Buscar

Atividade N1 Fatores que facilitam e/ou dificultam a ação empreendedora em um país

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Empreendedor já foi descrito inúmeras vezes como o motor da sociedade, por diversos autores e em períodos diferentes nos últimos cem anos, porém isso não quer dizer apenas que ele (ela) move a sociedade, mas também que reage a ela. 
Uma boa parte dos atuais empreendedores que estão tentando começar o seu negocio e vê-lo crescer, buscam uma forma de sustento quase como uma saída as dificuldades, é considerado empreendedorismo por necessidade, também resultante de uma "crise econômica".
Esses empreendedores se deparam com duas grandes dificuldades presentes no nosso ambiente socioeconômico. 
= A falta de preparo e pouco conhecimento do mercado
A falta de educação financeira é muito enfrentado por empreendedores no Brasil. Independente da motivação de empreender, seja por oportunidade ou necessidade, é fundamental ter muito mais do que uma boa ideia. É preciso ser capaz de identificar os elementos que vão compor seu negócio, organizar seu fluxo de caixa, monitorar seu ponto de equilíbrio, fazer a precificação correta, vender, e entender que, para sobreviver, é preciso reinvestir no negócio. A Mentoria de Negócios pode ajudar empreendedores e empreendedoras a traçar melhores caminhos pois o Mentor experiente já passou por muitas situações e consegue ter uma visão mais clara dos desdobramentos dos desafios da vida empreendedora. Mas é primordial ter à disposição, nos cursos universitários, disciplinas relacionadas a gestão de empresas, gestão financeira, gestão de pessoas… como parte oficial de qualquer currículo, incluindo no ensino básico.
= Concorrência gerada por pessoas em situações parecidas
o empreendedor passa a ter grandes concorrentes no mercado e deve procurar um negócio que tenha um diferencial para se sobressair aos demais. Apesar de a criação de novas empresas ser uma grande oportunidade para a geração de novos empregos e crescimento econômico (mais dinheiro circula, mais gente compra, mais produtos e serviços são oferecidos), o aparecimento de tantos novos negócios sem uma base sólida não é bom para ninguém. É preciso que futuros empreendedores se preparem para os desafios que enfrentarão, para que possam ultrapassar o “vale da morte” e prosperar.
Outros fatores que também podem dificultar são, Politicas governamentais e Apoio financeiro.
Em contraponto, o governo possui alguns projetos e programas inseridos com o intuito de auxiliar tanto o microempreendedor como empresas de pequeno e médio porte.
= Politicas de Fomento ao empreendedorismo
Gestores públicos de estados e municípios brasileiros com posse de instrumentos para promover um bom ambiente para fazer negócios em seus territórios. Iniciam projetos que incentivam e apoiam a jornada de negócios iniciantes e com grandes potenciais. As vezes com investimentos que podem fundar uma startup, ou com apoio psicológico e aconselhamentos de mentores fornecidos por essas politicas. Incubadoras também fazem parte do leque de projetos.
= Proliferação de cursos visando a educação empreendedora
O SEBRAE é um serviço social que existe desde 1972 com o intuito de promover a competitividade e o desenvolvimento de micro empresas, e dento dele, existe Empretec. Esse foi um dos primeiros cursos trazidos para a Nação brasileira e consiste em um treinamento de empreendedorismo utilizado em cerca de 40 países. Mesmo sendo tarde, 1993, abriu portas para toda uma nova gama de empreendedores e no mercado nacional e com o tempo, novos cursos foram surgindo e sempre com o intuito de alavancar o fator "Empreendedor" numa sociedade necessitada de um motor econômico e tecnológico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes