Buscar

QUESTIONÁRIO | Teoria Geral do Processo | Teoria da Ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1°Questionário de TGP
1. O que se entende por ação?
Ação, na perspectiva de Alexandre Freitas Câmara, é o fenômeno que permite a movimentação do aparelho judiciário. Conhecida como direito de ação, poder de ação ou direito de agir, caracteriza-se como o direito de participar, em contraditório, de todo o processo. Sempre que alguém atua no processo, ocupando uma posição ativa e tentando influenciar na formação de seu resultado, observa-se u ato executório de direito de ação. O direito de ação não se esgota no momento em que a parte pratica seu primeiro ato. O direito de ação é exercido ao longo de todo o processo.
2. Explique sumariamente a diferença entre a teoria concreta e a teoria abstrata da ação
A teoria concreta, suscitada por juristas como Chiovenda e Wach, caracteriza-se pelo entendimento da ação como o direito do autor de obter para si uma pretensão favorável, ainda Chiovenda insere a ação na classe dos direitos potestativos, pois ela se esgotaria com seu respectivo exercício. Uma vez que já firmada a teoria do direito subjetivo e reconhecida à insuficiência da concepção concreta na explicação de uma série de fenômenos jurídicos, surge a teoria abstrata da ação, suscitada por Degenkolb, Plosz e Liebman. Sendo a ação um direito subjetivo publico dirigida ao Estado, mediante o atendimento de certas condições, à obtenção do julgamento sobre o mérito da demanda. 
3. O que são "condições da ação"? Há condições da ação no CPC/15?
Condições da ação, apesar de muitas criticas sobre sua existência, são os requisitos processuais essenciais para a o regular trâmite processual e eventual julgamento de mérito. Condições da ação são requisitos a observar depois de estabelecida regularmente a relação processual, para que o juiz solucione a lide. No art. 17 do CPC de 2015 fala que para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade, são esses as condições da ação. 
4. Diferencie legitimidade ordinária e extraordinária.
A legitimidade ordinária é atribuída aos sujeitos da relação jurídica, aquele que afirma na petição inicial ser o titular do direito material é o legitimado ativo ordinário e o que é indiciado é o legitimado passivo extraordinário. Em contrapartida, a legitimidade extraordinária é a legitimidade atribuída pelo ordenamento jurídico a quem não é sujeito da relação jurídica deduzida no processo. É admitida a atribuição de legitimidade extraordinária através de negócio processual também. Sempre que o legitimado processual estiver em juízo, ocupando o lugar que normalmente seria do legitimado ordinário, ocorre a substituição processual.
5. O que é o interesse de agir?
É caracterizado pela utilidade da tutela jurisdicional postulada, só se pode praticar um ato de exercício, que com ele resulta o direito de ação, quando o resultado que com ele se busca for útil. O ato de exercício de direito deve buscar uma melhoria da situação jurídica. 
Verifica-se o interesse de agir a partir da aferição de dois elementos: a necessidade da tutela jurisdicional e a adequação da via processual.
6. O que se entende por teoria da asserção?
A teoria da asserção não é propriamente uma teoria, mas sim uma técnica para a verificação da presença das condições da ação. Por força desta as condições da ação devem ser examinadas no estado das afirmações feitas pela parte em sua petição. Cabe ao juiz verificar as alegações para, no caso de verdadeiras, decidir se acolhe a pretensão deduzida.

Outros materiais