Mentes Manipuladas. Dr. Brian Boxer Wachler

Outros materiais