Buscar

ATIVIDADE 02

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02 - PSICO - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL - 2020D1
Nota máxima 0,50 Nota obtida 0,45
QUESTÃO 1
Os esforços de Ferdinand de Saussure abriram os caminhos para o reconhecimento da linguística enquanto uma área da ciência. Dentre suas principais ideias consta a dicotomia langue/parole, na qual o autor distingue língua (o código escrito) e fala (a oralidade). Com isso, Saussure reconhecia que a oralidade e a escrita são processos que operam de maneiras distintas.
PINGOELLO, Ivone; FURTADO, João Carlos Dias. Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
​A partir dessas considerações e com base nas discussões sobre oralidade e escrita, analise as afirmações a seguir.
I. A escrita é uma técnica relacionada profundamente ao processo de urbanização, por isso, o uso da escrita se faz mais presente neste contexto do que no espaço rural.
II. O ser humano desenvolve o domínio da fala naturalmente em seu cotidiano, em suas relações interpessoais, em um processo formativo menos incisivo em comparação ao da escrita.
III. A oralidade e a escrita partem da necessidade humana de comunicar-se, de modo que todo ato comunicacional envolve a relação emissor/receptor.
 
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas.
Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.
QUESTÃO 2
O INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) categoriza níveis distintos de escala de alfabetismo. A respeito de alguns dos níveis e de algumas das habilidades desses níveis, analise as assertivas abaixo:
 
I. O analfabeto é o sujeito que consegue localizar uma ou mais informações explícitas, expressas de forma literal em textos muitos simples.
II. O rudimentar é aquele que localiza informação expressa de forma literal em textos diversos (jornalístico e/ou científico), realizando pequenas inferências.
III. O proficiente elabora textos de maior complexidade embasado em elementos de um contexto dado e é hábil para opinar sobre o posicionamento do autor.
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas Alternativa 3: I e III apenas
Alternativa 4: III apenas Alternativa 5: I, II e III
QUESTÃO 3
Pignatari (2010) ressalta que dentre os elementos do texto dissertativo, os argumentos são a essência. Se não houver um argumento satisfatório, o melhor a se fazer é repensar a tese, pois se não ocorre nenhum argumento plausível no momento da escrita, é sinal de que a tese é frágil. A respeito dos argumentos, analise as assertivas abaixo 
 PINGOELLO, I; FURTADO, J. C. D. Língua portuguesa: leitura, produção de texto e literatura infantil. Maringá: Unicesumar, 2018.
I. Do mesmo modo que há na dissertação a tese, que pressupõe uma ideia, pode haver a antítese, que seria a tese contrária, a oposição de ideias.
II. É no desenvolvimento da dissertação que o autor demonstra seu conhecimento a respeito do assunto, pois se trata da parte argumentativa e expositiva.
III. Os argumentos da dissertação podem ser abordados conforme suas causas e consequências, isto é, se será uma abordagem histórica ou comparativa, por exemplo.
 
É correto o que se afirma em
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e III apenas.
Alternativa 4: III apenas. Alternativa 5: I, II e III.
QUESTÃO 4
Portanto, a formação em curso de Ensino Superior promove a evolução da capacidade leitora, ampliando o campo das relações sociais, das oportunidades de trabalho, da construção de relações de sentidos entre o lido e o praticado, refletido, compreendido e aplicado em ações diárias. Essa evolução não ocorre a olhos nus, nem é perceptível sem que ocorra uma autoavaliação, ou seja, só percebemos que evoluímos quando nos auto avaliamos. Essa autoavaliação é importante para percebermos que evoluímos constantemente quando não desistimos de estudar, ler e compartilhar ideias.
PINGOELLO, Ivone; FURTADO, João Carlos Dias. Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Conforme vimos, a habilidade de leitura é essencial para os indivíduos. No âmbito acadêmico, esse aspecto torna-se ainda mais imprescindível, o que evoca a discussão sobre o letramento acadêmico. Sobre isso, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
 
I. O Letramento acadêmico diz respeito ao conjunto de capacidades intelectuais, sociais e cognitivas desenvolvidas pelos indivíduos inseridos no contexto do ensino superior, indo além da decodificação do texto escrito.
II. O acadêmico engajado em processos de letramento contribui com a sociedade ao desenvolver conhecimentos relevantes dentro do seu campo de formação, sendo necessário, dentre outras coisas, independência na pesquisa.
III. O letramento acadêmico confere ao indivíduo total domínio do código da língua, ao passo que, após concluir a graduação, o acadêmico não dependerá mais de outros contextos de formação para seu desenvolvimento.
IV. No contexto da educação a distância, ser um acadêmico letrado significa ter o domínio das tecnologias disponíveis para o processo de ensino e aprendizagem, sem que isso dependa da mediação de outrem.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1: F, F, V, V. Alternativa 2: F, V, V, V. Alternativa 3: V, V, F, F.
Alternativa 4: F, V, F, V. Alternativa 5: V, V, V, F.
QUESTÃO 5
A coesão e a coerência são elementos fundamentais para a construção do sentido do texto. A respeito desses elementos, analise as assertivas abaixo:
I. Quando um texto tem um sentido harmônico, conexo do início ao fim, isso é denominado coerência.
II. A coerência passa despercebida na leitura, ao passo que a incoerência é facilmente percebida.
III. A coesão é a articulação linguística (gramatical) entre as palavras, períodos e parágrafos.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas Alternativa 2: II, apenas Alternativa 3: I e III apenas
Alternativa 4: III apenas Alternativa 5: I, II e III
QUESTÃO 6
É possível melhorarmos nossas leituras a partir do desenvolvimento de técnicas específicas e monitoramento constante das evoluções atingidas a cada nova leitura. Cabral (1986) descreve quatro etapas que promovem uma leitura com proficiência, são elas: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
 PINGOELLO, Ivone; FURTADO, João Carlos Dias. Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. (adaptado).
 
