A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
SIMULADO - SIMULADO - PRÁTICA DE APURAÇÃO E PESQ EM JORNALISMO

Pré-visualização | Página 1 de 2

SIMULADO - PRÁTICA DE APURAÇÃO E PESQ .EM JORNALISMO
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta (há uma só resposta certa):
		
	
	O repórter não deve mudar o rumo de uma matéria, mesmo se a apuração não sustentar o tema proposto pela pauta.
	
	Em veículos diários, a pauta é elaborada exclusivamente pelo editor chefe.
	
	Pauta refere-se ao planejamento de uma edição inteira de um jornal, revista ou suplemento especial.
	
	Notícias publicadas em outros veículos, press releases e informações liberadas por fontes oficiais nunca devem ser utilizadas como subsídios para elaboração de pautas.
	 
	Pautas caem quando não é possível realizá-las, ou estavam erradas, ou o que estava previsto não aconteceu por algum motivo ou não foi possível apurá-las por falta de recursos.
	Respondido em 03/05/2021 08:36:11
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com relação à apuração jornalística, leia as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
1- A apuração por e-mail e telefone substitui com vantagens a apuração presencial, ou seja, aquela em que o jornalista obtém as informações pessoalmente com a fonte porque, além de mais precisa, é mais rápida.
2- A apuração por telefone substitui com vantagens a apuração presencial, ou seja, aquela em que o jornalista obtém as informações pessoalmente com a fonte, mas a apuração por e-mail é a mais vantajosa das três porque é mais precisa.
3- A apuração presencial, ou seja, aquela em que o jornalista obtém as informações pessoalmente com a fonte, é mais vantajosa que a apuração por telefone ou por e-mail porque o jornalista tem condições de observar diretamente aspectos que não teria como observar se não estivesse no local.
4- A apuração por e-mail substitui com vantagens a apuração presencial, ou seja, aquela em que o jornalista obtém as informações pessoalmente com a fonte, mas a apuração por telefone é a mais vantajosa das três porque é mais rápida.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas afirmativas estão erradas, com exceção da II.
	 
	Todas as afirmativas estão erradas, com exceção da III.
	
	Todas as afirmativas estão erradas, com exceção da I.
	
	Todas afirmativas estão erradas.
	
	Todas afirmativas estão erradas, com exceção da IV.
	Respondido em 03/05/2021 08:53:43
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Está em contradição com a noção de isenção jornalística a prática de editorializar a pauta, ou seja,
		
	
	Mostrar o ângulo de abordagem na apuração
	
	Contextualizar os fatos
	
	Direcionar a informação através do início do texto e do lide
	 
	Mostrar as preferências do repórter na redação das notícias
	
	Selecionar os assuntos de acordo com uma pauta prévia
	Respondido em 03/05/2021 08:38:54
	
	Explicação:
A pauta guia uma lógica de trabalho, sem o objetivo de apontar preferências do repórter na redação das notícias. As demais alternativas estão corretas na pauta jornalística
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O uso político de campanhas de desinformação é uma estratégia comum na política latino-americana e contribui para moldar o debate regional sobre o tema. Por meio destas, grupos políticos e monopólios de mídia, em toda a região, buscam influenciar a opinião pública. A novidade é o encontro entre velhas estratégias e novas tecnologias. A aliança entre modelos de negócio que têm anúncios como sua principal fonte de lucro e práticas agressivas de propaganda política, pautadas na desmoralização do adversário, pode contribuir para a propagação da desinformação na região. Dada a proeminência de questões como a corrupção, a polarização política e o populismo, abordagens nacionais em torno do fenômeno das fake news devem ser consideradas com cuidado. LOBATO, L.; HUREL, L. M. Os desafios das fake news na América Latina. Nexo Jornal. São Paulo, 21 abr. 2018 (adaptado). Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As fake news são resultado dos processos de produção jornalísticos na contemporaneidade, devido ao imediatismo, à urgência e à instantaneidade exigidos, o que desencadeia na disseminação de notícias falsas e mal-apuradas.
II. A proliferação das fake news é potencializada pelas novas tecnologias e pelas redes sociais, o que dificulta o combate à desinformação e acaba por gerar desconfiança no público e perda na credibilidade das notícias.
III. As agências de fact-checking atuam na proliferação das fake news ao priorizarem um modelo de negócio que vende anúncios e produz um jornalismo às avessas, pautado em campanhas de desinformação.
IV. Entre os desafios apresentados para os jornalistas na cobertura política na América Latina, inclui-se o combate à desinformação, o que exige mais trabalho e dedicação nos processos de apuração e checagem das informações e de suas fontes.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
	 
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	Respondido em 03/05/2021 08:40:44
	
	Explicação:
As fake news datam de muitos anos, mas a tecnologia ajuda na proliferação. As fact checking colaboram com a checagem das informações, combatendo as fake news.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Como deve ser o relacionamento do jornalista com as fontes?
		
	 
	Amigável, contatos periódicos, mas estritamente profissional.
	
	Atender aos pedidos da fonte para manter a linha de confiança com a mesma.
	
	Ao cativar uma fonte, dar exclusividade a ela nas matérias para garantir o vínculo com o profissional de imprensa.
	
	Estreitar do profissional para o pessoal, transformando-se em amigo das fontes para garantir a exclusividade.
	
	Dar total crédito às informações fornecidas pelas fontes.
	Respondido em 03/05/2021 08:42:01
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o furo jornalístico na atualidade, são feitas as seguintes assertivas: 
I - Entende-se como furo o jargão para uma informação que é publicada em um veículo antes de todos os outros
II - O aumento do volume de trabalho nas redações, a instantaneidade e a conexão o tempo todo acabam facilitando o trabalho do furo, eliminando a necessidade da apuração jornalística detalhada 
III - A chance do furo de reportagem é reduzida em redações consideradas multimídias e que trabalham muito tempo apenas na redação, porque o furo também está associado ao cultivo de fontes, que demanda contatos regulares e disponibilidade 
São verdadeiras
		
	
	 Apenas III
	
	Todas as afirmações
	
	Apenas I
	
	Apenas I e II
	 
	Apenas I e III
	Respondido em 03/05/2021 08:43:06
	
	Explicação:
Apenas a segunda assertiva está incorreta. É exatamente o oposto. Com o aumento do volume de trabalho das redações, a instantaneidade e a conexão o tempo todo, o furo jornalístico fica mais difícil diante das diversas tarefas que são obrigatoriamente executadas por cada jornalista. A apuração jornalística com rigor não é dispensável sob hipótese alguma.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O termo RAC refere-se:
		
	
	Reportagem de Apuração Consistente;
	 
	Reportagem Assistida por Computador.
	
	Reportagem Adiada Conclusivamente.
	
	Reportagem de Acontecimento Recente.
	
	Reportagem Assistida por Colegas.
	Respondido em 03/05/2021 08:43:48
	
	Explicação:
Reportagem assistida por computador (RAC), que se refere ao domínio de ferramentas tecnológicas e suas possibilidades de interação no jornalismo
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O filme "Todos os homens do presidente", do diretor Alan J. Pakula, produzido pela Wildwood Enterprises e Warner Bros em 1976, tem como enredo a cobertura da invasão ao escritório do Partido Democrata americano e a cobertura dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein do jornal The Washington Post em uma corrida frenética para mostrar o escândalo político que abalou os Estados Unidos e que culminou com o afastamento