Buscar

QUESTIONARIO DE ODONTOPEDIATRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Como os estudos sobre psicologia infantil nos orientam e auxiliam na pratica em clinica?
Orientar: padrões típicos de conduta nos diferentes períodos cronológicos e conduta atípica. 
Auxiliar: na escolha dos métodos adequados de manejo. 
1. De quais formas a criança poderá se mostrar em consequências das atitudes paternas de rejeição? E qual a conduta de cada uma frente ao cirurgião dentista?
A criança poderá mostra–se agressiva ou submissa. O profissional deve mostra-se amigo, evitar contenção ou atitudes severas e explicar sobre tudo o que usa e executa.
1. Com relação às crianças difíceis que resistem ao tratamento por se sentirem ameaçadas, em perigo, típico de crianças tímidas, com medo, qual deve ser a conduta do profissional?
A conduta profissional deve ser: amigo, evitar contenção embora possa ser necessário, conversar bastante: desviar atenção, transmitir segurança e confiança: evitar expressões ou atitudes que os preocupem.
1. Dentre as técnicas de manejo do comportamento, a mais utilizada em clínica infantil é sem dúvida a conversa ou diálogo, sendo que nesta um dos métodos utilizados é a “modelação”. Explique-a e exemplifique.
É a observação do tratamento de uma criança colaboradora, com o intuito de mostrar à criança a conduta apropriada visando a redução do medo e da ansiedade. Exemplo: tratar primeiro o irmão mais velho, e combinar com ele para correta conduta para ser exemplo para o irmão mais novo.
1. O exame clínico em clínica infantil deverá obedecer a uma sistematização para melhor observação e avaliação do paciente. Um bom método para esse exame é o da sequência proposto por keller e Manson-Hing, sendo que uma de suas etapas (primeira) é a “inspeção geral do paciente”. Cite, explicando sucintamente, quais pontos devem ser observados nesta etapa.
Estatura, Porte, Linguagem, Maneira de se comportar, Temperatura. 
1. A elaboração do plano de tratamento pode ser realizada em fases diferenciadas segundo Hallorstem et al. Cite-as, simulando de modo prático a confecção de um plano (de modo descritivo) em um paciente que apresenta todas as fases envolvidas.
Fase 1: avaliação inicial e urgência: Na primeira consulta, o profissional faz toda a documentação da criança, faz o pedido das radiografias necessárias, e faz o tratamento de urgência se necessário em caso de dor por exemplo.
Fase 2: adaptação comportamental e adequação do meio bucal: o profissional deve conquistar a confiança da criança, para assim, poder começar o tratamento. Adequamos o meio dando orientações de higiene, e exodontias necessárias.
Fase 3: tratamento restaurador: tratamento dos dentes que possuem cárie, reabilitando-os para exercerem sua função. 
Fase 4: manutenção preventiva: orientações de higiene e saúde bucal, retornos periódicos ao consultório.
1. Quais medidas que devem ser adotadas para a proteção da equipe (profissionais e auxiliares) contra a radiação durante os procedimentos radiográficos?
Avental de chumbo ou barreiras 
Distância de 2 metros do aparelho e 135° do feixe principal 
Nunca ficar atrás da ampola 
Aparelhos que possuam retardador ???? 
Nunca ficar na direção do feixe primário 
Não ficar próximo da cabeça na tomada RX 
O acompanhante é quem mantém o filme em posição 
1. Descreva a técnica lateral de Fazzi, abordando também a importância dela para a observação de que evento em Clínica Infantil.
É uma técnica extra-bucal na lateral do nariz para intrusão do dente decíduo, que funciona para visualização da região antero-superior. Pode ser usado um filme oclusal, onde segura o pai, mãe ou responsável segura o filme.

Outros materiais