Buscar

Antropologia Cultural;

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. “É obvio que a participação de um indivíduo em sua cultura depende de sua idade”. Em quase todos os lugares que você for, se não todos, será possível notar que geralmente uma criança não exerce moral com os mais velhos, e os idosos tem um respeito natural que pessoas mais jovens os concedem. Mas por quê isso? Bem, é fácil de entendermos se visarmos que crianças ainda portam a falta do pensamento lógico e/ou racional, e pessoas de idade avançada tem uma imensa bagagem de conhecimento de mundo, então logo, serão mais sabias aos olhos dos outros os quais ainda não portam tamanhos conhecimentos.
2. “[...] em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados...”. É quase impossível estar a par de tudo oque uma cultura pode oferecer de maneira completa, e isso se deve ao fato da diversidade que todo e qualquer movimento cultural oferece, aonde é possível que todos se encaixem, mas em suas formas e personalidades distintas, e por isso cada um irá encontrar um lugar diferente em sua própria cultura. Cada um tomará o lugar no qual melhor se encaixa e identifica, talvez podendo estudar as outras partes do meio no qual está inserido, mas nunca tendo sucesso em integrar todos eles.
3. “Em nenhuma sociedade todas as condições são previsíveis e controladas”. Um fato deverás interessante que podemos observar, é que ao nos depararmos com os impulsos verbais ou físicos de alguém, teremos automática indução a agir de tal maneira também, e isso acontece com a grande maioria dos indivíduos. A sociedade que é composta por seres que se autodenominam os mais inteligentes e racionais, logo encontra a falha da impulsão, que sempre trará algum erro no projeto ideal ou até mesmo na mais comum das rotinas, mas é isso oque muitas vezes proporciona os picos emocionantes do dia-a-dia de cada um, evitando a monotonia.
4. “É necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo (sistema cultural)”. A frase citada explica que embora não possamos carregar todo o conhecimento apresentado a nós por uma cultura, todos os indivíduos que estão nela irão em algum momento se portar perante as normas impostas, que são regras que não precisam ser escritas, cada um sabe que é necessário. Usadas no mundo todo, as famosas “palavras mágicas” (por favor, obrigado, com licença, e entre outras), são um exemplo claro de como isso funciona, é uma norma básica, mas necessária para a convivência ser preenchida com mais harmonia e gentileza entre as pessoas durante suas interações sociais.
5. “Todo sistema cultural tem a sua própria lógica”. Isso significa que tentar impor seus pensamentos ao outro pode ser descaradamente um ato de etnocentrismo que as vezes nem reparamos ao praticar, mesmo sendo tão obvio. Manter uma mente aberta para entender os costumes de cada um e o porquê do outro individuo agir de maneira diferente da qual é o meu comum, é essencial para que não tenhamos o desconforto vindo pelo julgamento e xenofobia que ainda são, infelizmente, presentes em massa nos dias de hoje. Devemos respeitar ao próximo para esperarmos respeito conosco, pois para eles nós é quem somos o diferente, então a compreensão é sempre necessária a todos os lados.
6. “Qualquer sistema cultural está num contínuo processo de modificação”. Essas palavras foram citadas pelos autores do Manifesto sobre aculturação, seminário de 1953, mas que tem em suas falas o conceito atemporal, pois se aplicam tanto para os tempos de colonização e antes disso, nos quais muitas culturas foram mudadas ou dizimadas por meio de opressão ou simples convencimento, ou no agora, aonde existe a máscara das redes sociais, que influenciam muitas pessoas criando uma cadeia global de aculturamento em tempo real, e quase sempre dando foco a grandes potências mundiais e suas multinacionais, dando suporte a novos pensamentos e ações dos indivíduos.

Outros materiais