Buscar

Cetose Bovina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cetose Bovina
Desequilibrio metabólico causado pelo balanço energético negativo que gera produção de corpos cetônicos gerando acidose metabólica, quando o excesso de acetil CoA é convertida em corpos cetônicos. 
Corpos Cetônicos: 3-hidroxibutirato, acetoacetato e acetona
Formação dos corpos cetônicos: Já que o animal está em balanço energético negativo, não há glicose, para gerar os AGV´s, então o tecido adiposo distribui triglicerídeos na corrente sanguínea e estes vão para o hepatócito. No hepatócito, os triglicerídeos serão metabolizados e haverá o processo de beta-oxidação e gerar Acetil CoA. Essa Acetil CoA entra no ciclo de Krebs através do oxalacetato pra gerar energia. Porém, com o excesso de Acetil Coa, o oxalacetato não conseguirá mover a acetil coa pro ciclo de Krebs e haverá formação de corpos cetônicos. 
Tipos de Cetose:
1) Por subconsumo: baixa alimentação, maior de manda energética e o animal não tem como suprir. 
- Primária: Quando o animal não consome o que precisa
- Secundária: Quando não come por conta de outra doença
2) Cetose Butírica: feno mal conservado gera butirato
3) Cetose Espontânea: etiologia desconhecida
Fatores Predisponentes
- Aumento da demanda energética no final da gestação
- Aumento da predisposição a mobilização da gordura corpórea
- Baixa capacidade digestiva (ex: quando a vaca está gravida e diminui a capacidade de armazenamento da cavidade gastrointestinal)
Etiologia: Balanço energético negativo, falta de carboidratos precursores de glicose e não adaptação do animal. 
Condições: Vacas leiteiras de alta produção; antes ou após o parto (8 a 60 dias pós-parto); mais comum após o parto (na produção de leite)
Por que ocorre a cetose? Por que o bovino entra em gliconeogênese e pega algo que não é carboidrato (ex: gordura) para formar glicose. A gordura pode ser convertida em glicose quando convertido em glicerol-3-fosfato e sobe a via glicolítica ao contrário. 
Quais os sinais clínicos de um animal com cetose? Apatia (por falta de energia), anorexia (distensão abdominal, vai deixar de comer por estar degradando lipídios), febre (processo inflamatório), hálito cetônico, queda na produção de leite (por conta da falta de energia, do quadro do animal...) , sinais nervosos como hiperexcitabilidade, tremor moderado, letargia, sensação dolorosa... (por conta dos corpos cetonicos), fezes escassas e consistência firme (desidratação e alimentação inadequada). 
Aletações Metabolicas: Hipoinsulinemia (devido ao aumento do glucagon), hipoglicemia, hipercetonemia, aumento de corpos cetonicos, hipertriglicerinemia (esteatose hepática), menos glicogênio hepático. 
Alterações Laboratoriais
Policitemia relativa caso esteja desidratado, leucocitose pelo processo inflamatório, proteínas plasmáticas alta, hemácias em alvo por carência de ferro, anemia ferropriva, rouleax eritrocitário por causa das proteínas, alta alt e ast, aumenta creatinina e ureia, proteinúria, corpos cetônicos, pH da urina ácido,

Outros materiais