Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Prova Responsabilidade Social (Respondida)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação 1 – Responsabilidade social
Aluno: Larissa Almeida
Matricula: 201951139542
Curso: Administração
1.As organizações do terceiro setor são assim designadas porque:Leitura Avançada
a) prestam serviço e atuam em áreas sociais, mas não são do Estado, primeiro setor, nem são empresas privadas, segundo setor.
b) prestam serviço e atuam em áreas sociais, mas não são produtoras de bens, primeiro setor, nem fornecedoras de alimentos, segundo setor.
c) prestam serviço e produzem bens, mas não são empresas, primeiro setor, nem órgãos públicos, segundo setor.
d) atuam em várias áreas econômicas e sociais, mas não se enquadram nem como órgãos públicos, primeiro setor, nem como empresas públicas, segundo setor.
e) não atuam no setor primário, nem no setor secundário da economia.
2.É crescente o interesse das empresas pelo tema responsabilidade social corporativa (RSC), ou responsabilidade social empresarial (RSE). Nesse movimento, as organizações se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza. No universo corporativo, as organizações têm se preocupado em resgatar valores éticos e em desenvolver ações voltadas para questões sociais. A mídia de negócios, os dirigentes de grandes empresas, estudos acadêmicos têm enfocado a importância da ética empresarial e da responsabilidade social como fatores competitivos para as empresas. Atualmente, as práticas de responsabilidade social são vistas como fundamentais para a vida das organizações. Com relação à ética e responsabilidade social corporativa é correto afirmar que:
a) a responsabilidade social é dissociada da estratégia empresarial para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento;
b) a responsabilidade social é uma preocupação que tem se tornado estratégica e um fator de sobrevivência no mundo corporativo;
c) a responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter com o mercado em que atua;
d) a responsabilidade social pode ser definida como toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente corporativo;
e) a responsabilidade social em empresas bem- sucedidas no mercado é função do número de trabalhadores que emprega.
3.Assinale a opção correta a respeito das responsabilidades sociais das empresas.
a) As empresas devem cumprir as obrigações legais e sociais, desde que isso não as afete diretamente.
b) Não é necessário que as empresas invistam nos ambientes comunitários nos quais as empresas estão inseridas se elas não realizarem negócios nesse âmbito.
c) Uma empresa é obrigada, por lei, a assumir um papel social direto para melhorar sua imagem com o público e o governo.
d) Responsabilidade social é função principal do governo, e a atribuição de responsabilidade às empresas compromete o papel governamental na regulamentação empresarial.
e) Programas de responsabilidade social evitam o agravamento de pequenos problemas e favorecem tanto a empresa quanto a sociedade.
4.Associar o conceito de responsabilidade social corporativa à noção de stakeholders evidencia que:
a) a população dos envolvidos com as empresas (stockholders) deve ignorar os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders), de acordo com a tipologia de Wood.
b) o equilíbrio entre os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) e os dos seus acionistas (stockholders) é inviável.
c) as empresas devem operar no intuito de atender aos interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stakeholders) e não apenas aos dos seus acionistas (stockholders).
d) os acionistas das empresas (stakeholders) devem buscar atender às suas próprias demandas, desconsiderando os interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stockholders).
e) os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) têm suplantado os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders).
5.Uma das explicações para a implantação de ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é a necessidade de o mundo empresarial dar uma resposta às críticas feitas ao modelo capitalista que dá ênfase essencialmente ao lucro, sendo incapaz de distribuir justiça e renda para todos os membros da sociedade. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir. 
I – Às empresas cabe produzir bens e serviços de qualidade, gerando ganhos para seus proprietários, cumprindo os ditames da lei.
II – As empresas causam inúmeros impactos ambientais e sociais, que devem ser minimizados pelo Estado.
III – Às empresas cabe desenvolver atividades dentro da lei, gerar lucro, minimizar impactos socioambientais adversos, maximizando benefícios para a sociedade. 
Está correto APENAS o que se afirma em:
a) III
b) II
c) I
d) I, II, III
e) I e II
6.Discorra sobre as vantagens da Responsabilidade Social para as Empresas
Ao adotar praticas de responsabilidade social, a empresa pode usar isso para o marketing ajudando a trazer novos clientes, manter os clientes ou ter a preferência na hora do consumidor escolher o produto. Alem disso, essas praticas trarão uma boa reputação e credibilidade para a marca, fazendo com que chame a atenção de investidores. 
7. No Brasil a exclusão está presente nas várias formas de relações econômicas, sociais, culturais e políticas. Cite e comente ações das empresas voltadas para a inclusão social.
- Realizar campanhas com programas e causas sociais
Promover eventos que apoiam instituições beneficentes são excelentes, ou motivar e engajar todos os colaboradores a participarem e se envolverem com as atividades internas e externas.
- Estimular a interação entre os colaboradores
Formar equipes multidisciplinares para fortalecer a relação entre os colaboradores e proporcionar um bom ambiente profissional
8.Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,
a) apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
b) os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.
c) o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
d) a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
e) a responsabilidade social agrega valor à marca.