Buscar

RESUMO DO ARTIGO Avaliação da estabilidade de parâmetros citológicos e bioquímicos no líquido cefalorraquidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
	
	CURSO: BIOMEDICINA
	SEMESTRE: 2
	DISCIPLINA: ANÁLISE DE LÍQUIDOS CORPORAIS 
	Data de Entrega: 06/07/2020
	DOCENTE: Isa Rita Brito de Morais
	DISCENTE: Wadna de Souza Almeida – BARREIRAS-BA
RESUMO DO ARTIGO ‘’ Avaliação da estabilidade de parâmetros citológicos e bioquímicos no líquido cefalorraquidiano’’.
	Esse artigo traz um estudo sobre o líquido cefalorraquidiano (LCR), tendo como objetivo informar os parâmetros citológicos e bioquímicos, avaliando a estabilidade em um tempo de 12 horas. No qual, para ser realizado esse processo foram divididos em alíquotas em cinco tubos diferentes e armazenadas em temperatura ambiente. Cada tubo foi analisado em tempos distintos, sendo a primeira amostra imediatamente e as outras sendo em 2, 4, 6 e 12 horas.
	O LCR pode ser definido como um líquor, líquido cerebrospinal, ou seja, um fluido corporal que no qual é formado no sistema nervoso central e localizados no cérebro e medula espinhal, tem várias funções, dentre elas, fornecer nutrientes para o tecido nervoso, removendo resíduos metabólicos e é utilizado para diagnosticar inúmeras doenças tumorais ou inflamatórias e infecciosas.
	Alguns parâmetros do LCR podemos citar: as proteínas, glicose, lactato, glóbulos brancos e vermelhos. A partir disso, podem apresentar presença de processo patológico específico. A coleta desse fluido corporal é adquirida pela punção lombar e armazenados em tubos apropriados e são analisados em um determinado período de acordo com alguns fatores, distância e tempo após terem sidos coletado, por isso é necessário entender e conhecer a estabilidade dos componentes do líquido cefalorraquidiano e assim interpretar o exame.
	Foi feita uma coleta de 15 amostras de LCR de 15 pacientes para analisar a estabilidade dos glóbulos branco e vermelhos, seguindo de acordo com as normas, aliquotadas em 5 tempos. Apresentou mínimo de 20 leucócitos/mm3, e amostras menos que 100 leucócitos foram centrifugadas, procedimentos realizados nas cinco alíquotas. Também foram analisadas a glicose, proteínas e lactato, coletadas 20 amostras de 20 pacientes submetidos a PL (punção lombar). 
	A análise estatística dos leucócitos, neutrófilos, linfócitos, relação neutrófilos/linfócitos e hemácias foram realizadas e os resultados obtidos não apresentaram nos achados de LCR variância significativa em nenhum dos tempos estabelecidos. Assim como glicose, proteínas e lactato que de acordo com os valores de referências, não foi encontrada qualquer tipo de variação

Outros materiais