Buscar

pensamento histórico do século XIX eletiva

Prévia do material em texto

Questão 7/10 - O Pensamento Histórico do século XIX - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Decerto, mesmo que a história fosse julgada incapaz de outros serviços, restaria dizer, a seu favor, que ela entretém. Ou, para ser mais exato — pois cada um busca seus passatempos onde mais lhe agrada —, assim parece, incontestavelmente, para um grande número de homens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 43. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Uma História do Pensamento Histórico do século XIX sobre o termo História, analise as assertivas a seguir:
I. Na nossa língua, o termo “história” tem entre os seus significados aquele de relato elaborado sobre as experiências do passado.
II. O conceito de história mantém apenas o significado concreto e delimitado de uma disciplina acadêmica dedicada ao estudo do passado.
III. Em português, a palavra “história” refere-se também às experiências do passado. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	B	I e III
Você acertou!
Na língua portuguesa o termo polissêmico “história” significa tanto o próprio passado, quanto as narrativas sobre ele e a disciplina dedicada que produz institucionalmente estas narrativas, conforme abordado no livro-base: “O primeiro [significado do termo “história”] remete ao somatório de tudo aquilo que posicionamos na dimensão temporal do passado. [...] O segundo significado para o termo é justamente o de relatos elaborados por homens e mulheres sobre a experiência do passado. [...] Por fim, resta o mais moderno dos significados: aquele relacionado às operações de pesquisa sobre o passado humano e que dá nome a uma disciplina institucionalizada” (livro-base, p. 28).

Continue navegando