Buscar

Aol6 Nascimento do Sol contextualização de metodologia do ensino de ciências

Prévia do material em texto

Nascimento do Sol
 Luanda Bueno da Costa Santos
 28277492
 Pedagogia
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC
O fato de maior parte da população brasileira viver em uma vida agitada, morar em centros urbanos resulta em um afastamento da natureza, tirando as chances de observação e de compreensão de muitos fenômenos naturais.
Por exemplo, quantas vezes no último mês nós paramos para observar o nascer ou o pôr do sol?
Sol nascente é onde o Sol nasce e Sol poente é onde ele se põe.
Diariamente o Sol surge e se põe no horizonte dando origem aos períodos do dia e da noite. O período do dia se inicia quando o sol nasce no horizonte. O nascer do sol pode ser chamado de amanhecer, aurora, alvorada ou crepúsculo. E o período da noite se inicia quando o Sol se põe e termina quando Sol nasce no horizonte novamente. Um dia tem 24h que é o formado pelo dia e a noite, e esse é o tempo que o planeta Terra leva para girar em torno do seu próprio eixo, chamado de movimento de rotação. Por isso quando a luz solar bate de um lado do planeta é dia e outro que a luz solar não alcança já é noite. 
O movimento diurno do Sol, assim como todos os outros, é de leste para oeste, pois o reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano.
A luz que o Sol emite para Terra leva 8 minutos e 20 segundos para atingir o nosso planeta e é cerca de 600 mil vezes mais intensa do que a luz da Lua Cheia.
A luz do sol parece ter tons de vermelho, amarelo e laranja. Isso acontece quando a luz é espalhada ao entrar na atmosfera, esses são os tons de maior comprimento de ondas. Os azuis e verdes são curtos demais para ser visíveis.
Os cientistas acreditam que vai haver a morte do Sol daqui a cerca de 5 bilhões de anos, o sol vai se expandir, tornando-se uma gigante vermelha, invadindo as orbitas de Mercúrio, Vênus e talvez a da Terra. Em seguida, vai liberar as camadas gasosas mais externas, formando uma bela nebulosa planetária expondo o seu núcleo, que será uma anã branca residual incapaz de produzir energia através da fusão nuclear, finalizando em uma “anã negra” a vagar pelo universo.
Antes disso acontecer, aprecie, receba os primeiros raios solares, cedinho ao amanhecer, admire o Sol nascer e se pôr.
Referências:
pt.wikipedia.org/wiki/Nascer_do_sol
brasilescola.uol.com.br
escolakids.uol.com.br/geografia/sol.htm
oglobo.globo.com/sociedade/ciência/estudo-revela-detalhes-sobre-formacao-do-sol-13528758

Outros materiais