A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Sociologia Crítica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sociologia Crítica
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No campo das ciências, especialmente nas humanas, para entender uma teoria faz-se necessário um olhar sobre o tempo histórico que ela foi concebida e a sua contextualização na realidade sociocultural da época. Com relação à Teoria Crítica em Sociologia, precisamos nos voltar àqueles acontecimentos históricos que possam esclarecer sua gênese e desenvolvimento. Quais acontecimentos históricos estavam se dando na Alemanha em 1920 e como eles favoreceram o projeto sociológico? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
Nessa época, o modelo liberal de Estado estava em crise e parecia cada vez mais claro que a não intervenção do Estado na economia trazia efeitos deletérios a essa, tendo resultado num caráter monopolista e imperialista do capitalismo. Simultaneamente, a partir da Revolução Bolchevique, davam-se os primeiros passos no sentido de se construir uma economia planejada em um Estado socialista. Isso levou a se pensar, na Alemanha, em uma transição para a socialização da economia. Nessa época, a Sociologia apenas começava a se consolidar no espaço acadêmico e pareceu lógico às autoridades a instalação de um centro de pesquisas em que o marxismo científico fosse aplicado em investigações de cunho social. Nesse tempo também havia a necessidade de um conhecimento que procedesse a síntese dessas questões, em contraponto à crescente especialização do saber. Assim, o projeto político da Sociologia foi favorecido, mesmo em sua vertente marxista, visando a sua aplicação prática na Alemanha.
	2.
	Influenciado pela escola crítica da sociologia, o polonês Zygmunt Bauman foi um importante sociólogo. Para ele, a característica básica da sociedade moderna é a ambivalência, compreendendo que, na tentativa de organizar a realidade, a modernidade acaba produzindo suas próprias ambiguidades. Nesse sentido, o autor reflete sobre as transformações que ocorreram na sociedade atual, especialmente com relação às suas características. Levando em conta as reflexões que ele faz sobre cultura, disserte sobre as características deste elemento na sociedade de consumo.
	Resposta Esperada:
As caraterísticas da cultura na sociedade moderna atual dizem respeito à maneira como as pessoas compreendem o mundo. Na cultura atual, o consumo é um elemento central, é ele que possibilita atribuir sentido à existência humana, uma vez que os seres humanos vivem em si e para si, encontrando sua plenitude e sentido existencial no consumo.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.