Buscar

av1 - Jonas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNID1 – AV1
Todo projeto de design de interiores, para sair do papel e atender a todas as necessidades e expectativas do cliente, passa por um processo de desenvolvimento metodológico, do primeiro contato com o cliente até a entrega dos desenhos ou, ainda, à produção do ambiente já executado quando tratamos de um projeto completo em que o acompanhamento da obra se inclui. Dentro do processo metodológico, uma série de produtos é produzida, caracterizando as entregas do projeto para o cliente.
 
Descreva, a seguir, cada uma das etapas de projeto de design e os produtos (plantas, cortes, elevações, relatórios, etc.) de cada uma dessas etapas em um projeto completo, que inclua a execução da obra, sua produção e avaliação pós-ocupação.
Briefing e Programa de Necessidades
Dentro de um projeto de arquitetura, o briefing nada mais é do que o programa de necessidades.
O briefing pode variar de acordo com o tipo de projeto, que pode ser residencial, comercial, institucional ou corporativo. Durante a conversa inicial, o cliente vai informar quais são os seus sonhos e expectativas em relação ao projeto.
A forma mais prática de fazer o briefing é utilizando um check-list de perguntas já preparadas para a entrevista para não ficar nem uma dúvida depois de passar para o projetista. Também é interessante pedir para o cliente referências do que ele gostaria (ou não) de ver no imóvel. Fotos e vídeos são materiais valiosos que ajudam o arquiteto a ter uma noção maior do que incluir no briefing.
 
Levantamento Métrico
Aqui é a onde o designer de interiores vai fazer as medias necessárias do ambiente para depois levar para o projetista passar para uma planta baixa é nesse momento que você deve estar com todos os equipamentos necessários, papel, lápis, caneta, câmera, prancheta, régua e trena.
O levantamento pode ocorrer durante a entrevista do briefing se o encontro já forno local, ou depois. É importante não esquecer de nenhum detalhe, como medir pontos elétricos e hidráulicos, também devemos analisar as normas de construção do local e da área ambiental, normas do condomínio e demais necessárias para realização do projeto.
 
Estudo Preliminar
É nela que o designer de interiores começa a trabalhar o conceito do projeto de acordo com as necessidades do cliente.
Durante o estudo preliminar, a criatividade precisa vir à tona para o desenvolvimento dos primeiros desenhos. A criação de croquis é muito bem-vinda para estimular o surgimento de ideias e dar início as primeiras plantas baixas, maquetes 3D e outras representações gráficas do projeto.
 
Anteprojeto
O anteprojeto é uma etapa de aprofundamento do estudo. É nesse momento que o designer de interiores ou projetista define aspectos mais técnicos da obra para garantir um bom projeto executivo.
Também é no anteprojeto que o designer de interiores começa a pensar nos projetos complementares, que são o estrutural, hidrossanitário e elétrico. O ideal é acionar a equipe de parceiros (engenheiros, eletricistas, encanadores) para validar essas informações.
 
Projeto Executivo
É nele que o designer de interiores específica os materiais que serão utilizados (revestimentos, torneiras, cubas, móveis), as dimensões dos elementos construtivos, tipologias, pontos hidráulicos e de iluminação, entre outros tipos de detalhamento.
As pranchas executivas são enviadas para o mestre de obras e para o responsável técnico pela execução da obra.
 
Execução, Acompanhamento de Obra e Visitas Técnicas
O designer de interiores deverá estar presente na obra, elaborando orçamentos, administrando entrega de materiais, realizando a gestão dos prestadores de serviços e resolvendo maiores problemas.
Geralmente é um serviço diário, as visitas técnicas ocorrem quando acompanhamos o cliente em lojas, fornecedores e prestadores de serviços, para tomada de decisões em relação à obra. Essas visitas podem ocorrer durante todo o processo entre o anteprojeto e o projeto.
 
Produção de Ambientes a APO (Avaliação Pós-Ocupação)
A produção de ambientes e sua montagem final são a finalização e aplicação de todos elementos decorativos do ambiente.  Após essa etapa vem a entrega e vistoria do local que deve ser passado todas as instruções de manutenção e de como fazer bom uso do espaço projetado ao seu cliente.
A avaliação pós-ocupação é uma análise do resultado do projeto junto ao cliente a partir do uso do ambiente por ele, suas críticas, sugestões e das necessidades futuras, é uma forma de aprimoramento de seus serviços, onde as soluções boas serão repetidas e as ruins evitadas.

Outros materiais