Buscar

new criticism

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

New criticism. 
Surge a partir de 1930 na ausência de um programa bem definido. 
Caracteristicas: 
·	Reação contra a crítica impressionista e erudita das acadêmias; 
·	A rejeição da poesia romântica e expressiva (contra o objetivismo e sua emoção;
·	A proposta de métodos e tecnicas semelhantes para a análise das obras literárias, o que contribui para a instalação do método no meio universitário. 
Autores. 
J. A. Richards. Inaugurador da crítica morderna, se opõe às teorias dos novos críticos. Um viés psicologista que é descartado pela corrente e que reduz a complexibilidade da obra literária. Diferenciação entre os uso referencial e emotivo da linguagem. 
T.S. Eliot. O teor confessional e emotivo que a crítica tradicional tanto perseguia não será mais buscada pelos novos críticos. Os aspectos adjacentes à obra como os sociológicos e psicológicos também constituem leituras inadequadas para os críticos. 
	Correlato objetivo: O único modo de exprimir uma emoção sob a forma artística consiste em encontrar um correlativo objetivo: um conjunto de objetos, uma situação, uma cadeia de acontecimentos que serão a fórmula de uma emoção particular. A articulação dos elementos que compõe um poema produz a emoção desejada no leitor. Esse efeito compartilhado do leitor com o eulírico, do prazer ou a emoção expressa no texto, trata-se do correlativo objetitvo da emoção estética. 
John Crowe Ransom. A crítica deve excluir as reações pessoais ao efeito da obra, sob o risco de se tornar a crítica das impressões que a obra gera. O novo crítico deve encarar a análise não se apegando ao efeito da obra, que seria a "falácia da emoção": a análise crítica de um poema deve ser reduzida do exame da emoção que ele produz. 
A crítica deveria ser centrada unicamente sobre a obra literária e suas relações internas. A linha de investigação admite a validade de estudos acerca do leitor e do autor, mas considera que tais abordagens deságuam na crítica cultural. 
É um engano considerar-se a análise crítica como uma transcrição ou tradução do texto como uma mera codificação de seu sentido referencial. Os elementos que integram a estutura do poema só podem ser interpretados e valorizados em função da totalidade da obra. 
O new criticism entende que é impossível distinguir forma e conteúdo, pois a corrente questiona os caminhos que norteiam o entendimento sobre a intenção criadora. Vendo a obra como uma estrutura indivisível, é impossível separar o que se diz de como se diz.
Close reading. Leitura unicamente imanentista e microscópica da linguagem literária, leitura lenta e minunciosa. 
Método intuitivo e não dedutivo, com total abandono ao conhecimetno histórico da obra. Ao crítico literário o que importa é a maneira com a qual o poeta materializou esses dados, entender o processo estabelecida entre os elementos dessa estrutra.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes