Buscar

av1 direito civil v

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
Prova: AV-1 Disciplina: Direito Civil V Código: CCJ 0025
Prof. (a): Robson Sitorski Lins
Data:29.04.2021
Acadêmico: Crislaine Marssaro 
RA: 201702322734
1) Mário e Marina casaram-se, em 2005, pelo regime da participação final nos aquestos. Em 2008, Márioganhou na loteria e, com os recursos auferidos, adquiriu um imóvel no Recreio dos Bandeirantes. Em 2014, Mário foiagraciado com uma casa em Santa Teresa, fruto da herança de sua tia. Em 2015, Márioe Marinase divorciaram. Tendo em vista o regime de bens do casamento, como ficaria a partilha dos aquestos do casal? Responda fundamentadamente.
R: Neste caso, Marina não terá direito a casa que Mário herdou de sua tia, pois exclui-se da soma dos patrimonios próprios os que sobrevieram a cada cônjuge por sucessão, conforme art.Art. 1.674, II, CC. Sendo assim,Mariana terá direito da parte do imóvel no Recreio dos Bandeirantes que Mário adquiriu, pois já estavam casados. 
2)Julio, arquiteto, é casado com Joana, advogada, sob o regime de comunhão parcial de bens. Joana sempre considerou diversificar sua atividade profissional e pensa em se tornar sócia de uma sociedade empresária do ramo de tecnologia. Para realizar esse investimento, pretende vender um apartamento adquirido antes de seu casamento com Julio; este, mais conservador na área negocial, não concorda com a venda do bem para empreender. Sendo o bem de Joana pertencente ao seu patrimônio particular, é possível sua alienação sem o consentimento do marido? Caso positivo, como se daria essa alienação? Responda fundamentadamente.
R: Não é possível a alienação sem o consentimento do marido, pois é um requisito fundamental para que possa se tornar valida essa venda e também diz respeito as regras da tutela da entidade familiar, segundo art. 1.647, CC . Mas o art. 1.648 do CC permite o suprimento judicial de tal concordância.
3) Douglas casado com Joana, sofreu acidente automobilístico e faleceu. Após cinco meses, Joana conheceu André, com quem pretende se casar em dois meses, ou seja, sete meses após o falecimento de Douglas. Neste caso, Joana:
A) poderá se casar com André tendo em vista que a causa suspensiva do matrimônio cessou três meses após o começo da viuvez.
B) poderá se casar com André tendo em vista que o impedimento legal cessou seis meses após o começo da viuvez.
C) poderá se casar com André tendo em vista que para o caso em tela não há causa suspensiva ou impeditiva de matrimônio.
D) não poderá se casar com André até doze meses depois do começo da viuvez, tratando-se de causa suspensiva prevista no Código Civil brasileiro.
X E) não poderá se casar com André até dez meses depois do começo da viuvez, tratando-se de causa suspensiva prevista no Código Civil brasileiro.
4) São impedidos de contrair matrimônio:
A) O viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.
B) A viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal.
X C) O cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.
D) O divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal.
E) O tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas asrespectivas contas. 
5) Assinale a alternativa correta.
A) A publicidade do casamento é requisito de ordem pública, proibindo-se que o ato seja praticado a portas fechadas ou sem a publicação e fixação de proclamas em local visível.
B) Nuncupativo é o casamento celebrado por autoridade incompetente.
X C) Putativo é o matrimônio nulo ou anulável contraído de boa-fé por um ou por ambos os contraentes e que, em razão disso, produz efeitos até o dia da sentença anulatória.
D) Em virtude do avanço da tecnologia, é perfeitamente possível a realização do matrimônio pela internet e/ou por via satélite, mesmo não havendo mandato especificamente outorgado pelos nubentes para tal fim.
E) O casamento religioso terá efeitos civis, independentemente das exigências de validade para o casamento civil, e desde que registrado no registro próprio.

Outros materiais