Buscar

AULA 2 ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

1.
	
		 Assinale a opção correta. O diário de campo consiste em um _________________ capaz de possibilitar o exercício acadêmico na buscada identidade profissional. 
	
	
	
	Levantamento
	
	
	Catálogo
	
	
	Artigo
	
	
	Livro
	
	
	Instrumento
	
Explicação:
A documentação tem um caráter dinâmico e flexível quando se consideram suas finalidades – enquanto base para a investigação e para o direcionamento do exercício profissional. Longe de se constituir em mera burocracia no cotidiano profissional, a documentação está em constante movimento e a sua utilização está vinculada aos objetivos do profissional (de conhecer ou intervir), às exigências do trabalho profissional (atendimento direto em situações singulares, planejamento e gestão, assessoria aos movimentos sociais e organizações populares, ensino e formação profissional), ao arcabouço teórico e ético-político do profissional (Mioto, 2001)
	
	
	 
	
	
	2.
	
		 São Instituições, exceto: 
	
	
	
	O Banco
	
	
	A Família
	
	
	A Igreja
	
	
	O Futebol
	
	
	A Escola
	
	
	
	 
	
	
	3.
	
		 Para Faleiros (2007), o Estado se utiliza das instituições para ¿educar¿ a classe dominada, num processo que chama de ¿legitimação ideológica da hegemonia da classe dominante¿. Assim: ¿A instituição se torna uma [...] da vida pessoal e social do cliente. Este controle se realiza através das entrevistas, visitas, fichários, documentos, interrogatórios. Tudo é vasculhado, destituindo indivíduos e grupos de si mesmos, colocando-os à mercê de quem controla a informação sobre eles e influencia preponderantemente suas decisões.¿ Preencha o espaço em branco com uma das seguintes alternativas 
	
	
	
	Patrulha ideológica
	
	
	Mediadora.
	
	
	Mantenedora.
	
	
	Benfeitora.
	
	
	Articuladora.
	
	
	 
	
	
	4.
	
		 "Na realidade, essas estruturas, cuja denominação mais precisa é [...] são os dispositivos concretos através dos quais se materializam a missão e os objetivos das Instituições. As [...], normalmente, são compostas por estruturas menores, os [..], os quais podem ser integrados por dispositivos técnicos, os [...]". Marque a alternativa que contém a ordem correta dos elementos que foram suprimidos da citação acima. 
	
	
	
	Equipamentos, estabelecimentos ,equipamentos e organizações.
	
	
	Estabelecimentos, equipamentos,organizações e organizações.
	
	
	Organizações, estabelecimentos, organização e equipamentos.
	
	
	Organização, organizações, estabelecimentos e equipamentos.
	
	
	Equipamentos, organizações, organização e estabelecimentos.
	
	
	 
	
	
	5.
	
		 Abaixo estão elencados elementos que estruturam uma prática profissional, o elemento que inclui o mandante, os agentes subordinados: 
    
  
	
	
	
	Os Equipamentos Institucionais
	
	
	Objeto Institucional
	
	
	Objetivo Institucional
	
	
	Atores Institucionais
	
	
	Espaço Institucional
	
	
	
	 
	
	
	6.
	
		 No que tange à atuação do assistente social no interior das instituições, é correto afirmar: I Que o assistente social realiza uma mediação entre os objetivos institucionais e as demandas da população. II Que é um espaço que oferece possibilidades para uma atuação voltada para a defesa dos direitos. III Que é uma atuação norteada apenas pelos objetivos institucionais. Marque a opção correta: 
	
	
	
	Apenas a II está correta.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a I está corretas.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	I, II corretas.
	
Explicação:
O Assistente social como trabalhador da Assistência Social tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeito de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. Tendo em vista que o Assistente Social é um profissional comprometido com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelo CRAS, para que rompam com o processo de exclusão /marginalização, assistencialismo e tutela.
 
	
	
	 
	
	
	7.
	
		 Assinale a opção correta. A documentação tem um caráter _______________ e________________ quando se consideram suas finalidades, enquanto base para a investigação (pesquisa) e para o direcionamento do exercício profissional. 
	
	
	
	Autônomo e próprio
	
	
	Dinâmico e flexível
	
	
	Variado e rígido
	
	
	Livre e flexível
	
	
	Autônomo e fechado
	
Explicação:
Portanto, a documentação tem um caráter dinâmico e flexível quando se consideram suas finalidades – enquanto base para a investigação e para o direcionamento do exercício profissional. Longe de se constituir em mera burocracia no cotidiano profissional, a documentação está em constante movimento e a sua utilização está vinculada aos objetivos do profissional (de conhecer ou intervir), às exigências do trabalho profissional (atendimento direto em situações singulares, planejamento e gestão, assessoria aos movimentos sociais e organizações populares, ensino e formação profissional), ao arcabouço teórico e ético-político do profissional (Mioto, 2001)
	
	
	 
	
	
	8.
	
		 Acerca da prática profissional, quando dizemos que alguma coisa está instituída ou se institucionalizou é porque, de tanto que se repetiu, virou uma prática, uma coisa natural, reconhecida e legitimada socialmente. 
	
	
	
	Registrada.
	
	
	Facilitada
	
	
	Legitimada
	
	
	Prestigiada
	
	
	Pensada

Continue navegando