Tendo em vista as explicações sobre as etapas de leitura decodificação, compreensão, interpretação e retenção, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. A fase de decodificação é a segunda etapa do processo de leitura, na qual ocorre a assimilação das informações acessadas.
II. A interpretação, terceira etapa do processo de leitura, é quando recuperamos todas as informações e conhecimentos prévios sobre o assunto.
III. A compreensão é a fase inicial da leitura, quando o leitor busca compreender o modo como o código da língua está sendo utilizado.
IV. A última etapa do processo de leitura é a retenção, quando o indivíduo já está capacitado a memorizar as informações acessadas e assimiladas.
   
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Parte superior do formulário
Alternativas Alternativa 1: F, F, V, V. Alternativa 2: F, V, V, V Alternativa 3: V, V, F, F.
 Alternativa 4: F, V, F, V Alternativa 5: V, V, V, F.
QUESTÃO 7
De acordo com Koch & Elias (2008) e Costa Val (2006), há algumas estruturas fundamentais que devem ser observadas para a manutenção da coerência textual. A respeito dessas estruturas, avalie as afirmações a seguir com V (para verdadeiras) e F (para falsas)
I. Sobre a progressão do tema, deve haverequilíbrio entre a repetição ou retomada de aspectos importantes do texto.
II. A repetição refere-se ao encadeamento de enunciados textuais que podem ser feitos por justaposição ou conexão.
III. A articulação é a teia formada pelo texto, é o encadeamento e a ordem linear das ideias do texto.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: V, V, V Alternativa 2: V, F, V Alternativa 3: F, V, V
Alternativa 4: F, F, V Alternativa 5: V, V, F
QUESTÃO 8
Para tornar-se, cada vez mais, um leitor eficiente e fluente, é preciso que o sujeito entre em contato com diversos gêneros textuais. A respeito dos tipos de texto e algumas de suas características fundamentais, associe as duas colunas​:
 
	1. Narração
	(  ) retrata verbalmente ambientes, objetos e pessoas.
	2. Descrição
	(  ) expõe fatos, publica notícias e acontecimentos.
	3. Dissertação
	(  ) expõe ideias, argumenta, debate conceitos.
	4. Injunção
	(  ) narração de fatos reais ou fictícios.
	5. Exposição
	(  ) instrui, orienta e ensina a manusear.
 
            
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: (1), (2), (3), (4), (5). Alternativa 2: (4), (5), (2), (1), (3).
Alternativa 3: (2), (5), (3), (1), (4). Alternativa 4: (1), (5), (4), (2), (3).
Alternativa 5: (1), (4), (5), (2), (3).
QUESTÃO 9
De acordo com Sercundes (2011), há três processos em que a escrita insere-se no contexto escolar como concepções de produção de texto. A respeito disso, avalie as assertivas abaixo:
I. A escrita entendida como dom é uma concepção equivocada, pois não apresenta uma orientação de leitura, análise linguística, estrutura e gênero textual.
II. A escrita compreendida como consequência é falha, pois procura um pretexto, isto é, filmes, músicas, história, etc., para nortear a produção textual.
III. A escrita como trabalho é uma extensão do conhecimento e trabalho realizados na aula, e funciona como uma construção e não como produção ocasional.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas Alternativa 2: II, apenas Alternativa 3: I e III apenas
Alternativa 4: III apenas Alternativa 5: I, II e III
QUESTÃO 10
O Brasil é um país que, infelizmente, ainda é marcado por uma profunda desigualdade social, o que se reflete em aspectos como o acesso à educação formal e na qualidade de ensino ofertada à população. Embora, nas últimas décadas, tenha crescido o número de brasileiros que tiveram acesso aos bancos escolares, sabemos que o analfabetismo funcional ainda é uma realidade no país. Neste contexto, surge a discussão sobre dois conceitos cruciais para a formação da sociedade: a alfabetização e o letramento.
​PINGOELLO, Ivone; FURTADO, João Carlos Dias. Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.
Sobre isso, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Alfabetização e letramento são conceitos antagônicos, ao passo que o letramento dispensa a alfabetização.
II. A alfabetização está atrelada ao domínio do código da língua, englobando a leitura e a escrita em língua materna. 
III. Alfabetização e letramento são conceitos complementares, visto que não é possível dissociar as práticas letradas do processo de alfabetização.
IV. O letramento tem a ver com as práticas sociais que o indivíduo realiza por meio do uso da língua(gem) nos mais variados contextos em que este está engajado. 
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1: F, F, V, V. Alternativa 2: F, V, V, V. Alternativa 3: V, V, F, F.
Alternativa 4: F, V, F, V. Alternativa 5: V, V, V, F. Parte inferior do formulárioParte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes