Buscar

moral é a ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma palavra que muitas vezes se confunde com a moral é a ética, que muito se fala na atualidade. Com um sentido bem parecido com o conceito da moral, a ética vem mais na forma filosófica desse comportamento, fazendo com que o ser humano reflita sobre suas atitudes e escolhas diante da sociedade, diante do grupo em que vive. 
A ética trás à nossa reflexão os comportamentos do ser humano como indivíduo, a razão, a conduta diária, da mesma forma que o código de ética está para o profissional definindo como este cidadão deve se comportar em relação ao seu contexto profissional. Vale lembrar que a ética não é uma lei que vai punir o indivíduo que agir ao contrário desses entendimentos, mas faz com que ele reflita se aquela atitude foi certa ou errada. Um exemplo bem nítido que podemos analisar a respeito da ética é a corrupção que domina a sociedade no meio político e também entre as pessoas comuns. Esse comportamento antigo infringe tanto a moral quanto a ética, pois ao mesmo tempo em que existem leis punitivas para essa transgressão moral, há a reflexão do certo e o errado. A reflexão de cada um faz-se necessária para termos uma comunidade mais justa. 
Quando usamos o termo corrupção, falamos de algo inerente a todos os povos desde a antiguidade. Há menções nos relatos bíblicos referindo-se à corrupção evidenciando que o coração pode ser corrompido pelo suborno (Eclesiastes, cap. 7 versículo 7, Bíblia online). Também durante a colonização brasileira, os funcionários responsáveis por vigiar e proteger as mercadorias contra a invasão de estrangeiros, tiravam proveito individual praticando atos de corrupção. (AIRES, MELO, 2015, p.7). Com isso fica claro que essa velha prática persiste em nosso meio. É muito importante que se tenha um olhar crítico e ético para que essas práticas nocivas venham ser banidas.
Fontes de Pesquisa:
Bíblia online https://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/7/7
Corrupção Política: Uma História Brasileira
https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-ensino-juridico/corrupcao-politica-uma-historia-brasileira/

Outros materiais