Buscar

Sistema de Saúde no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444732) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9854211
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A base territorial para tratamento de saúde de um usuário do sistema de saúde fica no mesmo local de domicílio deste usuário. Pode-se entender que "sistemas locais de saúde", como denominação genérica, ou "distritos sanitários", como denominação em alguns países, inclusive no Brasil, são expressões de um processo de regionalização, no qual se busca estabelecer a universalização da cobertura e do acesso da atenção às populações, com melhoria de seus níveis e condições de saúde, com o máximo de eficácia e eficiência técnico-operacional, política, econômica e social. De acordo com os distritos sanitários, áreas e microáreas, analise as afirmativas a seguir:
I- Área de abrangência corresponde a uma unidade de saúde na distribuição geográfica dos serviços aos pacientes.
II- Distrito sanitário contribui para solucionar os problemas de saúde da população na área territorial do distrito sanitário de uma área delimitada, ou, dependendo do tamanho do município, poderá ser uma cidade inteira para atender às necessidades de saúde.
III- Os agentes comunitários de saúde correspondem à área de abrangência do distrito sanitário.
IV- As microáreas são as menores áreas geográficas do sistema de saúde, com apoio ao cuidado domiciliar ou familiar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em:
<http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_01/04.html>. Acesso em: 3 nov. 2016.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	Com um sistema de saúde coletiva, o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) versa pela saúde de todo brasileiro como um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A população tem acesso ao SUS, que promove assistência à saúde e suas prevenções. O sistema garante o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, como também ausência de doenças, prevenindo agravos e proporcionando qualidade de vida. Em se tratando das ações de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O SUS promove a vigilância em saúde, evitando o contágio de diversas doenças.
	 b)
	A garantia do bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, fica vinculado especificamente ao governo de cada município.
	 c)
	Proporcionar o controle e a recuperação da saúde, contemplam ações de outro sistema de saúde, devido à sua complexidade de ações.
	 d)
	Promover divulgações, informações e eventos para a prevenção e tratamentos, não são atribuições do SUS.
	3.
	A Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 1988 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo gratuitamente para todos os brasileiros acessos aos serviços de saúde, como atendimentos de alta complexidade, ambulatoriais, laboratoriais, hospitais, rede que reúne postos de saúde, acesso aos estabelecimentos públicos de saúde, garantindo o direito à saúde da população. Considerando que a saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do SUS, analise as afirmativas a seguir:
I- A saúde do trabalhador utiliza ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos. 
II- Cabe ao SUS prestar assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho e avaliar o impacto que as tecnologias provocam à saúde. 
III- Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral não cabe ao SUS, apenas à CIPA.
IV- O SUS deve participar da normatização, da fiscalização e do controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas tanto públicas quanto privadas. 
V- Elaborar normas técnicas e estabelecer padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador são atribuições comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	4.
	Diversos órgãos internacionais tratam dos assuntos relacionados à área de saúde, trazendo opiniões e diretrizes para difundir conceitos que servem na aplicação dos procedimentos ligados à saúde, apresentando o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde é definida nesse mesmo documento como um "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste somente na ausência de uma doença ou enfermidade. Mediante este contexto, qual é o principal órgão internacional de saúde?
	 a)
	ONU (Organização das Nações Unidas).
	 b)
	OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
	 c)
	FMI (Fundo Monetário Internacional).
	 d)
	OMS (Organização Mundial de Saúde).
	5.
	Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas, devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial. Diante dos fatos, analise as sentenças a seguir:
I- O exército americano não teve prejuízo com a dispensa dos soldados em decorrência das DSTs.
II- Em decorrência das doenças venéreas, muitos militares foram dispensados da Primeira Guerra Mundial.
III- O problema da época não foram as DSTs, pois já havia a penicilina.
IV- Poucos foram os casos registrados de soldados portadores de DSTs.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ccih.med.br/vencendoresistencia.html>. Acesso em: 30 nov. 2016.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Dentro do contexto dos princípios legais do SUS, encontramos os princípios considerados fundamentais a toda a sistemática do SUS. O sistema da suporte à política de saúde em nosso país tem como objetivo as ações de vigilância e assistência à saúde. Sobre os princípios fundamentais do SUS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universalidade
II- Integralidade.
III- Igualdade.
IV- Descentralização.
(    ) A atuação do sistema de forma integrada com o foco de atendimento através de um conjunto de ações que iniciam desde a prevenção à assistência curativa nos mais variados níveis de complexidade.
(    ) A saúde é considerada um direito de todos e dever do Estado.
(    ) Todos os cidadãos têm o direito à saúde de forma igualitária.
(    ) A participação no sistema de saúde de todos níveis federativos: União, estados e municípios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	III - I - IV - II.
	7.
	Após mobilizações da população e movimentos políticos em 1986, foi instalada a oitava Conferência  Nacional de Saúde (CNS), considerada um marco histórico. Esta conferência foi presidida pelo médico sanitarista Sergio Arouca em que aconteceram diversos debates da política de saúde durante cinco dias de grande importância na história do país. Nesta conferência, foram debatidos alguns macrotemas. Sobre os temas debatidos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sistema nacional
de saúde reformulado.
(    ) Criação de medidas econômicas.
(    ) Financiamento do setor.
(    ) Saúde como direito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	Por volta dos anos 90, foi instituído no Brasil, o Sistema Único de Saúde, que seria uma forma de controle dos diversos tipos de doenças, bem como contribuir com a saúde dos brasileiros por meio de consultas, internações e distribuição de medicamentos para a população. No entanto, um dos princípios fundamentais do SUS é o controle social. Sobre os objetivos do controle social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participação popular na administração.
(    ) Menor custo nos tratamentos e consultas.
(    ) Prestação de contas e auditorias.
(    ) Maior custo com medicamentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	O movimento social reorganizou-se na última Constituinte, com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social. Determinado pela Constituição Federal de 1988, a questão da saúde pública é dever do Estado, sendo operacionalizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sem dúvida, atender a esta demanda é um enorme desafio pelas dimensões e complexidades existentes em nosso país para garantir a todos qualidade nas políticas públicas de saúde. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção.
II- O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
III- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada. 
IV- A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema SUS.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca. Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais