Buscar

AV 2 - PSICOLOGIA DA APRENDIZ E MEMÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem e da Memória
Questões
1. Na teoria da aprendizagem por observação, Bandura afirmou que nosso comportamento pode sofrer modelação. Exemplifique tal conceito.
R.: Parte da premissa de que as pessoas podem aprender, observando o comportamento de outras pessoas. Também é conhecida por aprendizagem observacional.
Exemplo 1: Pessoas que não sabem utilizar os talheres à mesa em ambientes muito requintados e onde há vários talheres dispostos, podem aprender a usá-los ao observar as pessoas que comprovadamente, já sabem utilizá-los. 
 Exemplo 2: Ao observar como é feita a poda de uma planta por um jardineiro, é possível aprender com ele a podar as plantas em casa.
2. Quais os principais fatores que influenciam o processo de aprendizagem? Identifique-os e explique como influenciam.
R. As condições: físicas, mentais, sensoriais e sociais. Influenciam diretamente no processo de aprendizagem. A saúde e o equilíbrio destes fatores facilita o processo de aprendizagem no raciocínio lógico e memória, por exemplo. Quando o indivíduo tem doença de Alzheimer, por exemplo. Influencia negativamente.
3. Como podemos conceituar a aprendizagem significativa?
 R. Para Carl Rogers, a aprendizagem significativa é um processo auto-iniciado de descoberta e compreensão, que tem a qualidade de um envolvimento da pessoa como um todo, tanto no aspecto cognitivo quanto no sensível e modifica o comportamento e as atitudes, e até a personalidade daquele que aprende, que passa a significar a experiência como um todo, a partir de um locus de avaliação que se encontra nele mesmo.
 4. Na teoria da aprendizagem social de Bandura, o indivíduo é visto como autorregulado, proativo e reflexivo. Seu pensamento e sua ação são visto como produtos da relação dinâmica entre características pessoais e ambientais. Embutida nesta visão está a ideia de que o indivíduo possui certas capacidades, como simbolizar e planejar ações futuras, que lhe proporcionam estratégias cognitivas importantes que serão utilizadas em suas experiências. Neste contexto defina o conceito de auto eficácia proposto por Bandura.
R.: Para Bandura, auto eficácia é traduzida como o quanto a pessoa se percebe capaz de realizar algo ou alguma coisa, enfrentando situações com competência e o quanto isto influencia seu comportamento e sua forma de melhor utilizar seu repertório comportamental em situações que a desafiem.
 
5. Muitas das vezes os conceitos de memória e aprendizagem são aplicados de maneiras erradas ou opostas. Temos o costume de falar: Maria aprendeu a lição; ou Maria memorizou a lição. Diferencie os conceitos de memória e aprendizagem.
R. A aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e valores obtido, através de estudo ou experiência, convívio social. Na Psicologia, também podemos dizer que são as alterações observadas no comportamento do indivíduo.
Memória - A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações diferentes, quer ouvidas, experienciadas ou vividas. É uma faculdade psíquica.

Outros materiais