A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Movimento Circular

Pré-visualização | Página 2 de 2

a ponta de cada canudo e encaixá-las em cada um dos buracos feitos nos copos. É necessário queimar essas pontas para que os copos não caiam durante o experimento. A última fase se dá com o auxílio do ventilador, para que consiga dar as voltas necessárias. Logo, os copos começam a dar pequenos movimentos circulares até executar completamente o movimento. 
Nesse experimento, o movimento circular depende de um fator, que é a variação do vento. O experimento se assemelha à um cata-vento, onde a ponta das hélice descreve um MCU. 
Figura 8 – Movimiento Circular Experimento [5:08]
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hd3NO_2GysQ
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Uma aplicação prática voltada para o cotidiano de um estudante de engenharia química, está no equipamento laboratorial, a centrífuga.
A centrífuga é um equipamento amplamente utilizada em laboratórios clínicos para separar diferentes fases de uma amostra de maneira muito eficiente, ou seja, permitem a separação de substâncias que possuem densidades diferentes em uma mistura via decantação. É construída de maneira que as amostras de soluções químicas que estão no seu interior sejam submetidas a um movimento circular uniforme, com elevada velocidade e grande força centrípeta, no fim, a amostra menos densa “flutua” sobre o menos denso. Podemos fazer uma analogia a máquina de lavar, que possui o mesmo princípio de movimento circular e força centrípeta. 
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Outro exemplo do cotidiano está no movimento de rotação da Terra. 
No movimento de rotação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias circulares com a mesma velocidade angular. O movimento de rotação é dado com as equações do movimento circular uniforme e do movimento circular com aceleração constante e o período (T) da Terra no seu movimento de rotação é de 24 horas.
O movimento circular é classificado acordo com a ausência (MCU) ou a presença de aceleração tangencial (MCUV), e suas fórmulas são dadas a partir do estudo de cinética;
A importância do estudo desse movimento está na compreensão do funcionamento de situações que estão diariamente no nosso cotidiano, como no movimento de pneus de um automóvel, nas hélices do ventilador, as lâminas do liquidificador, a roda gigante no parque de diversões, a máquina de lavar;
Para aprimorar o trabalho, sugere-se que pudéssemos calcular a força tangencial, o período e a frequência observada por um objeto que realiza um MCU.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
HELERBROCK, Rafael. Movimento Circular. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/movimento-circular.htm>. Acesso em 14 de abr de 2021.
DIEHL, Alexandre. Cinemática 6. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/diehl/files/2018/08/FGA_aula6.pdf>. Acesso em 14 de abr de 2021.
SILVA, Domiciano. Movimento Circular Uniforme. Disponível em: <https://www.preparaenem.com/fisica/movimento-circular-uniforme.htm>. Acesso em 14 de abr de 2021.
MARTINS, Sandro D. Movimento Circular Uniforme. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/11746245/ >. Acesso em 14 de abr de 2021.
REFERÊNCIAS