Buscar

Exames Microbiológicos de Pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exames Microbiológicos de Pele
Exames Laboratoriais para visualização de colônias fungicas:
· Luz de wood: O fungo microsporum canis (dermatofitoses) produz um aminoácido, o triptofano, este aminoácido ao entrar em contato com a luz ultravioleta, deixa o pelo fluorescente. Este teste é de baixa sensibilidade e alta especificidade, pois apenas este fungo fluoresce. 
· Tricograma: visualização da haste do pelo, avaliação da morfologia da haste e visualização de fungos
· Cultura fúngica
· Citologia: Observa-se na citologia, bactérias do tipo cocos e bacilos (bastões). Quando há no paciente um quadro de pele com hiperqueratose e lignificação, geralmente tem-se 3 resultados: Achados de bactérias Cocos, achados de Malassezia e achados dos dois juntos. pode ser feita de diferentes formas, como:
- Imprint: encostar a lamina na lesão 
- Swab: coleta do material pelo cotonete; fica viável dentro do meio de transporte por até 72hrs, mas o ideal é que fique no máx 48hrs. 
- Fita de acetato
- PAF
- PAAF
*Biofilme Bacteriano: Mecanismo de resistência das bactérias a ação de antibióticos. Comunidade se bactérias sésseis, grudadas em um local com características bióticas ou abióticas, protegida por uma matriz de exopolissacarídeos (composta por proteínas, carboidratos e DNA). O Biofilme conta também com uma estrutura chamada de quórum sesing, que age regulando a população do biofilme e promovendo a expressão dos fatores de virulência. 
· Cultura Microbiológica
- Pode ser feita por Esgotamento, que consiste em dividir a Placa de Petri em 4 quadrantes e passar a amostra no quadrante por zig e zag, fazendo estrias com a amostra. Depois pega a alça bacteriológica/platina e puxa estrias de um quadrante pro outro. No 4 quadrante que se avalia o isolamento bacteriano. Já pelo outro método, o Quantitativo, é muito utilizado para exame de urina. Neste método, vc faz movimentos de vai e vem pela placa inteira, em um único quadrante, coloca placa dentro de uma estufa durante 24hrs. Nesse método vc avalia quantas culturas morfologicamente iguais cresceram. Caso esteja maior q a normalidade, o animal está com infecção
Meios de cultura microbiológica
· Ágar sangue (feito com sangue de carneiro ou sangue de cavalo) – não seletivo pq cresce bactérias positivas e negativas. Pega mais bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus
· Ágar Macconkey: seletivo, exclusivo de bactérias gram - , pois tem sais biliares e cristal violeta, que impede o crescimento das +. Funciona como um meio de identificação e divisão das bactérias gram – em 2 grupos: fermentadoras e não fermentadoras de lactose. Quando elas dão positivo pra fermentação (Escherichia, Klebsiella, Enterobacter e Serratia), ficam com uma coloração rosada. Quando dá negativo pra fermentação (Shigella, Salmonella, Proteus, Providencia e Morganella), elas ficam com uma cor creme.
· Ágar Muller Hinton – TSA: feito para saber se ela é resistente a antibióticos. Faz na Placa um semeio em todas as direções, em toda a placa. Depois observa se vai haver a formação do halo ao redor do disco de antibiótico. Se há formação do halo, a bactéria é sensível ao antibiótico, se não forma halo, ela é resistente. 
· Ágar dextrose Sabouraud (peptona, ágar e glicose) – Para fungos
- Padrão ouro
- Identificação dos macroconídeos, estruturas fúngicas encontradas na cultura
- Adição de clorafenicol (bacteriológico) e cicloheximida para impedir as bactérias e fungos oportunistas
- DTM – meio específico para dermatófito, vc coloca o pelo do animal dentro do DTM, e quando ocorre o crescimento fúngico, o material amarelo fica vermelho pelo indicador de pH
- Material q pode ser usado: tecido queratinizado, swab, liquor, tecidos, secreções..

Outros materiais