Buscar

Agentes Econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agentes Econômicos
Um agente econômico é todo indivíduo, ambiente ou entidade que tenha a capacidade de influenciar e movimentar a economia. Isso acontece por meio das ações possíveis a cada um deles.
Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: 
Famílias
A família é o conjunto de pessoas que atuam no mercado como consumidores de bens e serviços, assim como mão de obra para trabalho e produção. O consumo é a principal função na economia. Por serem em grande volume, eles influenciam diretamente sobre outros agentes devido a lei da oferta e demanda, pois o consumo é vital para movimentar a economia.
Dependendo do interesse de consumo das famílias, outros agentes precisam agir. Portanto, entender esse público e quais as melhores formas de atingi-los são preocupações de todas as empresas. 
Empresas
As empresas têm um papel importante dentro da economia. Elas oferecem seus produtos e serviços para as famílias através de produção dos bens e dos serviços.
A função das empresas é entender as necessidades (demandas) das famílias, oferecendo soluções. E ainda oferecem cargos de trabalho, permitindo que as famílias obtenham renda e possam consumir, movimentando a economia.
As empresas podem ser divididas ainda em instituições financeiras ou não financeiras.
Mercado
E um ambiente que resume o encontro entre as famílias e as empresas. Nele é onde acontece todo processo de compra e venda entre consumidores e empresários.
Conhecida também como a lei da oferta e demanda. É preciso que o interesse das famílias seja de acordo com o que é oferecido pelas empresas para que essa troca de aconteça.
Estado
Sua principal função é a distribuição da riqueza e a preocupação com as necessidades coletivas. Algumas famílias com baixo poder aquisitivo, acabam excluídas do mercado econômico. O Estado é a entidade com maior poder para ajustes e definições de mercado, especialmente por meio dos órgãos relacionados à economia e definições de políticas econômicas e monetárias. 
Mundo
Em tempos de globalização, o mundo também vira um agente econômico. Isso porque as relações entre países são cada vez maiores e influenciam diretamente na economia. A sua função é de permitir o intercâmbio de bens, serviços e capitais. Assim as famílias podem consumir bens não produzidos no Brasil.
Até uma ação política tomada por outro país, por exemplo, pode afetar diretamente na econômia do Brasil em questão de minutos. É por isso que esse agente econômico, embora mais recente, também deve ser considerado.

Continue navegando